sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hartung começa a perder força

280410MHA_4941

Ao ser pressionado a retirar a candidatura de seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), e a declarar apoio ao nome do senador Renato Casagrande (PSB) na briga pelo comando do Palácio Anchieta, algumas lideranças avaliam que o governador Paulo Hartung (PMDB) começa a perder a força de principal articulador político do Estado, o que seria natural após as eleições e com a proximidade do fim de seu mandato.

O fato é que o governo declarou apoio aos socialistas, mas a candidatura do senador não era governista. Ela foi construída no isolamento e agora recebeu a adesão do governo e seus aliados. Até porque Ferraço aparecia melhor nas pesquisas e nem por isso permaneceu encabeçando a nova chapa defendida pelo governador. Isso levou o mercado político a colocar um pé atrás.

Neste momento, corre todo o tipo de justificativa e especulação. Hartung não defendia Ferraço publicamente, mas nos bastidores sempre se articulou para fazer seu sucessor. No entanto, de  repente, ele joga tudo o que construiu em torno do MHA_4894vice para o alto e diz que o melhor caminho é seguir com Casagrande? Isso não colou e levou algumas lideranças que confiavam cegamente no governador a pensarem melhor suas estratégias.

Os principais efeitos deverão ser sentidos no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira. Excessivamente governista, a mudança de posicionamento do peemedebista atinge os planos de muitos dos deputados que contavam com a palavra de apoio do governador em suas campanhas.

Os deputados Luciano Pereira (DEM) e Marcelo Coelho (PDT), por exemplo, colocaram seus mandatos em jogo ao trocarem de partido depois de seguir orientações palacianas. Tudo isso para esvaziar os palanques do PSB e do PSDB. E agora? Como eles ficam? Acordos já fechados com prefeitos também estremeceram.

Por vingança, as reações podem respingar na candidatura de MHA_4827 Casagrande, que passa a ser vista com um rótulo de governista. Mas também poderão beneficiar e muito o projeto do PSDB, que aposta no nome do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Mas tudo ainda é muito recente e pode mudar novamente.

Fontes ligadas ao Palácio contam que, assim como já houve duas reviravoltas no mercado político em pouco mais de um mês, “o fico e o mico”, como classificam alguns, as convenções também poderão trazer novidades. Isso porque as bases dos partidos estão pegando fogo e não engoliram esses acontecimentos.

Maior prejudicado com todas as mudanças, há quem acredite na possibilidade de Ferraço nem mesmo ser candidato ou recuar ainda mais e tentar uma vaga na Câmara dos Deputados, pois teria ficado muito desgastado com todo o processo.

  • Confuso. Deputados estaduais passaram o dia de ontem tentando entender o que de fato está acontecendo no mercado político capixaba. Conversei com cinco deles e cada um tinha uma explicação diferente. Todo mundo ainda bate a cabeça para entender.
  • Reforço. A direção estadual do PDT deverá orientar a bancada pedetista na Assembleia para que se una ao deputado Euclério Sampaio (PDT) no papel de oposição ao governo. Alguns ainda resistem.
  • Reforço II. Isso porque o presidente da sigla e prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, sempre deixou claro que estava no grupo palaciano por causa de Ferraço. Como ele foi retirado da cabeça de chapa, abriu caminho para artilharia.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os bastidores do grande teatro

280410MHA_4895 O anúncio do governador Paulo Hartung (PMDB) de que irá apoiar o senador Renato Casagrande (PSB) na disputa pelo Palácio Anchieta e que seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), não disputará mais sua sucessão, mas uma vaga no Senado, está recheado de movimentações de bastidores que não foram reveladas. Isso porque muitas lideranças fizeram suas declarações com cautela. No entanto, em off, elas soltaram o verbo.

280410MHA_408080 Uma delas é que Hartung, Ferraço e Casagrande apenas comunicaram uma decisão tomada em Brasília, por lideranças nacionais do PT, PSB e PMDB. Ao negociar a saída do deputado federal Ciro Gomes (PSB) da disputa pela Presidência da República, em favor do PT-PMDB, os socialistas teriam exigido apoio dos dois partidos nos estados onde eles têm chance de ganhar a eleição.

280410MHA_4934 Na última segunda-feira, a pré-candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, se reuniu com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. No dia seguinte Ciro anunciou sua saída da disputa e Ferraço e Casagrande se reuniram com o presidente Lula em Brasília. Há quem diga que Hartung também participou da reunião. Mas também dizem que não.

280410MHA_4877 Neste caso, teria havido o enquadramento das siglas nacionais aos diretórios regionais. O PMDB já tem a vice de Dilma e teria que abrir mão da candidatura própria aqui no Estado, entre outros, para apoiar a candidatura do PSB. Sem escolhas e de olho em uma vaga de ministro, Hartung, que disse que só iria se posicionar em junho, teve que declarar apoio a Casagrande e engavetar a pré-candidatura de Ferraço.

Ricardo Ferraço (PMDB)

O vice-governador foi questionado que apesar de dizer que está otimista, ele estaria com a voz embargada. Ele respondeu o seguinte para a repórter.

“O meu coração está manifestando aquilo que estou sentindo. Evidentemente que esse é um momento de profunda serenidade. Não há o que comemorar. Não estamos aqui numa festa. Estamos aqui anunciado um fato importante, que ocasiona um conjunto de forças políticas, que querem continuar trabalhando em favor do Espírito Santo. A minha voz é assim. Sou calmo por natureza”, classificou Ferraço.

MHA_4773 Logo depois foi lhe perguntado que reação esperava de seu pai, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), que classificou a decisão de Hartung de “demoníaca.” Ferraço respondeu: “Não sei se meu pai vai aceitar bem ou mal. Mas é a minha decisão.”

Com relação a Vidigal, o vice-governador diz que ele é muito mais que um aliado, é um irmão. “A política não nos afastará. O diálogo vai resolver isso”, contorna ele.

Quando foi questionado sobre os novos arranjos, Ferraço foi direto ao ponto. “Continuo ajudando, mas o papel de coordenador é de Casagrande agora. É o zerar dos velocímetros”, disse ele.

Lideranças avaliam que o vice-governador mais uma vez saiu enfraquecido por uma reviravolta no mercado político, trazendo desgaste como no anúncio do “fico.”

Paulo Hartung (PMDB)

MHA_4876 O tempo todo o governador ressaltou a importância da governabilidade, acima até da vitória do pleito. “Existia o risco de ganhar, comemorar, tomar posse e não conseguir transformar boas ideias em ações. O risco existe. Essas conversas são sempre complicadas. Mas o mais difícil foi feito, que é a composição dos dois (Ferraço e Casagrande). Eu também coloquei pilha para eles conversarem”, contou Hartung.

PR

No PR o sentimento é de dúvida. Os republicanos avaliam se esse arranjo já não estava articulado para isolar a sigla, que pode encontrar dificuldades para ter um palanque estadual, pois o partido nacionalmente está com Dilma e por aqui só sobraria o palanque de Serra, com Luiz Paulo.

Sérgio Vidigal (PDT)

280410MHA_49039a O presidente estadual do PDT e prefeito da  Serra, Sérgio Vidigal, não estava muito feliz ontem, segundo diversas lideranças. O partido não quer dividir o palanque com adversários do PSB, mas nacionalmente não querem dar palanque para o PSDB, o que pode frustrar uma aliança com o deputado federal e pré-candidato ao governo Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Dizem que Hartung chegou a ligar para Vidigal, o convidando para participar da coletiva, mas o prefeito recusou o convite. A densidade do ex-prefeito Audifax Barcelos (PSB) no município também preocupa o grupo do prefeito, que se junta ao PR para tentar um novo espaço na sucessão estadual.

  • Beneficiado. Há fortes indícios no mercado político de que o ex-presidente do Bandes e da Amunes Guerino Balestrassi (PV) deverá ser o segundo indicado para concorrer uma vaga no Senado na chapa palaciana. Amanhã ele participa do lançamento oficial da pré-candidatura de Casagrande ao governo, no cerimonial Oasis.
  • Cliques. A galeria de fotos do post de hoje é um presente do fotógrafo Marcelo Andrade para o blog.blog fernando carreiro
  • Mérito. O furo político da semana sem dúvida vai para o blogueiro e jornalista Fernando Carreiro, que antecipou em seu blog na segunda-feira toda a reviravolta ocorrida ontem.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A dúvida que corrói

PH O silêncio do governador Paulo Hartung (PMDB) sobre quem poderá receber seu apoio na disputa pelo comando do Palácio Anchieta, segundo algumas lideranças, vem corroendo as alianças em torno da candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB). Isso porque há muitas dúvidas no mercado político capixaba.

O PR, que era aliado de primeira hora, recuou de sua decisão de declarar apoio oficial a Ferraço e só vai decidir com quem vai andar lá na frente. Provavelmente só após o governador se posicionar. Enquanto isso, vai conversar com o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e com o senador Renato Casagrande (PSB), que também são pré-candidatos ao governo.

DEM e PPS, que já haviam sinalizado apoio ao nome de Ferraço, ontem também recuaram e decidiram adiar essa definição, como conta o vereador de Vitória Max da Mata (DEM).

“Essa decisão vai ficar mais para frente. E como não tem nada definido na majoritária, vamos ver onde conseguimos a melhor coligação proporcional para os dois partidos (DEM e PPS). Qualquer um dos três pré-candidatos se encaixam com os nossos temas”, relatou o democrata.

Os dois partidos decidiram ainda que vão andar juntos, independente de qualquer coisa, nas eleições deste ano. Também pedirão votos para o candidato à Presidência da República do PSDB, o ex-governador José Serra.

“Se quiserem a gente no palanque, vão ter que aceitar essas condições. Também tivemos uma reunião com o PV, que tem chapa montada e candidata à Presidência da República, que é a senadora Marina Silva. Temos que lembrar que não têm só Serra e Dilma Rousseff (PT)”, argumenta Max.

Ricardo Ferraço O PSC, que reúne um número expressivo de evangélicos, também já estaria conversando com outros pré-candidatos. O fato é que a candidatura de Ferraço, que começou com um movimento chamado de Avança Espírito Santo, parece ter recuado nas últimas semanas, o que tem deixado lideranças do PMDB de cabelo em pé.

E o mercado vai ferver ainda mais após esta sexta-feira, quando Casagrande deverá fazer um discurso de candidato no evento do partido. Já tem gente cercando algumas figuras de todos os lados para que não pousem na foto ao lado do socialista na festa de lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Estado.

  • Concorrido I. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) SE1_0018_10_convite prepara evento para amanhã, a partir das 10 horas, na Praça do Papa, em Vitória. Terá tantos políticos que será difícil acomodar todos no palco que já está sendo montado
  • Concorrido II. Quem passou pelo local na tarde de ontem já viu alguns dos 110 equipamentos, como retroescavadeira, moto niveladora, pá carregadeira, rolo compactador, caminhão pipa e caminhão basculante, que serão entregues pelo governo do Estado aos municípios capixabas.
  • Eleitores. E por falar em concorrido, teve gente que se lado a lado serra assustou com o número de pessoas e lideranças que o ex-prefeito da Serra e pré-candidato a deputado federal Audifax Barcelos (PSB) carregou para a última reunião do projeto Lado a Lado com o Senado, de Casagrande, que ocorreu no município.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

terça-feira, 27 de abril de 2010

“Eu coloco do meu bolso”, afirma Malta

Malta show Finalmente o senador Magno Malta (PR) abriu o jogo e disse quem financia a caravana do “Todos contra a pedofilia”, que leva shows nacionais para diversas localidades do Espírito Santo e até para outros estados. O republicano também disse que vai participar das articulações em torno da disputa pelo governo do Estado mais de perto a partir de agora. Confira o que disse o parlamentar.

Shows

Sobre a caravana de shows que deverão render bons frutos para o seu projeto de se reeleger este ano, Malta disse que é ele mesmo quem banca todos os custos. E põe custos nisso.

“Nessa causa ninguém tem cachê. Tenho uma carreta-palco há mais de 10 anos e é com ela que levamos os shows”, disse ele. Mas e as passagens, hospedagens, seguranças e demais custos?

“Se tiver faltando dinheiro eu ponho do meu bolso, pois sou cantor e as pessoas me pagam direitos autorais”, afirma o parlamentar-cantor, sem falar em valores.

Twitter

Sobre o ato de ter me bloqueado em seu Twitter após as indagações sobre os gastos da caravana, a assessoria do senador disse que foi um erro de sua equipe, por não saber operar direito o microblog.

twitter-post-bloqueado Disse que, por um descuido, quase todos os seguidores do parlamentar foram bloqueados. O problema é que eles não sabem que o Twitter não dispõe de nenhuma alternativa que lhe permite fazer um bloqueio em massa. Essa não colou e eu continuo bloqueado, sem poder ver em minha timeline os tweets do senador.

A assessoria confessou ainda que, em alguns casos, não é Malta quem posta em seu microblog, mas seus assessores. “Não sei mexer direito e não sei inglês”, explica o próprio senador.

Eleições

Depois de fazer o PR recuar da antecipada declaração de apoio à candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), Malta disse que vai acompanhar mais de perto as articulações do partido. Isso porque o presidente da sigla e prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, é fã de carteirinha do peemedebista e poderia influenciar no entendimento junto às outras siglas.

“O PR não tem consenso interno. Neucimar mantém sua postura, mas o partido vai discutir o apoio até o final. Não fechamos as portas para ninguém e vamos conversar com o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e com o senador Renato Casagrande (PSB)”, ressaltou Malta, listando os demais pré-candidatos ao governo no Estado.

Perguntei ao senador então, com qual dos três nomes ele teria afinidade ideológica para construir um projeto para o Estado. E ele soltou a pérola: “Afinidade ideológica ninguém tem.” Parece então que o único objetivo é ganhar.

Insisti para que falasse com quem preferia caminhar nas eleições deste ano e ele disse o que acha de cada um dos três principais candidatos ao governo:

Luiz Paulo Luiz Paulo - “É o mais aberto e gosto muito dele e de suas posições. Também gosto muito da mãe dele, Mariazinha Vellozo Lucas (ex-deputada estadual).”

Casagrande - “Ele tem um bom trabalho e tem ganhado destaque. É um bom nome.”

Ferraço - “Cresceu muito.”

Por fim, tudo indica que o PR deverá fechar mesmo é com o PSB de Casagrande, pois ambos são da base de apoio do presidente Lula, que aposta no nome de Dilma Rousseff (PT) para disputar a Presidência da República. A coligação proporcional também traria mais vantagens para o PR ao lado do PSB, tendo em vista que a chapa palaciana já está com nomes demais.

  • Bicadas I. Do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal César Colnago (PSDB) no Twitter: “2,4 mil projetos a espera de votação no Congresso. O Brasil precisa repensar seu Parlamento.”
  • Bicadas II. O deputado federal e candidato a reeleição Carlos Manato (PDT) rebateu: “@CesarColnago e quantos ai na Assembleia?”
  • Vazou. O que ninguém esperava era que o o fato de Casagrande ter assumido pela primeira vez ser candidato, em uma reunião para poucas pessoas em Barra de São Francisco, iria vazar. Obrigado as minhas fontes daquela cidade. Além de publicar com exclusividade em A Tribuna ontem, coloco aqui o vídeo para vocês conferirem com os próprios olhos e ouvidos.
  • Promessa. Não foi possível postar hoje o especial sobre como usar o Twitter na política, mas ele sai ainda esta semana.
  • Seminário. Enquanto vê seu PV com dificuldades para fechar  alianças, o ex-presidente do Bandes e Balestrassi pré-salpré-candidato ao Senado Guerino Balestrassi corre em busca de visibilidade. Ele participou ontem do seminário “A Importância do Pré-sal para o Espírito Santo e para a Educação”, em Vila Velha.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Perguntar não ofende

Malta bloqueia O senador Magno Malta (PR) me bloqueou em seu Twitter. O motivo? Eu tinha uma dúvida. Quem financia as caravanas de shows nacionais contra a Pedofilia? Já enviei e-mail para ele, mas não foi respondido. Mandei mensagem pelo microblog e fui bloqueado. Mas que mal há em responder isso?

Da primeira vez que tentei entender como esses eventos eram financiados, houve uma grande confusão, mas nada foi esclarecido. O e-mail que mandei para o senador jamais foi respondido. O que será de tão sigiloso por trás dessas caravanas nacionais do “Todos contra a Pedofilia”? Por que não se pode responder quem paga as viagens, hospedagens, alimentação, segurança, estrutura de palco e publicidade dessa campanha?

Hoje lancei a pergunta no Twitter e vi que não sou o único que tem essa dúvida. Em poucos minutos já tinha bastante usuários replicando o questionamento pela internet. É importante lembrar que Malta foi eleito pelos capixabas e é um homem público, que é remunerado com dinheiro público e por isso deve satisfação a seus eleitores, ainda mais em ano que vai tentar a reeleição.

Só para lembrar, se reeleito, Malta ficará mais oito anos no Senado. Ao bloquear alguém em seu microblog (acredito que não fui o primeiro) o parlamentar mostra que não está disposto a ser questionado ou a prestar contas de suas atividades. Como então um eleitor pode confiar sua representação a um político assim?

Quem sabe até o final do dia alguém entre em contato dizendo que foi um mal entendido, problema da assessoria ou algo do tipo. Só espero que tenham uma resposta sobre o financiamento dos grandes shows que são promovidos pelo senador.

É muito importante esclarecer certos pontos para que o eleitor não confunda ações privadas com as oficiais promovidas pela CPI da Pedofilia, da qual Malta faz parte no Senado. Comissão que já gerou polêmica para o senador, que chegou a ser acusado de usar o dinheiro da CPI para viajar para Dubai no ano passado.

magnomalta6 No mercado político, não há dúvidas de que a reeleição de Malta está mais que ligada aos eventos com diversos shows que promove no combate à pedofilia. Há quem diga que são praticamente showmícios.

Já que não tem como sabermos o quanto é gasto com esses shows e nem mesmo com as caravanas contra a pedofilia, trago para vocês os custos do senador nos três primeiros meses deste ano com verbas indenizatórias do Senado. Isso fora o salário, passagens aéreas e outros benefícios. Sem falar nos gastos da CPI, que são pagos separadamente.

Em janeiro o Senado estava em recesso e Malta gastou R$ 8.855,31. Em fevereiro, mês de pouco trabalho em Brasília, o senador gastou R$ 10.092,90. No último mês, os gastos do republicano chegaram a R$ 9.434,63. Bom, esses foram alguns que consegui rastrear na internet. Agora vamos torcer para que Malta seja um pouco mais transparente e divulgue os dados.

  • Resort. Um grupo de prefeitos e secretários municipais capixabas continuam até amanhã no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, em reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
  • TwicontroES I. A segunda edição do TwicontroES foi marcada por um imprevisto e acabou acontecendo na Kaffa Cafeteria, em frente a Ufes, no último sábado.
  • TwicontroES II. Os coordenadores falaram para o público em geral e não foi possível aprofundar mais os debates. No entanto, o público mostrou-se bem interessado no uso político do Twitter. Amanhã vocês conferem aqui um especial sobre o assunto, com dicas e sugestões.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.