sexta-feira, 23 de julho de 2010

Presenciou um crime eleitoral? Denuncie!

A coluna de hoje é para você que faz jus ao nome cidadão e deseja que as eleições deste ano seja mais limpa, ética e sem compra de votos ou qualquer outro tipo de abuso, seja ele econômico ou de poder. Saiba como fazer denúncias contra crimes eleitorais.

Mas antes de fazer as denúncias contra candidatos que cometem crimes eleitorais, é importante saber quais são algumas das irregularidades classificadas pelo Código Eleitoral (Lei 4.737) como crime.

  • Reter título eleitoral contra a vontade do eleitor;
  • Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais;
  • Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;
  • Valer-se o servidor público da sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido;
  • Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos;
  • Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo;
  • Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem;
  • Violar ou tentar violar o sigilo do voto;
  • Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado;
  • Caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime;
  • Difamar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação;
  • Injuriar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro;
  • Utilizar organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores;
  • Participar, o estrangeiro ou brasileiro que não estiver no gôzo dos seus direitos políticos, de atividades partidárias inclusive comícios e atos de propaganda em recintos fechados ou abertos;
  • Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro, para fins eleitorais;
  • Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais;
  • Omitir, em documento público ou particular, declaração que dêle devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais;
  • Obter, para uso próprio ou de outrem, documento público ou particular, material ou ideologicamente falso para fins eleitorais.

Agora que já conhecemos os crimes eleitorais mais comuns, é hora de saber como denunciá-los às autoridades competentes. Lembrando que essas denúncias geralmente geram processos, sendo assim, as faça de forma responsável, sem má fé e politicagem.

TER-ES

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) lançou nas eleições deste ano o Prete, que é o Programa de Ética e Transparência Eleitoral. Para acessar o sistema de dique-denúncia dele, o interessado deve ligar para o número 0800 083 2010. Não precisa se identificar.

O sistema de disque-denúncia fica disponível 12 horas às 19 horas. O atendimento é realizado pelos servidores do Tribunal. Ao ligar para o 0800 o atendente se colocará a sua disposição para cadastrar sua denúncia, o qual irá gerar um número de protocolo para acompanhar o andamento dela.

PRE-ES

A Procuradoria Regional Eleitoral do Espírito Santo (PRE-ES) exerce, junto à Justiça Eleitoral, as funções do Ministério Público, atuando em todas as fases do processo eleitoral, tendo legitimidade para propor as ações de captação ilícita de votos, condutas vedadas aos agentes públicos, abuso de poder político e econômico, dentre outras, visando à cassação ou perda do registro ou diploma, aplicação de multa e declaração de inelegibilidade daqueles que violam a legislação eleitoral.

Para fazer uma denúncia, escreva para denuncia-eleitoral@pres.mpf.gov.br. Ela terá que ser preferencialmente identificada pelo nome e endereço de quem a formula e conter dados mínimos que possam levar a um início de investigação. A denúncia anônima não será automaticamente desconsiderada, porém, este fato dificultará consideravelmente as investigações.

MP-ES

O Serviço de Disque-Denúncia do Ministério Público Estadual foi criado para as eleições de 2004. De lá para cá, já recebeu centenas de denúncias envolvendo matéria eleitoral.

Com o sucesso, graças à contribuição popular e a tomada das devidas providências por parte da instituição, o serviço continuou sendo oferecido no ano de 2005, e desde então, vem recebendo denúncias de variados assuntos.

O número é 0800 283 9840 e o serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 09 horas às 18 horas. A ligação é gratuita e confidencial.

Nota Verde

A Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental (Nepa), está iniciando uma pesquisa - inédita e em âmbito estadual - voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais.

Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à Faes informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do Nepa levar esta pesquisa para outros estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento.

O Nepa acaba de concluir na Grande Vitória, de forma também inédita, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Foi na onda e se afogou

O TRE-ES cassou ontem o mandato do deputado estadual Luciano Pereira (DEM). Por decisão da Corte, o pedetista Marcelo Coelho também já havia perdido o mandato. Ambos foram acusados de cometer infidelidade partidária.

Pereira saiu do PSB e Coelho do PSDB. Os dois saíram acreditando que estariam mais confortáveis nas outras legendas para apoiar a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo do Estado.

Após entrarem na onda governista, veio a tsunami e eles acabaram afogados e sem mandato. É como dizem o pessoal do interior: papagaio que acompanha joão-de-barro se enrola, vira ajudante de pedreiro. Fica a dica!

Interage

O candidato ao governo do Estado e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) será o próximo participante do projeto “Mesa redonda com seu representante”, que ficou conhecido nas redes sociais como #Interage.

A ação é promovida pelo núcleo jovem da ONG Transparência Capixaba e vai ocorrer na próxima segunda-feira, às 16h, na sede da Câmara de Comércio Americana (AmCham) (Rua Abiail do Amaral Carneiro, 191 – 8º andar (Sala 809) – Ed. Arábica – Enseada do Suá – Vitória).

Nova data

A panfletagem em defesa da ética e contra a corrupção eleitoral, dentro das atividades do Prete, que ocorreria neste sábado, foi adiada para o dia 7 de agosto, mas ocorrerá no mesmo horário (7h30) e com o mesmo ponto de concentração, ou seja, em frente ao TRE-ES, na Enseada do Suá, em Vitória.

Política nas Redes Sociais

Os candidatos ao governo do Estado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Renato Casagrande (PSB) já estão com suas redes sociais na rede. Até poucos minutos antes desse post, o tucano congregava 58 membros no www.amigosdoluizpaulo.com.br. Já o socialista, já tem cadastrado 29 usuários no http://governadorcasagrande40.ning.com.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Deputados são denunciados por usar Assembleia na campanha

Os deputados estaduais César Colnago (PSDB) e Rodrigo Chamoun (PSB) foram denunciados ontem ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TER-ES) pelos possíveis crimes eleitorais revelados pelo blog Política e Poder na edição desta quarta-feira.

Isso porque o presidente do PSDB de Vitória e assessor de Colnago (foto/Marcelo Andrade), Luiz Emanoel Zouain da Rocha, estaria fazendo campanha para o chefe em horário de trabalho no interior do Estado. Já no caso do socialista, que também é vice-presidente da Assembleia, foi porque sua equipe de campanha trocou as bolas e enviou um e-mail com o brasão da Casa junto com texto eleitoral.

A denúncia foi feita com base na publicação aqui no blog, pelo secretário de Marketing e Social da ONG Transparência Capixaba, Rodrigo Marcovich Rossoni, que também coordena o núcleo jovem da instituição.

Chamoun me ligou ontem para falar sobre o ocorrido. Disse que toda sua equipe de gabinete já havia assinado um termo afirmando conhecer todas as regras do que pode e o que não pode ser feito por um servidor público durante a campanha eleitoral.

“Eu sou um sujeito super zeloso com relação às leis, mas nem sempre conseguimos controlar tudo. Vou enquadrar minha equipe amanhã (hoje) novamente. Faço de tudo para que isso não aconteça. Você está certíssimo em nos fiscalizar. Temos que assumir o ônus”, disse o socialista.

Já o tucano, se quer se manifestou sobre o assunto. Apenas Luiz Emanuel me enviou uma nota, afirmando que suas viagens são para fazer trabalhos parlamentares. Vejam a integra da nota e tirem suas conclusões:

“A propósito de artigo publicado na mídia eletrônica envolvendo meu nome em suposta incompatibilidade de minhas funções como servidor comissionado da Assembléia Legislativa, lotado no Gabinete Parlamentar do Deputado Estadual César Colnago, e a campanha eleitoral, a bem da verdade, faço os seguintes esclarecimentos:

Imbuído do interesse público temos como atribuição na condição de Assessor Parlamentar monitorar “in loco” a implementação das ações parlamentares pertinentes ao Gabinete. Dessa forma, cumpri agendas previamente programadas nos municípios de Pinheiros, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Vila Pavão, dentre outros agendamentos inerentes à função que exerço no Gabinete Parlamentar. Tal atividade não se mistura com campanha eleitoral.

A atividade parlamentar não é interrompida em período eleitoral e nem poderia ser. Uma das funções que exerço como Assessor Parlamentar é dar efetividade a uma série de atividades que não podem ser paralisadas, dentre elas as visitas aos municípios. A partir dessas visitas elaboramos relatório circunstanciado que é entregue ao Gabinete do Deputado, relatando todos os contatos feitos e a necessidade de atuação parlamentar que esteja dentro das prerrogativas do mandato de Deputado Estadual.

Certo de estar contribuindo para o restabelecimento da verdade dos fatos, pela transparência e exercício da ética na função pública, despeço-me colocando à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários."

Após a publicação da coluna de ontem, recebi várias ligações da Assembleia, uma delas dizia que ontem Luiz Emanoel (foto) estava “in loco” novamente. Outra dizia que as férias dele já estão sendo preparadas para o mês de agosto. Uma outra disse que o Ministério Público Eleitoral ou a Polícia Federal deveriam colocar um estande dentro daquele Poder, pois os crimes eleitorais estão gritantes, seja nos corredores da Casa ou com o dinheiro do Legislativo.

Nota Verde

Não entendo o que leva uma empresa do porte da Vale e mentir e tentar enganar as pessoas. Recentemente estive no Rio de Janeiro, para a inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), na qual ela tem parceria com alemã ThyssenKrupp, e um dos diretores me informou que já havia comprado todos os terrenos em Anchieta para a instalação da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), o que foi desmentido pelos moradores.

Agora o jornal Brasil Econômico publica que a Vale informou que já obteve a licença ambiental para iniciar a construção da CSU, o que é outra mentira. O processo em questão é um dos mais polêmico e ainda deverá se arrastar por algum tempo, além de ser feito em conjunto com empreendimentos da Samarco e Petrobras.

Alô, é o doutor Roberto?!

Está levantando polêmica no meio jurídico o processo aberto pela Corregedoria Geral da Justiça contra o juiz Roberto da Fonseca Araújo. Isso porque o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) ao publicar o andamento do caso, simplesmente também publicou o celular do magistrado.

Quem acessa o número do processo, pode ver que a pessoa que inseriu os dados certifica que intimou a advogada do juiz e que ainda falou com ele por telefone. Para ninguém ter dúvida, disponibilizou o número do celular dele.

Número um

Enquanto as cidades capixabas apresentaram queda de receitas, em 2009, os gastos nos Legislativos municipais continuaram em ascensão. É o caso da Câmara da Serra, novamente a primeira colocada no ranking, ao despender R$ 23,4 milhões, conforme os dados da 16ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas.

Esse valor representou 74% a mais do que foi gasto com Saúde por Viana e a 2/3 do que Cariacica aplicou nessa área, no mesmo período. É mole ou querem mais?

Política nas Redes Sociais

O Twitter é um ótimo espaço para se fazer campanha. Principalmente pelo seu poder de propagação das informações, por meio dos diversos retwittes. No entanto, há candidatos que não estão tirando todo o proveito que é possível, principalmente na hora de ilustrarem os seus perfis.

Trago aqui quatro exemplos de deputados estaduais em campanha. A primeira é Luzia Toledo (PMDB), que parece ter usado uma imagem para adesivo no microblog. Resultado, não se consegue ler nada, de tão pequeno que ficou o texto. Depois vem Paulo Foletto (PSB), que não tira nenhum proveito do espaço.

Janete de Sá (PMN) comete o mesmo erro que Luzia, com números muito pequenos. Um bom exemplo é do Hércules Silveira (PMDB), que além de utilizar a cor do partido, destacou seu número nas urnas. O objetivo final é fazer o número aparecer.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Usando a Assembleia para fazer campanha

Na segunda-feira da semana passada, eu já tinha escrito sobre os servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que estavam sendo obrigados a fazerem campanha. Hoje trago para vocês mais dois casos. Sobre um servidor que adora fazer campanha (não precisa trabalhar) e sobre o uso do brasão do Poder Legislativo em material eleitoral.

Os dois envolvem o PSB e PSDB, partidos dos dois principais candidatos ao governo do Estado, senador Renato Casagrande e o deputado federa Luiz Paulo Vellozo Lucas, respectivamente.

O primeiro deles é referente ao presidente do PSDB de Vitória, Luiz Emanoel Zouain da Rocha, que ocupa cargo de confiança do deputado estadual e candidato a deputado federal Cesar Colnago (PSDB) na Assembleia.

Chequei ontem com duas fontes do Poder Legislativo, que me garantiram que o tucano está nomeado e não está de férias. Mesmo assim, pelo o que ele mesmo nos conta, passa até quatro dias em campanha pelo interior do Estado, enquanto deveria estar trabalhando no gabinete de Colnago. Vejamos:


O caso só fortalece a necessidade, que não agrada a maioria dos deputados estaduais, de igualar os 18 funcionários de seus gabinetes aos demais servidores daquele Poder e exigir que também usem o ponto biométrico. Pois se sabe que há casos muito mais graves do que esse.

Já o segundo caso diz respeito ao vice-presidente da Assembleia, deputado Rodrigo Chamoun (PSB). Sua assessoria enviou material de campanha com o brasão do Poder Legislativo, por e-mail, informando que ele e Casagrande lançaram suas candidaturas em Anchieta, no último sábado.

Consultei um advogado eleitoral que me explicou que “Constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 10.641,00 a R$ 21.282,00, o uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista.”

A justificativa apresentada pela assessoria do parlamentar foi que a culpa é de uma estagiária recém contratada. Ela teria se enganado ao copiar e colar o conteúdo em um e-mail que é usado para divulgação de assuntos relacionados ao mandato.

Um segundo e-mail com uma nota de retificação chegou depois que questionei o uso do brasão. No mesmo dia, outro e-mail havia chegado, também com o brasão da Assembleia, divulgando a realização de um festival de caldos, promovido por uma associação beneficiada com emendas de Chamoun.

É importante ressaltar que o e-mail utilizado para enviar a propaganda eleitoral do deputado, que vai tentar a reeleição este ano, não é da Assembleia. No entanto, no rodapé dos dois e-mails, os contatos disponibilizados eram telefones da Casa e também o e-mail público do gabinete.

Nota Verde

Com o objetivo de desenvolver na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, uma mostra de vídeos ecológicos, será oferecida para os jovens da região uma oficina de iniciação em produção audiovisual. A capacitação é destinada aos jovens com idade entre 17 e 29 anos e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 31, na biblioteca da sede do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município.

A oficina terá duração de um mês e meio e a previsão é que tenha início em agosto. Durante a capacitação, os jovens irão aprender noções sobre a produção de videoclipes, curtas e longas-metragens, filmes publicitários, entre outros, com o desenvolvimento de técnicas de filmagem e fotografia para produção audiovisual.

Em forma II

Atendendo a pedidos, republico hoje o clique do fotógrafo Marcelo Andrade, agora maior, do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) Frederico Guilherme Pimentel, que apareceu magrinho no aeroporto de Vitória no dia da última visita do presidente Lula ao Estado.


Aproveito para corrigir uma informação, a pedido de uma coleguinha da imprensa. Ela diz que o desembargador aposentado não negou ser quem era, os fotógrafos presente que ficaram na dúvida se era ele mesmo, devido ao seu novo estado físico, mais esbelto.

Marketing político

Vitória sediará o curso “Marketing Político Intensivo – Se preparando para vencer”, que acontece nos dias 2 e 3 de agosto, das 8h30h às 18h, no auditório do Crea-ES, em Bento Ferreira.

Organizado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento e Modernização (INDM), o treinamento é destinado a políticos, candidatos, assessores parlamentares, estudantes e profissionais responsáveis pelas campanhas.

Os interessados já podem fazer as inscrições pelo site www.indm.org.br. Alunos ou grupos fechados de universidades contarão com preço diferenciado. Mais informações pelo telefone 0800 604 6001 ou cursos@indm.org.br.


Compartilhando

Além de assinar os feeds do blog, agora você também pode compartilhar as postagens do Política e Poder em suas redes sociais. Abaixo do espaço destinado aos comentários dos leitores, a partir de hoje, há botões de compartilhamento com o Facebook, Twitter, Blogger e Google Buzz. É muito fácil, basta clicar.


Política nas Redes Sociais

Casagrande e Luiz Paulo já pousaram para fotos abraçados em dois eventos públicos depois do início da campanha eleitoral, demonstrando um clima de paz e harmonia. No entanto, as militâncias de ambos estão travando brigas cada vez mais pesadas nas redes sociais, em especial no Twitter.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quem se mistura com porcos, farelo come

O velho ditado sempre nos alertou e em época de campanha eleitoral a história sempre se repete. Antigos adversários viram amigos e em busca de votos, candidatos aceitam todo o tipo de apoio. O problema é que alguns deles podem custar caro lá na frente, principalmente para o povo, que é sempre quem paga a conta.

Infelizmente essa é uma prática que está presente em quase todas as chapas, sejam elas majoritárias ou proporcionais, principalmente nas que aparecem liderando as pesquisas, as maiores.

Antigos aliados do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz (PSL), acusado de desviar rios de dinheiro dos cofres públicos e lembrado como um dos maiores fichas-sujas do Espírito Santo, por exemplo, hoje dividem palanques e coligações dos com os dois principais candidatos ao governo do Estado, senador Renato Casagrande (PMDB) e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Para citar dois exemplos, podemos recorrer aos réus em processos conjuntos com Gratz, entre eles, o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro (PMDB), e o prefeito de Iúna, José Ramos (DEM). Alguns também fazem parte do atual governo.

De nada adianta fazer um discurso bonito em prol do projeto Ficha Limpa ou da ética, se na prática isso não ocorrer. Na Grande Vitória, caminhadas e eventos ao lado dessas figuras são mais restritos, pois sempre há a cobertura da grande imprensa, mas no interior, onde eles ainda possuem grande liderança e poder, o que fala mais alto é o voto.

Sempre que possível, o eleitor deve ficar atento a essas alianças e parcerias, pois caso o candidato seja eleito, aquele que o apoiou irá cobrar um retorno, seja por meio de espaço em sua administração ou de outras formas mais obscuras. A prática funciona de forma semelhante ao processo de doações para campanhas, feitas por grandes empresas.

Nota Verde

As primeiras garrafas ecológicas produzidas no Brasil chegam às gôndolas esta semana. Lançadas pela Verallia, elas têm um peso menor do que as embalagens comuns, utilizando 15% menos matéria-prima (vidro). Também colaboram com a redução de 15% na emissão de CO2 e de 4% no gasto de energia durante o processo produtivo.

O primeiro lote da inovação sustentável é composto por 12 garrafas para vinho, nos formatos Bordeaux e Borgonha. A expectativa da companhia é de que as “ecogarrafas” representem 10% de participação nas vendas realizadas até o final de 2010 e, a médio prazo (2012 ou 2013), espera-se atingir o mínimo de 30%.

Os primeiros clientes a utilizar são Salton, Miolo, Galiotto, Cordelier, Perini e Campo Largo. Várias outras vinícolas já estão finalizando os testes para se adaptar à mudança.

Mordida

A meta do senador Magno Malta (PR), ao que parece, é mesmo chegar ao Palácio Anchieta. Esse ano ele chegou a dizer que poderia ser candidato ao governo e chegou até a figurar em pesquisas eleitorais publicadas pela imprensa.

No último sábado, ao discursar em Anchieta, no Sul do Estado, o republicano trocou as bolas ao falar da candidatura de Casagrande e, na hora de consertar, disse que o socialista poderia voltar a ser candidato ao Senado em 2014 e que ele poderia ser candidato ao governo.

Como mostra essa foto, enviada por um conterrâneo de Guaçuí, caso Casagrande seja eleito este ano, Malta já estaria querendo dar uma mordida em sua possível reeleição? Ou só lhe interessa mesmo o pastel do senador?

Em forma

Em meio ao alvoroço que a visita do presidente Lula causou no aeroporto de Vitória na última quinta-feira, quem apareceu por lá também foi o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) Frederico Guilherme Pimentel, preso na Operação Naufrágio.

Em um clique do repórter fotográfico Marcelo Andrade, podemos ver que o desembargador aposentado perdeu alguns quilos e está mais em forma. Ao ser abordado pela imprensa, Pimentel disse que não era ele e que estava sendo confundido. Alguém aí sabe então quem é esse?

Política nas Redes Sociais

Toda elaborada a partir das redes sociais, a Cartilha de Orientação ao Eleitor da Transparência Capixaba Jovem está sendo montada com o material enviado por internautas que desejam promover eleições mais limpas e um voto consciente. Já é possível acessar algumas dicas no blog da instituição. Contribua você também!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.