O Dia de Finados, sempre chuvoso, concentrou os internautas na rede ontem e revelou as prévias do que será a próxima eleição no que diz respeito ao uso da internet. Houve farpas para todos os lados no Twitter. E até ameaça de processo.
Tudo começou quando o jornalista de A Gazeta Leonel Ximenes postou em seu microblog que o prefeito de Vila Velha, Naucimar Fraga (PR), era o único morador que não estava sofrendo com as chuvas, pois estava na China (foto).
Neucimar então tentou mandar uma mensagem direta para o jornalista, mas por um erro no uso do Twitter ela foi publicada: “Se insistir no tratamento pessoal, poderemos conversar no Tribunal.” Foi o suficiente para a ONG Transparência Capixaba e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo saírem em defesa de Leonel.
Em seguida, dezenas de jornalistas começaram repetir a mensagem de apoio do sindicato em seus microblogs. Como o colunista de A Tribuna Rafael Guzzo escreveu, foi um tiro no pé, pois a maioria interpretou como um atentado à liberdade de expressão. Leonel é morador de Vila Velha e postou também diversas consequências que as chuvas trouxeram para seu cotidiano.
O ex-juiz eleitoral e advogado Gustavo Varella foi além: “Nosso apoio a Leonel Ximenes. Criticar profissional que fala a verdade é coisa de débil mental ou despreparado... É só escolher!”, escreveu ele em seu Twitter. Neucimar se defendeu da onda de solidariedade ao jornalista. “Tenho direito a reagir contra perseguição pessoal e inverdades atribuídas a mim”, postou ele.
Depois de todo o embate, que não se limitou ao prefeito, mas envolveu ainda vereadores e secretários, fica a dúvida se os políticos estão preparados para usar a internet.
Alguns contratam assessores especificamente para cuidar de suas redes sociais, enquanto outros preferem estar à frente da situação. É aí que mora o perigo, pois não tem assessor para mediar o que será dito. Basta sacar o celular, mandar 140 caracteres para o Twitter e pronto.
É uma oportunidade de conhecer melhor o perfil deles, mas pode ser uma ameaça para a própria imagem. Lembram de quando o senador Aloízio Mercadante (PT) anunciou que deixaria a liderança do PT no Senado pelo Twitter, dizendo ser em “caráter irrevogável”? Logo depois levou um puxão de orelha do presidente Lula e voltou atrás.
É para esses escorregões que as autoridades devem ficar atentas. A internet é a bola da vez nas eleições de 2010 e dominada pelos jovens, que conseguem fazer grandes mobilizações por meio da rede, tanto para o bem, quanto para o mal.
- Análise. Vale a pena ler ainda a análise do doutor em Comunicação e Cultura, Fabio Malini, sobre o caso envolvendo o prefeito Neucimar Fraga n o Twitter. Para ler clique aqui.
- Pesquisa. E por falar em jovens e internet, amanhã apresento para vocês a pesquisa “Os jovens e a política”, realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, realizada pelo professor Eugenio Giglio.
- Adesão. O movimento pelo reajuste de 11,98% dos servidores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ganhou na manhã desta terça-feira a adesão de outros sindicatos. Os servidores do Legislativo fecharam a entrada do órgão, mas os comissionados entravam pela garagem tranquilamente.
- Trator. A história do trator de Águia Branca (foto), da comunidade de Massucatti, deve render mais esta semana. O Ministério Público mandou a prefeitura devolver a máquina para os produtores rurais em 10 dias.
- Entrega. Enquanto isso o governador Paulo Hartung (PMDB) marcou para a próxima quinta-feira a entrega do trator para a comunidade, juntamente com o deputado estadual Luciano Pereira (DEM), que afirma ser autor da suposta emenda roubada pelo ex-titular da Secretaria Estado da Agricultura e presidente regional do PSDB, Ricardo Santos.
Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com
Siga-me no Twitter!
Fernando Mendes, tendo em vista que irá apresentar amanhã a matéria "Os jovens e a política", quero colaborar com seus estudos, no sentido de lhe dizer que recebi o informativo da UFES dessa semana, e nele vem comentada a pesquisa, de uma mestranda, que mostra que jovens marcam presença em partidos políticos. Abs.
ResponderExcluir