sexta-feira, 14 de maio de 2010

Edição de férias: Tucanos depenados

bessinhapaudesebo No mês de maio o blog Política e Poder está de férias, mas trará todas as sextas-feiras um resumo das movimentações de bastidores da semana. A que passou foi de muito bate cabeça e também de reflexos das pesquisas eleitorais divulgadas no último final de semana.

Os principais atingidos, na avaliação de algumas lideranças, foram os tucanos, que estariam entrando no período da muda de penas, consequência natural no mundo animal e político. O problema também está no fato do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), candidato ao governo do partido, não ter subido nas últimas pesquisas.

Em um determinado cenário, o parlamentar perdia até mesmo para o senador Magno Malta (PR), que é pré-candidato a reeleição. De acordo com algumas fontes ligadas ao ninho tucano, membros do diretório já pensam em investir todas as fichas nas eleições proporcionais, em busca do fortalecimento das bancadas federal e estadual. Isso pode fazer com que a candidatura de Luiz Paulo perca força dentro de seu próprio partido.

tucano_depenado_bessinha As duas visitas do pré-candidato do partido à presidência da República José Serra (PSDB) ao Estado, que foram canceladas, também trouxeram um certo desgaste, segundo observa um tucano. “É como se a nossa candidatura ao governo no Espírito Santo não fosse importante para a Executiva nacional, ainda que Luiz Paulo faça parte dela”, comenta ele.

Os planos desses tucanos, que estão de olho na disputa proporcional, podem ter relação com os interesses do DEM e PPS, que também priorizam as cadeiras de deputados estaduais e federais. Essa ala tentar manter uma certa distância da candidatura de Luiz Paulo, que agora está polarizada com a do governo, representada pelo senador Renato Casagrande (PSB).

A Justiça de lá e a Justiça de cá

… de lá. A noite de ontem ficou quente no Twitter por conta da propaganda “partidária” do PT. Por volta das 20h30, a nação parava para ver o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dar um show de desrespeito às regras eleitorais.

Lenta como ela só, por volta de 1 hora e 30 minutos depois, a Justiça Eleitoral anunciava uma punição para o PT e para Dilma. O partido terá que pagar uma multa de R$ 20 mil e a pré-candidata de R$ 5 mil, além da suspender a próxima campanha partidária, em 2011, depois das eleições. O que não é nada diante do benefício que a exibição do programa trouxe para os petistas.

… de cá. Enquanto isso, na região Noroeste do Espírito Santo, a Justiça também andou agindo no cenário político esta semana. Em Barra de São Francisco, o juiz Edmilson Rosindo Filho concedeu uma liminar ao ex-prefeito da cidade Edinho Pereira contra um site de notícias da cidade.

O Site Barra exibia o vídeo de uma entrevista coletiva, promovida pelo conselheiro aposentado do Tribunal de Contas Enivaldo dos Anjos (PDT), no qual uma ex-funcionária da rádio de Pereira aparece falando mal do ex-patrão.

Para retirar o material do ar, o magistrado  de Barra de São Francisco se apoiou em uma decisão da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, relatado pela desembargadora Marilene Bonzanini Berbardi. No entanto, o caso analisado por aquele Tribunal tratava-se de um e-mail anônimo que difamava e caluniava uma pessoa. A decisão atingia o provedor de internet, para identificar o autor do e-mail.

enivaldo dos anjos No caso capixaba, trata-se de um site com domínio registrado e de um vídeo que aparece a autora das acusações. O magistrado não observou, por exemplo, que no vídeo, além de criticar os adversários de Enivaldo, a nova contratada por ele não poupa elogios ao mais novo patrão e chega a pegar um papel para ler tudo o que precisava falar do ex-conselheiro, que deverá entrar na disputa eleitoral este ano.

O final do evento, promovido por Enivaldo, teve um toque de propaganda eleitoral antecipada e pode levar o grupo adversário a entrar na Justiça Eleitoral contra ele. Ainda mais porque ele fez uso da concessão de rádio que controla na cidade. Segue o vídeo para quem quiser ver as principais partes da coletiva.

 

Política e Humor

Depois do sucesso da paródia envolvendo Hitler e o governador Paulo Hartung (PMDB), que vocês viram aqui na última quarta-feira, muitos leitores enviaram o link de um outro vídeo de humor. Trata-se da apresentadora do Jovem Pan Online, Madeleine Lacsko, comentando em seu programa os discursos do senador Magno Malta (PR). O vídeo já teve mais de 13 mil exibições.

Sem representantes do Espírito Santo

Apenas os Tribunais de Justiça do Distrito Federal e do Espírito Santo, ambos envolvidos em escândalos de corrupção recentemente, não têm representantes na disputa pela vaga da ministra Denise Arruda, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao todo, 48 desembargadores se inscreveram para concorrer à vaga. O tribunal que mais encaminhou candidatos à vaga foi o de São Paulo, oito ao todo, seguido pelo de Minas Gerais, com seis magistrados. Da corte maranhense, quatro integrantes enviaram currículos.

Os estados do Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro têm três representantes cada. Os do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina apresentaram, individualmente, dois desembargadores. Os demais tiveram apenas um magistrado concorrendo.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.