sexta-feira, 25 de junho de 2010

O recuo tucano

O relógio marcava 12h07, ontem, quando a caixa postal do meu e-mail sinalizava que havia chegado uma nova mensagem. O texto, de autoria de um assessor do PSDB, informava que a Executiva estadual tinha acabado de decidir ajuizar uma representação contra o senador Renato Casagrande (PSB) “por propaganda ilegal antecipada ao pedir voto em reunião com primeiro e segundo escalão do governo.” Mas tudo não passou de uma reação explosiva. Os tucanos recuaram e, com o cair da tarde, o fogo se apagou.

Dei a notícia em primeira mão via Twitter. Minutos depois o vice-prefeito de Viana, Carlos Lopes (PSB), começou a criticar a decisão dos tucanos. Não demorou muito para que o presidente do PSDB de Vitória, Luiz Emanuel, também começasse a comentar a informação, causando mais polêmica. “A meu juízo, o senador Casagrande cometeu crime eleitoral”, escreveu o tucano. Outros internautas também entraram no debate.

Uma fonte, que participou da reunião, disse que a assessoria jurídica do partido em Brasília chegou a ser consultada e orientou que a representação deveria ser feita pela equipe de campanha e não pelo partido, pois já se tratava de uma questão eleitoral. “Segundo entendimento da assessoria jurídica, os candidatos só podem pedir votos a partir do dia 5 de julho”, contou.

Os tucanos também acusavam o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) de usar a máquina pública para pedir votos, uma vez que o encontro era com servidores comissionados do governo do Estado.

No entanto, toda irritação tucana com a reunião de Casagrande e Ferraço com os servidores públicos, na noite da última quarta-feira, parece ter sido abafada por Cézar Vasquez, coordenador político da campanha do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao governo.

E acabou que, no final das contas, Luiz Paulo, que nem participou da reunião que havia decidido denunciar Casagrande, resolveu apenas comentar o assunto em seu blog. “Nossa campanha não decidiu nem planejou questionar judicialmente a realização da reunião. Fomos informados sobre isso pela imprensa”, escreveu o tucano.

Mesmo assim, o deputado disse que está vigilante. “Estaremos apenas vigilantes em relação ao uso da máquina administrativa durante o processo eleitoral”, alertou.

Diante da repercussão do caso no Twitter, a assessoria de Casagrande me ligou para dar sua versão dos fatos que estavam sendo comentados e debatidos na rede de microblogs. Ressaltou que não foi distribuído nenhum material de campanha aos participantes do encontro.

A assessoria do senador também informou que não foi utilizada estrutura pública para promover o evento. Alegou que a reunião foi apenas para que o socialista conversasse com os servidores, assim como tem feito com outros setores da sociedade, e que em momento algum a lei eleitoral foi infringida.

Nota Verde

Foi dada posse, na noite de ontem, ao Conselho Consultivo do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), eleitos em maio deste ano. Com isso, pela primeira vez, a comunidade do entorno estará oficialmente envolvida nas discussões que envolvem decisões tais o tipo de uso público (entre eles a prática de esportes de aventura) e de instalação imobiliárias na região a serem permitidos no parque e seu entorno.

O primeiro encontro de Gratz com a lei da Ficha Limpa

O ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz (PSL) voltou a ocupar o noticiário nacional na noite de ontem. A capa do portal G1 trazia como a principal notícia, que ele foi o primeiro a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei da Ficha Limpa.

O Twitter da Corte já anunciava: “Político capixaba pede não aplicação da Lei da Ficha Limpa a sua candidatura. Mais detalhes em instantes.” Os advogados de Gratz, que teve seu mandato cassado em 2002, ajuizaram um mandado de segurança, no qual pedem que seja reconhecido seu direito líquido e certo de participar de convenções partidárias e de ter seu pedido de registro de candidatura deferido.

No mandado de segurança, é pedida liminar para suspender os efeitos do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido de que a Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010) aplica-se às eleições deste ano. A defesa pede que seja expedido ofício ao TRE do Espírito Santo para que Gratz não seja impedido de participar do processo eleitoral.

O ministro-relator Dias Toffoli determinou que o questionamento fosse encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o órgão proceda com o julgamento do pedido.

Política nas Redes Sociais

Hoje essa nota vai para aqueles que se acham espertinhos. Os eleitores das redes sociais estão de olho em todos os seus movimentos. Fiquem atentos!






Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Levante a ficha do seu candidato

A corrida eleitoral está a todo vapor já faz um tempo. Daqui a duas semanas começam as campanhas eleitorais oficiais. Com certeza você irá receber muito material de campanha falando bem sobre cada candidato. Mas antes de escolher em quem votar, faça um levantamento sobre a ficha daqueles que escolheu para tentar colocar no poder e fazer deles seus representantes. Veja aqui o passo a passo de como avaliar melhor um político.

Para quem ainda não sabe, este ano, o Espírito Santo irá eleger 10 deputados federais e dois senadores, que irão nos representar em Brasília, no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Na Assembleia Legislativa serão 30 cadeiras para preencher, além de um novo governador para comandar o Palácio Anchieta.

www.tj.es.gov.br

Para saber se o seu candidato responde algum processo na Justiça comum, você pode ir até o site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Lá é possível ver se há denúncias contra eles e em que fase estão os julgamentos. Você pode verificar se há ações criminais, de improbidade administrativa, entre outras.

Na página principal do TJ-ES, há o link “Processos 1ª e 2 ª instâncias.” Clique nele. Abrirá uma página de busca, que deve ser feita em ambas as instâncias. Na opção “Pesquisar por”, escolha “Nome da Parte” e em seguida, coloque o nome de seu candidato e clique em “Pesquisar.” Boa sorte! Tomara que ele esteja com a ficha limpa.

www.stj.jus.br

Na página do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vá até a caixa “Processos”, do lado direito do monitor, clique no link “Opções de busca” e em seguida preencha com o nome do seu candidato em “Nome da Parte”, assim como na pesquisa do TJ-ES. É o STJ que julga quando eles discordam de alguma decisão do Tribunal.

www.stf.jus.br

No site da mais poderosa Corte do País, o Supremo Tribunal Federal (STF), a consulta é bem simples e tranquila. Na página inicial, do lado esquerdo, há uma caixa de “Acompanhamento processual.” Na opção “Pesquisa de Processos”, escolha “Partes ou Advogados.” Depois disso, escreve abaixo o nome de seu candidato e clique em “Pesquisar.” É o STF quem decide questões relacionadas à Constituição Federal.

www.tse.jus.br

Para saber questões eleitorais, vá na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Logo abaixo de “Últimas atualizações”, clique em “Acompanhamento PUSH.” Você deve escolher o TRE-ES e depois fazer o mesmo procedimento com o TSE. Marque a opção a “Partes”, escreva o nome do candidato na lacuna e clique em “Pesquisar”.

www.tcu.gov.br

Assim que a página do Tribunal de Contas da União abre, há uma aba laranja (“Pesquisa”), onde a terceira opção na direção vertical é “Processos”. Digite o nome do seu candidato ali e depois clique na setinha para ver a ficha dele.

www.excelencias.org.br

Caso você esteja pensando em votar em alguém que já tem mandato, pode visitar a página do projeto Excelências, da Transparência Brasil, onde há ótimos mecanismos de busca.

Esclarecimento: Hoje não têm as demais notas porque é um post exclusivo para colaboração com o projeto #CartilhaTCj

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Exclusivo! Pesquisa inédita revela que Casagrande lidera no Twitter

Na edição de hoje, assim como ontem, trago mais uma informação em primeira mão e com exclusividade para vocês. É a primeira pesquisa sobre os candidatos ao governo do Estado no Twitter. O senador Renato Casagrande (PSB) aparece com 81%, enquanto o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas está com 18% e a ex-deputada estadual Brice Bragato (Psol) ficou com 1%.

Diferente das pesquisas de intenção de voto, este estudo, desenvolvido pelo consultor de mídias sociais e um dos organizadores do #TwicontroES Bruno de Souza monitorou todas as mensagens (tweets) referentes aos três durante 21 dias e revela os candidatos mais lembrados pelos internautas, quais assuntos são mais associados a cada um deles e a impressão que esses tweeteiros têm de Casagrande, Luiz Paulo e Brice.

Dos 1.126 tweets postados que tratavam dos concorrentes ao Palácio Anchieta, 905 eram sobre Casagrande (81%), 205 a respeito de Luiz Paulo (18%) e 16 falavam de Brice (1%).


Análise sobre o sentimento revelado nas mensagens

Positivo Negativo Neutro

Renato Casagrande

657 35 213

Luiz Paulo Vellozo Lucas

124 20 61

Brice Bragato

3 9 4

A candidata foi a única a contar com mais conteúdo negativo do que positivo e neutro. Para os dois outros candidatos, o número de mensagens positivas foram maior. O tema “candidatura” foi o que teve mais teve repercussão entre os tweeteiros. O projeto Ficha-Limpa foi o mais agregado ao nome do socialista, enquanto as “alianças políticas” colaram no tucano. Já Brice, não contou com assuntos relevantes dentro da temática principal.

Quanto a quantidades de retweets (RT’s), marcação de favoritos e inscrição em listas, Brice foi a única que apresentou mais conteúdo negativo do que positivos e neutros:

RT’s positivos RT’s negativos RT’s neutros Tweets favoritados Listas

Renato Casagrande

176 7 28 21 300

Luiz Paulo Vellozo Lucas

28 3 6 16 134

Brice Bragato

1 3 1 0 2

Em quais redes sociais você encontra os candidatos:

Renato Casagrande (é o que possui mais perfis em mídias sociais)

YouTube (1)

Orkut (1)

Twitter (3)

Blog (1)

LiveStream (1)

Flickr (1)

Qik (1)

Facebook (1)

Justin.tv (1)

Twitpic (1)

Comunidades no Orkut (4)

Luiz Paulo Vellozo Lucas (é o que mais possui contas no Orkut)

YouTube (1)

Orkut (7)

Twitter (1)

Blog (1)

Twitpic (1)

Wikipédia (1)

Comunidade no Orkut (1)

Facebook (1)

Brice Bragato (é a que menos possui perfis. Um em cada)

Orkut

Twitter (no período da pesquisa ela não tinha)

Atualmente, falar em eleição sem falar em redes sociais é como falar em estratégias para um pleito sem analisar um mapa de votos. É algo inevitável, tem que se levar em consideração a força desse fenômeno da pós-modernidade.

Na última semana, vimos a campanha “Cala Boca Galvão” chegar ao The New York Times, ao Le Monde e ainda ir parar na capa de uma das principais revistas de circulação nacional do Brasil. A ferramenta que possibilita que a opinião de um anônimo desperte um furacão de retransmissões e se propague pelo mundo tem pautado a grande imprensa com frequência.

A última mobilização em voga no microblog é contra a maior emissora de TV do País, a Rede Globo. O #DiaSemGlobo é uma reação contra a postura do canal com relação ao Dunga. Proprõe-se um boicote a transmissão da rede na próxima sexta-feira, dia do jogo do Brasil.

Já nesta madrugada, um boato de que o ator Lima Duarte havia morrido estava liderando o ranking de assuntos mais comentados do mundo no Twitter. A propagação das mensagens apresenta uma velocidade e alcance assustadores.

Acredito que estamos bem perto do fim do conceito de “maioria silenciosa”, criado em 1969 pelo então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon e que classifica a maioria da população como incapaz e desinteressada em revelar suas opiniões publicamente.

Nas redes sociais, todos se sentem iguais e falam, protestam, criticam e o melhor, se engaja. Seja para fazer qualquer coisa um sucesso, como também para destruí-la. Tudo em um curto espaço de tempo.

Pesquisa completa

A pesquisa “Candidatos ao governo do Espírito Santo no Twitter” completa estará no blog Marketing Digital 2.0, do consultor de mídias sociais Bruno de Souza, a partir das 10h30.

Mais “ficha-suja”do TCU

Alguns internautas enviaram e-mails lembrando que esqueci de citar na relação de ex-prefeitos condenados pelo TCU o de Água Doce do Norte Abraão Lincon Elizeu, que foi reeleito em 2008. Sendo assim, sobe para 30 o número de ex-prefeitos na lista.

Também pediram destaque para o presidente da Executiva estadual do PP, Nilton Baiano, que também teve as contas rejeitadas.

Cartilha contra a corrupção

A Transparência Capixaba Jovem lançou um projeto de elaboração coletiva de uma cartilha para as eleições deste ano. A ideia é recolher as melhores sugestões dos internautas e montar uma publicação. Tudo por meio do e-mail jovem@transparenciacapixaba.org.br, dA comunidade no Orkut, no mural do Facebook, tweetando para a @Transcapjovem utilizando a hashtag #CartilhaTCj ou nos campos de comentários do blog.

Nota Verde

Especialistas do Brasil inteiro estão reunidos desde a última segunda-feira no Hotel SENAC, na Ilha do Boi, em Vitória, participando do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas Costeiras (Pré-Encob).

a expectativa é de que aproximadamente 200 especialistas e gestores participem e contribuam com palestras e debates focados em aspectos do consumo de recursos hídricos na zona costeira, região de foz dos rios.

Política nas Redes Sociais

Não é visto com bons olhos os políticos que utilizam o serviço de sites para aumentar o número de seus seguidores. O importante é que as pessoas lhe sigam porque têm afinidades com você ou se interessa pelo conteúdo que você publica. #ficaadica


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os capixabas "fichas-sujas" do TCU

O Espírito Santo possui uma lista de 117 processos que levaram agentes públicos a serem condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Como consequência, eles deverão ser barrados pela Justiça Eleitoral caso tentem disputar as eleições deste ano. Entre eles estão 29 ex-prefeitos.

O presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, entregou ontem ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares.

A declaração de inelegibilidade desses gestores é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A lista será atualizada até 31 de dezembro de 2010, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.

Entre os “fichas-sujas” do TCU estão o presidente do Banestes, Roberto da Cunha Penedo, o deputado estadual e presidente estadual do PSC, Reginaldo Almeida, além do ex-presidente da Câmara de Vila Velha e presidente da Executiva municipal do PSDB na cidade, José de Oliveira Camillo.

Para quem não se lembra, Camillo foi o vereador mais votado nas eleições de 2008, em Vila Velha, mas não tomou posse por estar na lista do TCU. Ele até conseguiu uma liminar na Justiça para ter seus votos contados, mas alguns dias depois do pleito ela foi cassada.

Além dele, Vila Velha conta ainda com outros representantes na lista, como o ex-prefeito Vasco Alves, que foi homologado pelo PSB do senador e pré-candidato ao governo Renato Casagrande na convenção do partido como candidato a deputado estadual.

Já Reginaldo Almeida, desistiu de disputar a reeleição este ano e vai lançar a esposa, a cantora gospel Lauriete. Nos bastidores, informação é que a manobra do parlamentar é para evitar um desgaste como o de Camillo. Para que isso não aconteça, ele deverá usar a ficha dela para se manter no poder.

Hoje nem vou colocar as demais notas que costumo publicar aqui, para que você use todo o seu tempo lendo esta lista, para saber aqueles que já foram condenados pelo mau uso do dinheiro público ou para ficar atento a quais candidatos se aliam a eles.

No final do post, vou disponibilizar um link com um documento contendo o número de cada processo e o CPF dos listados, caso tenham interesse em conhecer melhor suas fichas.

Segue a lista de ex-prefeitos condenados pelo TCU:

Vila Velha

Jorge Anders (PSL)

Vasco Alves (PSB)

Barra de São Francisco

Edinho Pereira

José Lauer

José Honório Machado

Viana

José Luiz Balestrero

Aracruz

Cacá Gonçalves

São Gabriel da Palha

Luiz Pereira do Nascimento

Paulo Cezar Colombi Lessa

Itapemirim

Jorge Cardoso Bechara

Alcino Cardoso

Maria da Graça Hautequestt Chamon

Guarapari

Michel Yazeji Haddad

Gilberto Gomes Corradi

Conceição da Barra

Nélio Ribeiro Nogueira

Presidente Kennedy

Paulo dos Santos Burguês

Mimoso do Sul

Ronan Rangel

Ecoporanga

Sebastião de Oliveira Bonfim

Frederico Lopes Freire

Ibitirama

Sebastião Gonçalves da Silva

Bom Jesus do Norte

Ubaldo Martins de Souza

Daisy de Deus Poubel Batista

Guaçuí

Luciano Manoel Machado

Ibatiba

Leondines Alves Moreno

Águia Branca

José Francisco Rocha

Alegre

José Carlos de Oliveira

Gilvan Dutra Machado

Pedro Canário

José Arnaldo da Fonseca

Baixo Guandu Elci Pereira

Confira a lista completa em ordem alfabética:

ABRAÃO LINCON ELIZEU

ADALBERTO LOUZADA ROCHA

ADELVINA EUGÊNIA WANDERMUREM EIRIZ FEU

ALBERTO CASTILHO BRASIL

ALCINO CARDOSO

ANTÔNIO PAULO DE RIEMPST MENEZES

ARTHUR AVELLAR

CARLOS ALBERTO FERRARI FERREIRA

CARLOS HENRIQUE SIMÕES

CARLOS ROBERTO ALVES DOS SANTOS

CÉSAR MURILO COSTA

CÉSAR MURILO

DAISY DE DEUS POUBEL

DIONÍSIO CORTELETTI

EDSON HENRIQUE PEREIRA

EGIDIO MALANQUINI

ELCI PEREIRA

ELIAS ANDRÉ DARDENGO

ELIZABETE MATIAS DE OLIVEIRA ARAÚJO

FÁBIO DAN

FÁBIO GOMES

FREDERICO LOPES FREIRE

FREDERICO VICTOR MOREIRA BUSSINGER

GERALDO GOMES DE CARVALHO

GILBERTO GOMES CORRADI

GILVAN DUTRA MACHADO

HAMILTON AZEVEDO

HEITOR LUIZ RAMPINELLI

HÉLIO MÁRIO DE ARRUDA

HENRIQUE MELLO DE MORAES

JADER SANTOS DE CARVALHO

JORGE ALBERTO

JORGE CARDOSO

JOSÉ ARNALDO DA FONSECA

JOSÉ ARNALDO DE ANDRADE

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA

JOSÉ DE OLIVEIRA CAMILLO

JOSÉ FRANCISCO ROCHA

JOSÉ HONÓRIO MACHADO

JOSÉ LAUER

JOSÉ LUIZ PIMENTEL BALESTRERO

JOSÉ PEREIRA LIMA

JOSÉ VALTER DA SILVA

LEODÓZIO PASTE

LEONDINES ALVES

LEONDINES ALVES MORENO

LUCIANO MANOEL MACHADO

LUIZ CARLOS CACÁ GONÇALVES

LUIZ EUGÊNIO RECEPUTI SILVEIRA

LUIZ FLÁVIO VIANNA SILVEIRA

LUIZ GUILHERME CAMPOS DE ALMEIDA

LUIZ PEREIRA DO NASCIMENTO

LUIZ VALTER MATTEDI

MANOEL AFONSO MIRANDA TEIXEIRA DA ROCHA

MANUELA CAMPOS GAMA

MARCO ANTÔNIO RIBEIRO XAVIER

MARCUS VINÍCIUS SANDOVAL PAIXÃO

MARIA DA GRAÇA HAUTEQUESTT CHAMON

MARIA DA PENHA RODRIGUES

MARIA DO CARMO FÉLIX

MARINO DALBÓ

MAURÍCIO HASENCLEVER BORGES

MICHEL YAZEJI HADDAD

NÉLIO RIBEIRO NOGUEIRA

NILTON GOMES OLIVEIRA

PAULO ANTÔNIO DANTAS DA RIN

PAULO CEZAR COLOMBI LESSA

PAULO DOS SANTOS BURGUÊS

REGINALDO DE ALMEIDA

ROBERTO DA CUNHA PENEDO

ROBSON FRANÇA

RONAN RANGEL

ROSELÊNIA MARIA DOS SANTOS

SEBASTIÃO DE OLIVEIRA BONFIM

SEBASTIÃO GONÇALVES DA SILVA

SEBASTIÃO RICARDO DE PAULA

UBALDO MARTINS DE SOUZA

ULAN BASTOS

VASCO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR

VENÍCIO ALVES DE OLIVEIRA

VILMAR ANTÔNIO CORRÊA NASCIMENTO

WALMIR SILVA

WILSON CALMON ALVES

WILSON ELIZEU COELHO

Baixe aqui a lista do TCU entregue ao TSE.

Aqueles citados nesta lista que quiserem apresentar suas explicações, podem enviá-las por e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com, que elas serão publicadas aqui.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.