quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Correndo atrás do tempo perdido

Na avaliação de algumas lideranças políticas, o maior perdedor nas eleições deste ano no Espírito Santo foi o prefeito de Vitória, João Coser (PT). Como coordenador da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no Estado, ele não conseguiu nem que ela fosse a mais votada em seu município, além de não ter conseguido eleger nenhum de seus aliados.
Para quem não se lembra, quando Coser foi reeleito em 2008 e saiu das urnas com força para ser candidato a governador. Muito se especulou na época e houve até um racha no PT. Depois disso, o prefeito decidiu, antecipadamente, declarar apoio ao então pré-candidato ao governo e vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), que acaba de ser eleito o senador mais votado do Estado.

Coser então se colocou como o coordenador da pré-campanha de Ricardo, no entanto, o governador eleito Renato Casagrande (PSB) se manteve firme na disputa e cresceu. Resultado: o governador Paulo Hartung (PMDB) declarou apoio ao socialista e Ricardo ficou de fora, assim como o petista.

Passada toda a reviravolta no mercado político, o prefeito então tentava eleger deputado federal um de seus secretários, José Roberto Dudé (PT), no entanto, foi pressionado e teve que retirar a candidatura do companheiro. Mas para compensar todo o seu esforço, emplacou o vice na chapa de governador. O deputado estadual e presidente regional do PT, Givaldo Vieira, ficou com a vaga que já estava definida ainda quando Ricardo era o candidato do governo.

Restou então Coser apostar em dois nomes. Para deputado estadual, seu aliado de primeira linha, o presidente da Câmara de Vitória, o vereador Alexandre Passos (PT-foto). Já para o cargo de deputada federal, passou a apoiar a reeleição da deputada federal Iriny Lopes (PT).

Como diria Luiz Trevisan, "resumo dessa balada": Passos não foi eleito; Iriny se reelegeu pela média da coligação e; a então candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, foi a mais votada em Vitória.

No domingo de votação, enquanto o PT fazia uma bonita festa na porta do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Coser acompanhou a apuração de sua residência e não participou da festa. Desde o desastroso governo petista de Victor Buaiz, essa foi a primeira eleição que o partido consegue eleger quatro deputados estaduais.

Há quem avalie que o prefeito, que chegou a tirar licença para entrar na campanha, tenha sido prejudicado também devido a série de matérias sobre os gastos da prefeitura, com quiosques e jardinagem, por exemplo, além de ser muito lembrado devido ao trânsito caótico da capital capixaba, além de muitas vezes levar a culpa pelos transtornos (as vezes necessário) trazidos pelas obras do projeto Águas Limpas, do governo do Estado.

Hoje Coser viaja para Brasília, onde irá participar de uma reunião, as 15 horas, no diretório nacional do PT, com o núcleo de campanha de Dilma e tentará trazê-la ao Estado novamente. No entanto, há lideranças que acham difícil a petistas passar pelo Espírito Santo novamente, devido aos poucos votos que ele representa no cenário nacional.

Nota Verde

Esta semana, dois representantes da Cooperativa Sem Fronteira (SCF Internacional), organização que promove o desenvolvimento, crescimento e a integração de empresas agrícolas organizadas de forma coletiva, estiveram no Estado.

O principal objetivo dessa visita é melhorar o mercado para os grupos de base familiar que desenvolvem a agricultura orgânica, viabilizando o comércio justo.

A CSF busca desenvolver e promover o crescimento de pequenas empresas ou cooperativas agrícolas e alimentares. Promovendo, assim, uma ponte entre os produtores e consumidores tendo como resultado a comercialização local e internacional.

Mal na foto

O deputado estadual eleito Marcelo Coelho (PDT) já retorna para a Assembleia Legislativa no próximo mandato com uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) para responder na Justiça.

Ele é acusado de manter dois funcionários fantasmas em seu gabinete na Assembleia antes de ser cassado por infidelidade partidária. Uma funcionária morava em Aracruz e era estagiária de um consultório dentário. Já o outro, trabalhava no Mosteiro Zen de Ibiraçu.

Bem na foto

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), esteve ontem em Brasília para participar de reunião com o presidente Lula (PT) e acabou saindo na foto oficial ao lado do petista. No canto direito da foto de Ricardo Stuckert, da Presidência da República, é possível ver duas figuras que poderiam queimar o filme: Lobão e Renan Calheiros, ambos do PMDB.

Política nas Redes Sociais

A avaliação da marqueteira política Bete Rodrigues sobre o resultado da votação para escolha do sucessor ou da sucessora de Lula.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.