quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os seis meses de teste de Ferraço

Com a saída do governador Paulo Hartung (PMDB) do governo em abril, o principal desafio de seu vice e pré-candidato à sua sucessão, Ricardo Ferraço (PMDB), será escalar nada menos que nove novos membros para o primeiro escalão e mostrar para os eleitores sua capacidade de garantir a continuidade do que vem sendo feito no Palácio Anchieta e avançar ainda mais.

transmcargoricgov05011

Junto com Hartung, estão cotados para deixarem o governo e entrar na disputa nas eleições deste ano: Audifax Barcelos (PSB – Economia e Planejamento), Luciano Rezende (PPS – Esportes), Rodney Miranda (DEM – Segurança), Paulo Foletto (PSB – Ciência e Tecnologia), Guerino Balestrassi (PV – Bandes), Anselmo Tozi (PMDB – Saúde), Marcus Vicente (PTB – Turismo), Tarciso Vargas (PT – Trabalho) e José Antônio Pimentel (DEM – Casa Civil).

A escalação desse novo time será de fundamental importância para mostrar seu jogo de cintura no enfrentamento dos problemas diários do Executivo. A todo momento, avaliam alguma lideranças do próprio governo, as pessoas vão pensar: “É isso que queremos para os próximos quatro anos?” O objetivo de Ferraço será convencê-las que a resposta é sim, que ele é o melhor caminho.

Qualquer escorregão do peemedebista pode ser comprometedor, pois não haverá ninguém para dividir a culpa, pois já não haverá um vice no Palácio. Atos falhos irão se transformar em munição na mão da oposição.

Outro desafio será no relacionamento com a Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Elcio Alvares (DEM), garante que não irá mudar em nada. Já alguns parlamentares da base aliada, acreditam que tem colega de plenário que vai usar da situação delicada para tirar proveito.

Mas algumas lideranças partidárias acreditam que a principal batalha que será iniciada com a saída de Hartung, será a da busca pelo sucessor de Ferraço, pois ao assumir o governo em abril, ele não poderá disputar a reeleição. Sendo assim, a briga pelo próximo nome que poderá comandar o Palácio deverá influenciar nas coligações ainda deste ano.

  • Bispo I. Recebi ontem uma carta assinada pelo bispo da 14_12_2009_evilasio diocese de São Mateus, Dom Zanoni Demettino Castro, da qual faz parte a paróquia de São Cipriano, da cidade de Jaguaré, que teve seu prefeito, Evilázio Altoé (PSDB), cassado sob a acusação de compra de votos nas últimas eleições.
  • Bispo II. “Acreditamos que ele é íntegro e capaz de administrar com seriedade o município, como podemos atestar”, diz dom Zanoni.
  • Fora de casa. Como eu já havia dito aqui, desde que perdeu o mandato, Evilázio não tinha voltado para a cidade por vergonha de reaparecer na comunidade.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DEM e PP juntos em 2010

Democratas e o Partido Progressista se reuniram ontem para discutirem uma possível aliança entre as duas siglas para as eleições deste ano. Eles têm diferenças e semelhanças, mas devem caminhar juntos e ainda trazer o PPS para a coligação.

Em nível nacional, o DEM é a maior voz de oposição ao governo Lula. Já o PP integra a base aliada do PT no Congresso Nacional. Aqui no Estado, ambos apoiam a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo.

O peemedebista, no entanto, deverá ter um vice petista em sua chapa e também já declarou apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. Como o DEM lidará com essa situação? Ainda não há respostas. Há quem aposte em um laranja.

max_da_mata Responsável pelas articulações do DEM, o vereador de Vitória Max da Mata acredita que se a aliança vingar, DEM-PP podem fazer dois deputados federais e cinco estaduais, o que é uma tarefa difícil. Diante da Executiva nacional, os democratas capixabas têm o compromisso de fazer pelo menos uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

O presidente estadual do PP, Nilton Baiano, deu carta branca para que Max tente atrair mais aliados para a coligação, falando inclusive em nome dos progressistas nas articulações. Como atrativo, as duas siglas exibem os longos sete minutos e meio que possuem. “Isso é excelente para os nossos candidatos”, argumenta Max.

E prossegue: “A partir de agora, começo a buscar novos aliados e vou discutir as possibilidades com o PP. Estamos avançando bem e, se depender da gente, há grande chance de caminharmos juntos nas próximas eleições. Ainda estou construindo outras agendas políticas e devo avançar nas conversas com outros partidos.”

E assim caminha o DEM, com seu longo tempo de TV, com um deputado estadual afastado pela Justiça (Robson Vaillant) e com o desafio de ter um palanque no Estado, que não seja o de Ferraço, pois o peemedebista está com Dilma.

  • Briga virtual. Divertida a matéria de A Gazeta hoje, que mostra a troca de farpas entre o deputado estadual César Colnago (PSDB) e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) pelo Twitter. No mundo real, os dois desconversam.
  • Imune. O Conselho de Recursos Fiscais do Município de Vitória declarou a OAB-ES imune quanto ao pagamento do IPTU.
  • Transparência. A Assembleia Legislativa lança hoje, às 14h30, seu novo portal de divulgação de gastos. Promete ser em tempo real. Estarei de olho.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O levante dos jovens

16012010603 Muito me anima ver a movimentação da juventude capixaba nestes últimos dias. Um grupo reunindo usuários de redes sociais e outro no fortalecimento de um braço jovem da ONG Transparência Capixaba (foto). Bom seria a união dos dois na luta contra a corrupção e na participação do processo eleitoral.

O grupo de quatro jovens está organizando o primeiro encontro estadual de usuários do microblog Twitter, onde muitos políticos mergulharam nos últimos meses.

Ao mesmo tempo a TC Jovem renovou seu blog e vai iniciar a organização de mesas redondas com políticos, focadas na campanha Ficha Limpa, que é de fundamental importância para a democracia, principalmente na hora de barrar os que estão acostumados a comprar votos.

A edição de ontem do jornal A Tribuna, trouxe uma matéria com os twitteiros @PlinioMKT @brunounix @dianapadua e @Nayaraevelyn, responsáveis pela organização do evento dos twitteiros. Até a madrugada de hoje, os quatro jovens juntos têm nada menos que 5.851 seguidores no Twitter.

image002

Essa movimentação toda já desperta o interesse da classe política. Afinal, no Estado, os eleitores com 16 anos somam 5.190. Os com 17 anos, 23.449. De 18 a 20, já são 155.061. Enquanto de 21 a 24 anos totalizam 253.578 votos. Os com idade entre 25 e 34, que também são os maiores usuários da internet, chegam a maior parcela do eleitorado por faixa etária: 611.450.

Na tarde de ontem, os tucanos já começaram a se movimentar em torno do evento organizado pelos jovens. “Que tal marcarmos presença? Ir com boton ou algo que o identifique como Tucano...(sugiro que esse evento somente seja divulgado para Tucanos)”, dizia o trecho de um e-mail que circulava entre os membros do PSDB.

O vice-governador e pré-candidato ao governo Ricardo Ferraço (PMDB) também contactou os jovens. “Parabéns @PlinioMKT @brunounix @dianapadua @Nayaraevelyn pela iniciativa do 1º #TwicontroES”, disse ele em seu Twitter. E prosseguiu: “O #TwicontroES mostra o potencial dos jovens capixabas em fazer acontecer!”.

É neste fazer acontecer que todos estão de olho. O que a internet e os jovens poderão fazer acontecer nas eleições deste ano, que já é marcada por diversas novidades, com a presença forte das mulheres na disputa presidencial e também pela ausência de Lula na disputa? Muitos estão correndo atrás deles para tentar ganhá-los como possíveis cabos eleitorais virtuais.

  • TwicontroES. O evento será realizado no próximo dia 23, as 15 horas, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. O shopping está patrocinando o evento.
  • TwicontroES. As inscrições para o evento podem ser feitas nesse link. Clique e participe: http://twicontroes.co.cc/inscricoes.
  • Solenidade. Ontem fui na inauguração da nova agência do INSS em Vitória, para entrevistar o ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT). O evento foi concorrido e reuniu políticos capixabas de peso, mas faltou espaço no lugar improvisado pelo cerimonial do evento.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O DEM, 2010 e a segurança pública

Jose_Roberto_Arruda_DEMO Depois dos escândalos envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e de ter um mensalão para chamar de seu, os Democratas do Espírito Santo têm grandes desafios nas eleições de 2010.

O primeiro deles é conseguir uma boa coligação proporcional (deputado federal e estadual). Devem fechar apenas com o PPS. O partido, que tem uma das maiores bancadas da Assembleia Legislatva, com cinco parlamentares, deverá ver esse número reduzir.

Para garantir pelo menos três, o DEM aposta na reeleição do presidente da Casa, Elcio Alvares (Grande Vitória), de Theodorico Ferraço (Sul) e de Atayde Armani (Norte). Já Giuliano dos Anjos já disse que não é candidato. E Robson Vaillant (afastado pela Justiça) está desgastado demais.

Insegurança

Já no que diz respeito à Câmara dos Deputados, a coligação deverá apostar no secretário de Estado de Esportes, Luciano Rezende (PPS), e no da Segurança Pública, Rodney Miranda (DEM). Mas este último ainda não tem 100% de apoio do sigla.

Depois da polêmica do livro “Espírito Santo”, quando cfrater260209-11E o secretário entrou em rota de colisão com a Polícia Militar, e das estatísticas nacionais da violência que sempre colocam o Estado no topo dos rankings, o nome de Rodney vem perdendo força nos bastidores.

Algumas lideranças argumentam que o secretário de Segurança seria alvo fácil da oposição, isso porque a segurança do Estado está cada vez mais crítica. Nos municípios do Sul, perto da divisa, bandidos do Rio de Janeiro têm tomado conta, a coisa está feia. E lá, nem a PM pode fazer muita coisa, pois suas armas são inferiores.

Neste sábado, eu estava na praça do centro de Guarapari, uma das regiões mais movimentadas pelos turistas da Cidade Saúde, com um grupo de amigos e jornalistas, quando uma dupla de bandidos em uma moto assaltou o dono de um restaurante na nossa frente, sem a menor preocupação.

No balneário mais famoso do Estado, é possível ver policiais quando o sol ainda brilha. Mas quando ele se vai, a segurança também se vai, como em outras partes do Estado.

Segundo estatísticas do site da Secretaria de Estado da Segurança, o ano passado fechou com um aumento de 9,63% no número de furto/roubo à pessoa. Já os sequestros-relâmpagos subiram 11,35%. As vítimas de homicídios chegaram a 2.021 em 2009, são mais de 5,5 mortes por dia.

Como Rodney e outros integrantes do governo sempre argumentam, o problema da segurança é nacional. Isso, todos sabemos. Mas a atual gestão se orgulha de sair na frente em muitos pontos diante da média nacional. Mas e a segurança? Por que não se consegue avançar? Essa pode ser a pergunta que o eleitor fará em outubro de 2010.

  • Socorro I. Do presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, em seu Twitter hoje de manhã: “Em oito dias a casa de minha mãe foi furtada duas vezes.”
  • Socorro II. Do vereador de Viana Paulinho Brandão (PSB), ontem, também em seu microblog: “Semana passada assaltaram três farmácias em Vila Bethânia e uma padaria em Nova Bethânia. Várias casas em Nova Bethânia.”
  • Defesa I. O proprietário do jornal Folha do Caparaó, Elias Carvalho Soares, mandou e-mail para o blog defendendo um ex-prefeito de Colatina que estaria em Marataízes com um carro da prefeitura, conforme informei semana passada aqui.
  • Defesa II. Alega que o político estava em um veículo particular e participava de seu aniversário em uma pousada, junto com a família e amigos.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!