sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pesquisa em Vila Velha


Circula nos bastidores da Prefeitura de Vila Velha uma pesquisa de consumo interno sobre a disputa pelo governo do Estado em 2010. No maior colégio eleitoral capixaba, a ordem de colocação permanece a mesma constatada em outros levantamentos que já tive acesso: Renato Casagrande (PSB), Ricardo Ferraço (PMDB) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Os números mostram que o senador socialista estaria com 35%, contra 24% do vice-governador peemedebista e 22% do deputado federal tucano. Os resultados saíram há cerca de duas semanas e mostram que o prefeito da cidade, Neucimar Fraga (PR), não tem trazido resultados como cabo eleitoral de Ricardo.

Revelam ainda que Luiz Paulo mantém um eleitorado fiel no município canela-verde. Mas alguns aliados do Palácio Anchieta acreditam que o trabalho do vice-governador à frente da mobilização em favor das vítimas das recentes chuvas que atingiram o Espírito Santo poderá afetar a opinião do eleitorado, principalmente de Vila Velha, um dos mais atingidos.

Para mudar esse quadro, Ricardo tem sido colocado na dianteira dos projetos e anúncios mais importantes do governo, posição que antes era ocupada apenas pelo governador Paulo Hartung (PMDB). São as ferramentas para que ele se viabilize.

Em recente conversa com jornalistas, Hartung revelou que o prazo para que seu vice se viabilizasse, antes estabelecido até o final deste ano, foi estendido. O governador informou que agora ele vai até depois do Carnaval, quando, segundo a máxima brasileira, começa o ano de verdade. E até lá, cada bloco vem cuidando de suas alas para não fazer feio na avenida, em um desfile que só termina em outubro de 2010.

  • Candidatura. O levante dos coronéis contra o secretário de Estado da Segurança, Rodney Miranda (DEM), tem sido visto no mercado político como um recado contra a possível candidatura do democrata ao cargo de deputado federal em 2010.

  • Filiação. A filiação do secretário ao DEM incomodou alguns militares que possuem projetos políticos para o próximo ano. Seria esta uma das broncas da categoria com Rodney.

  • Qualidade. E o burburinho sobre a qualidade do asfalto novo da Praia de Camburi, que após as chuvas parece mais um queijo suíço, não para nos bastidores. No Twitter, já se cobra a atuação do Ministério Público.

  • Acessos. Mais uma vez quero agradecer a todos que passam por aqui e que divulgam este espaço. Hoje completo 40 colunas no blog e já são mais de 2.000 acessos. Valeu!

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mudança nas tradições do Judiciário

Abalados pela Operação Naufrágio e pela inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que abriram a caixa preta mais vedada que existia entre os Poderes do Espírito Santo, segundo alguns advogados, os magistrados estão sendo obrigados a mudarem algumas de suas tradições. Uma delas diz respeito aos ritos eleitorais.

O burburinho entre os profissionais da advocacia que frequentam diariamente os corredores no Judiciário é intenso a pouco mais de 30 dias da eleição do novo presidente do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TJ-ES e TRE-ES).

Os comentários dão conta de que os sinais já começaram a aparecer na não recondução do jurista Aroldo Limonge para o cargo de juiz eleitoral para os próximos dois anos, como aconteceu com os advogados Flávio Cheim Jorge e Gustavo Varella, que permaneceram por quatro anos.

Para o seu lugar, foi nomeado o subprocurador-geral do Estado, Rodrigo Júdice, irmão do juiz federal afastado Macário Júdice. Mas a maior mudança que se cogita será na eleição para a presidência do TJ-ES.

O “natural”, como dizem os advogados, seria uma chapa encabeçada pelo desembargador Manoel Alves Rabelo (foto ao lado), com Arnaldo Santos Souza de vice e Sérgio Luiz Teixeira da Gama (foto de cima) na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ).

Mas nas conversas de bastidores, as informações são de que Gama passará para a posição de presidente, ficando a vaga da Corregedoria em aberto. Isso porque Manoel passou a responder processo administrativo no CNJ. E depois de tantas denúncias para todos os lados, o que ninguém mais quer naquele órgão é desgaste. É aguardar para ver no que vai dar. E você, já ouviu algo sobre o assunto? Conte aí nos comentários, vamos debater.


  • Português I. E nada passa longe dos olhos de alguns advogados. Em meio às centenas de páginas da edição do Diário da Justiça desta quarta-feira, na folha 47, eles encontraram um erro de Português.
  • Português II. Na publicação de um ato da Quarta Câmara Cível estava escrito “à EXCESSÃO do recurso”. O correto é exceção, com “Ç”. Fica a dica!
  • Corte. A mesma edição da publicação do Judiciário trouxe também uma resolução que proíbe os magistrados de utilizarem os carros oficiais fora do horário de trabalho.
  • Garagem. A partir de agora, eles vão ficar guardados na garagem do TJ-ES. Na última sessão do pleno houve divergência entre os desembargadores a respeito dessa determinação do CNJ.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Apostando na juventude

Depois de se tornar a grande estrela da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a internet promete ser o grande destaque das eleições de 2010 no Brasil. As executivas nacionais dos partidos têm investido pesado em ferramentas para invadirem a rede.

Segundo dados do IBGE, nos últimos 90 dias, 61% das pessoas que acessaram a internet no Brasil são jovens com idade entre 16 e 24 anos. No Espírito Santo, esse público, com a mesma faixa etária, no plano eleitoral representa 440,7 mil votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos últimos dias, tivemos algumas demonstrações aqui no Estado de que nem todos os políticos estão preparados para lidarem com essa nova ferramenta, a internet. Nova para a maioria deles, pois para esses jovens é parte do cotidiano.

Um estudo do Núcleo de Pesquisas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), realizado pelo professor Eugenio Giglio, junto a 576 jovens de 16 a 25 anos pela internet, mostrou o perfil da relação do jovem brasileiro com a política.

Desse total, 66% iniciaram ou ainda cursam o ensino superior e apenas 3% têm o ensino médio incompleto. Com relação à crença, 37% são católicos e 34% declararam não ter religião. Os evangélicos ocupam apenas 10% desse público.

Já com relação à política, 47% afirmaram ter começado a votar antes dos 18 anos e 78% garantem que não deixaram de votar em nenhuma eleição. Sessenta e nove por cento são contra o voto obrigatório, mas se não fossem, apenas 2% disseram que compareceriam sempre às urnas.

Quando perguntado como esses eleitores buscam informações sobre seus candidatos, os debates estão em primeiro lugar, com 23%, seguido da internet, jornais e revistas, que representaram juntos 38% das fontes buscadas. Já 13% procuram referências em outras pessoas para escolher em quem votar.

Os critérios para a escolha do candidato, para 54%, passam pelo histórico do político e vai até suas propostas. Dos que votaram nas últimas eleições, 65% se lembram do representante escolhido. Desses, 55% afirmaram acompanhar as ações dos eleitos.

Um dos grandes desafios dos políticos diante desse público jovem, que pode render excelentes resultados nas urnas, é conquistar sua confiança. A pesquisa da ESPM perguntou ainda qual palavra define a opinião deles sobre os políticos. No topo do ranking o trio: ladrão, corrupto e desonesto. A meta é tirar isso da cabeça deles, mas para que isso aconteça, na internet, tem que inovar e ter muita criatividade, além de estar alinhado às linguagens próprias deles. Boa sorte!

  • Alfinetadas. Do secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Octaciano Neto, em seu Twitter: “Enio Bergoli, que era o Secretário da Segep (Secretaria Extraordinária de Gerenciamento de Projetos), foi escalado por Paulo Hartung (PMDB) para recuperar o tempo perdido da Seag (Secretaria de Agricultura).”
  • Negociação. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa finalmente vai instalar uma comissão para debater o reajuste de 11,98% dos servidores da Casa. Todos os servidores dos outros Poderes já receberam.
  • Mediação. A comissão será formada por três servidores e terá a mediação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
  • Clima. Foi lida no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do deputado Rodrigo Chamoun (PSB), que trata das mudanças climáticas e de políticas contra o aquecimento global.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Prévias

O Dia de Finados, sempre chuvoso, concentrou os internautas na rede ontem e revelou as prévias do que será a próxima eleição no que diz respeito ao uso da internet. Houve farpas para todos os lados no Twitter. E até ameaça de processo.

Tudo começou quando o jornalista de A Gazeta Leonel Ximenes postou em seu microblog que o prefeito de Vila Velha, Naucimar Fraga (PR), era o único morador que não estava sofrendo com as chuvas, pois estava na China (foto).

Neucimar então tentou mandar uma mensagem direta para o jornalista, mas por um erro no uso do Twitter ela foi publicada: “Se insistir no tratamento pessoal, poderemos conversar no Tribunal.” Foi o suficiente para a ONG Transparência Capixaba e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo saírem em defesa de Leonel.

Em seguida, dezenas de jornalistas começaram repetir a mensagem de apoio do sindicato em seus microblogs. Como o colunista de A Tribuna Rafael Guzzo escreveu, foi um tiro no pé, pois a maioria interpretou como um atentado à liberdade de expressão. Leonel é morador de Vila Velha e postou também diversas consequências que as chuvas trouxeram para seu cotidiano.

O ex-juiz eleitoral e advogado Gustavo Varella foi além: “Nosso apoio a Leonel Ximenes. Criticar profissional que fala a verdade é coisa de débil mental ou despreparado... É só escolher!”, escreveu ele em seu Twitter. Neucimar se defendeu da onda de solidariedade ao jornalista. “Tenho direito a reagir contra perseguição pessoal e inverdades atribuídas a mim”, postou ele.

Depois de todo o embate, que não se limitou ao prefeito, mas envolveu ainda vereadores e secretários, fica a dúvida se os políticos estão preparados para usar a internet.

Alguns contratam assessores especificamente para cuidar de suas redes sociais, enquanto outros preferem estar à frente da situação. É aí que mora o perigo, pois não tem assessor para mediar o que será dito. Basta sacar o celular, mandar 140 caracteres para o Twitter e pronto.

É uma oportunidade de conhecer melhor o perfil deles, mas pode ser uma ameaça para a própria imagem. Lembram de quando o senador Aloízio Mercadante (PT) anunciou que deixaria a liderança do PT no Senado pelo Twitter, dizendo ser em “caráter irrevogável”? Logo depois levou um puxão de orelha do presidente Lula e voltou atrás.

É para esses escorregões que as autoridades devem ficar atentas. A internet é a bola da vez nas eleições de 2010 e dominada pelos jovens, que conseguem fazer grandes mobilizações por meio da rede, tanto para o bem, quanto para o mal.

  • Análise. Vale a pena ler ainda a análise do doutor em Comunicação e Cultura, Fabio Malini, sobre o caso envolvendo o prefeito Neucimar Fraga n o Twitter. Para ler clique aqui.
  • Pesquisa. E por falar em jovens e internet, amanhã apresento para vocês a pesquisa “Os jovens e a política”, realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, realizada pelo professor Eugenio Giglio.
  • Adesão. O movimento pelo reajuste de 11,98% dos servidores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ganhou na manhã desta terça-feira a adesão de outros sindicatos. Os servidores do Legislativo fecharam a entrada do órgão, mas os comissionados entravam pela garagem tranquilamente.
  • Trator. A história do trator de Águia Branca (foto), da comunidade de Massucatti, deve render mais esta semana. O Ministério Público mandou a prefeitura devolver a máquina para os produtores rurais em 10 dias.

  • Entrega. Enquanto isso o governador Paulo Hartung (PMDB) marcou para a próxima quinta-feira a entrega do trator para a comunidade, juntamente com o deputado estadual Luciano Pereira (DEM), que afirma ser autor da suposta emenda roubada pelo ex-titular da Secretaria Estado da Agricultura e presidente regional do PSDB, Ricardo Santos.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!