quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O último homem de Hartung

Desde o início do atual governo, o mercado político sempre considerou que o governador Paulo Hartung (PMDB) tinha apenas três homens de confiança: Sérgio Aboudib, Tião Barbosa e Neivaldo Bragato. Os dois primeiros já deixaram sua gestão e o terceiro se prepara para pedir licença e entrar de vez na campanha eleitoral.


Em 2008, o peemedebista mexeu seus pauzinhos e surpreendeu o cenário eleitoral com a indicação do seu então chefe de gabinete, o jornalista Tião Barbosa (PMDB), como vice-prefeito na chapa de João Coser (PT), na Prefeitura de Vitória.


No ano passado, foi a vez de seu ex-chefe da Casa Civil Sérgio Aboudib, que era a ponte do governo com a Assembleia Legislativa, ser agraciado com uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES).


Sobrou Bragato, que está retornando de férias e deverá se licenciar do cargo de secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas para se dedicar ao processo eleitoral. Em seu lugar, quem deverá assumir interinamente é o subsecretário de Logística e Transportes Valdir Uliana.


Ele avisa, no entanto, que não está deixando o governo. Sai para participar da campanha do senador Renato Casagrande (PSB) e depois volta para os últimos três meses de gestão de Hartung. O secretário, conhecido por suas qualidades técnicas e por ser um homem de bastidor, vai atuar como um dos coordenadores de campanha de Casagrande, mas sua maior função deverá ser a captação de doações para a campanha, devido ao seu estreito relacionamento com a classe empresarial. Há quem diga que Bragato possa fazer parte do governo socialista, caso o PSB ganhe as eleições.


Ao que tudo indica, Hartung não deverá mesmo entrar de fato na campanha, mas participa de outras formas e dando outros tipos de apoio. Uma coisa é certa no mercado político, ao lado do senador Magno Malta (PR), que integra a chapa de Casagrande em busca da reeleição, o governador não irá aparecer de forma alguma.


Nota Verde

O município de Guaçuí foi sede da primeira de uma série de oficinas, promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), para a validação do Zoneamento Ecológico Econômico Territorial e Costeiro (ZEE-ES), instrumento que irá nortear a ocupação territorial de acordo com as características de cada região capixaba.


Por meio do ZEE-ES, será possível definir áreas estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, orientando os investimentos do poder público e setor empresarial e interesses da sociedade civil de acordo com as peculiaridades regionais do Espírito Santo. O único problema é que os prefeitos estão chegando com até duas horas de atraso nos eventos. Após o documento entrar em vigor, vai ser tarde para reclamar.


Interage

Já estão abertas as inscrições para a quarta edição do projeto "Mesa redonda com o seu representante", promovido pela Transparência Capixaba Jovem, que será com a ex-deputada estadual e candidata ao governo do Estado Brice Bragato (Psol).


Para a sabatina, que ficou conhecida nas redes sociais como #Interage, foram disponibilizadas 15 vagas. O encontro será no próximo dia 17, na sede da Câmara de Comércio Americana (AmCham), as 16 horas. Inscrições pelo e-mail jovem@transparenciacapixaba.org.br.


Estado laico

No Twitter, o vereador de Vitória Juarez Vieira (PSB) convida para uma audiência pública com o tema "Religião: oprime ou liberta." Fico a me perguntar o que isso tem a ver com a atividade da Câmara de Vereadores ou do parlamentar. Mais gastos...


Política nas Redes Sociais

Em época de eleição, parece que vale tudo mesmo. O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que vai tentar a reeleição, vem usando o Twitter para pedir aos eleitores que não votem em seus colegas de plenário que faltaram o trabalho esta semana.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

E a fiscalização? Onde está?

As cenas que estão sendo vistas e relatadas durante a campanha eleitoral no interior do Estado são de arrepiar. O abuso de poder econômico e político seguem normalmente como nos demais pleitos, como se fosse algo tradicional na política brasileira, em especial em um município do Sul do Espírito Santo, na região do Caparaó.

Pelo que algumas fontes me contam, comprar um vereador em cidade do interior para contar com seus serviços de cabo eleitoral tem sido mais fácil do que comprar um dropes de bala Halls na esquina.

Certo deputado federal, por exemplo, já teria comprado cinco parlamentares desta cidade, cada um deles por R$ 30 mil. Tudo para que o apóiem e o ajudem em seu projeto de reeleição este ano. Cabeças de gado também teriam entrado em outras negociações.

Outro caso que vem ocorrendo é a exigência para que os servidores públicos ocupantes de cargos comissionados tenham que frequentar eventos políticos. Geralmente as agendas são passadas pelos secretários de cada pasta nos municípios.

Em um dos casos, relata uma fonte, um secretário municipal de Saúde até passa uma lista de presença para atestar quem cumpriu sua ordem. Quem não comparece pode ser punido.

“Agora as outras secretarias também vão adotar esse sistema, que já era realizado, mas não com a obrigatoriedade de assinarem a lista de presença. Os que não comparecerem aos eventos receberá uma advertência e somando três, serão exonerados”, relata.

Casos de funcionários fantasmas então, nem me fale. São os mais comuns nesta época, quando recebem dos cofres públicos para fazerem campanha para determinados aliados de prefeitos. O problema é que além de ocupar um cargo, há relatos de pessoas que estão ocupando até mais de um, pois acumula outra nomeação no governo do Estado, inclusive em uma agência do programa Nosso Crédito.

É necessário que os órgãos de fiscalização, principalmente o Ministério Público, ajam para manter uma disputa equilibrada e sem vantagens trazidas pelo dinheiro de um candidato rico ou abuso de prefeitos e vereadores e que se valem do cargo para fazerem politicagem em épocas de eleição. O problema é que em algumas localidades, são as prefeituras que arcam com certas despesas dos promotores, como as com moradias. Sendo assim, fica difícil ter uma relação de independência.

Nota Verde

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) firmaram parceria com o Instituto Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado, para ampliar o número de produtores rurais cadastrados no ProdutorES de Água.

Nesta primeira fase, 80 propriedades serão mapeadas por técnicos do Instituto Terra nas bacias dos rios Guandu e São José, dois afluentes do rio Doce. Atualmente, 17 proprietários rurais já estão sendo remunerados por preservarem áreas importantes para água nestas regiões. A meta do governo é dobrar o número de propriedades cadastradas no projeto nestas regiões.


Google nas eleições

O Google Brasil anunciou ontem um pacote de ferramentas para tornar ainda mais fácil encontrar conteúdo relevante sobre os candidatos na web. Além disso, a empresa fechou uma parceria inédita com a TV Bandeirantes, que pretende aproximar eleitores e políticos.

Pelo Google Maps, por exemplo, é possível acompanhar agenda de viagens dos candidatos e ver um histórico eleitoral por estado no Brasil. O Google Insights for Search recebeu um cruzamento de informações com o Google News. Além de acompanhar as tendências de busca sobre um determinado candidato ou assunto, é possível saber quais notícias foram publicadas durante o mesmo período. Confiram todos os detalhes em http://www.google.com.br/eleicoes2010.

Política nas Redes Sociais

A plataforma Eleitor 2010 (http://eleitor2010.com) tem recebido cada vez mais relatos de crimes eleitorais. O foco do site é no testemunho do eleitor, que pode enviar fotos, vídeos, depoimentos e áudio de denúncias. Até agora não há relatos sobre a situação do Espírito Santo. Registrem lá o que estão vendo!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estratégias que podem tirar votos

Realizadas por alguns partidos e escritórios de marketing eleitoral, pesquisas sondam os tipos de abordagens que não agradam o eleitor na hora de pedir votos. As entrevistas revelam que, aqueles que votam na Grande Vitória, não são muito chegados em algumas práticas até então comuns em épocas de eleição.

Moradores de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi, por exemplo, responderam que repudiam ser abordados em feiras livres ou ter que conviver com o som alto de peruinhas e trios elétricos que divulgam os jingles dos candidatos.

Este final de semana eu estava na Mata da Praia, quando bem cedo um trio elétrico de um candidato a deputado estadual transitava pela Praia de Camburi com um som estridente e uma música irritante. A ideia era atingir quem estava no calçadão, mas se esqueceu que do outro lado da via há centenas de residências com pessoas que tiveram seu sono interrompido.

O uso do trio elétrico nos finais de semana logo pela manhã também tem sido rejeitado em bairros de periferia, como Santo Antônio e São Pedro, em Vitória, assim como as piruinhas que geralmente ficam o dia todo com o som alto, tocando os jingles.

As abordagens em feiras tradicionais como as de Jardim da Penha e Jardim Camburi já se tornou ponto cativo na agenda dos candidatos, mas as pesquisas apontam que a maioria das pessoas não gosta de ser abordada nestes locais. O ideal seria ficar nas proximidades, fazendo contato com quem já fez suas compras, pois estarão indo para casa e ainda haverá mais chance de lembrarem e comentarem algo sobre o candidato com familiares. A possibilidade dele não descartar o material de campanha também é maior.

No interior, as estratégias são diferentes e, principalmente em cidades menores, as pessoas até curtem esse clima eleitoral, mas na Região Metropolitana, as eleições só deverão contagiar no último mês de campanha.

É importante levar em conta que nem toda tática utilizada em Barra de São Francisco e que rendeu muitos votos, funcionará da mesma forma com os eleitores de Vila Velha, por exemplo. São públicos diferentes. Nas cidades menores, uma significativa parcela da população é formada por servidores públicos, que são mais ligados nas questões políticas, que os afetam diretamente a cada pleito.

Sendo assim, após um mês de campanha, já tem comitê se reunindo para fazer balanços e reavaliar como estão as estratégias e o que é preciso reforçar ou mudar. A partir do próximo dia 17, começa a propaganda na TV e é aí que o tema deverá realmente começar a entrar na pauta da população em geral.

Até agora, a estratégia com maior aceitação dos eleitores da Grande Vitória é o corpo a corpo. As boas e velhas caminhadas é o estilo com a melhor aceitação entre a sociedade da região.

Nota Verde

Com apenas 7,5% da área original conservada em fragmentos florestais, a Mata Atlântica ganhou mais um incentivo para a criação e ampliação de unidades de conservação. O Ministério do Meio Ambiente lançou chamada para apresentação, até 27 de agosto, de projetos cujo objetivo seja contribuir para a proteção, o manejo sustentável e a recuperação da Mata Atlântica, considerada um sumidouro de carbono de importância global para o clima e com relevante biodiversidade.

Base cartográfica, situação fundiária, uso do solo, situação socioeconômica de municípios são alguns dos estudos técnicos necessários à criação ou ampliação de unidades de conservação, assim como consultas públicas. Tais estudos serão apoiados pelo edital, que vai disponibilizar R$ 1,45 milhão. Cada instituição proponente poderá receber um máximo de R$ 260 mil, sendo R$ 80 mil para projeto de UC estadual e R$ 50 mil para cada área de UC municipal a ser criada. Os valores da contrapartida devem ser de, no mínimo, 20% e serão contempladas categorias de UCs previstas no SNUC (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002), com exceção de áreas de proteção ambiental e florestas estaduais ou municipais. (Fonte: Ambiente Brasil)

Agenda

O senador Renato Casagrande, candidato ao governo do Estado, faz hoje à tarde, na Serra, uma caminhada, a partir das 15h30, partindo do bairro Barcelona. A expectativa é de que o prefeito da cidade, Sérgio Vidigal (PDT), deixe o gabinete para andar juntamente com a comitiva, que também será integrada por seus queridinhos, o vice-governador licenciado Ricardo Ferraço (PMDB) e o senador Magno Malta (PR), que concorrem às duas vagas do Senado em disputa.

Agenda II

O também candidato ao governo e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) lança nesta terça-feira (3), no Cerimonial Oásis, em Vitória, os “Planos de Governo Colaborativos do PSDB no Espírito Santo: Proposta Serra e Proposta Luiz Paulo.” O evento, que começa as 10h30, contará com a presença do coordenador do programa de governo do presidenciável José Serra (PSDB), Xico Graziano.

Formspring

“Você consegue se manter imparcial diante de tantos agentes e projetos políticos? Pode nos contar em quem vai votar? Chapa completa, hein? (deputado estadual, federal, senador, governador e presidente)?”, Anônimo.

Fernando Mendes - Não só consigo me manter imparcial, como também preciso, por uma questão de ética e qualidade da informação que busco para publicar no blog. Se eu responder a segunda pergunta, estarei contrariando o que escrevi sobre a primeira.

Quer mandar perguntas também? Vá até o meu Formspring!


Política nas Redes Sociais

Impressionado. Foi assim que o jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas e professor da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, ficou ao perceber a utilização do Twitter na campanha eleitoral brasileira em 2010.

Em entrevista ao Terra, Rosental foi ainda mais longe dizendo que o uso do microblog ganhou mais importância no País do que na campanha que elegeu o presidente dos EUA, Barack Obama. “Assim? Nunca vi, nem nos EUA em 2008. A internet vai ter uma importância nessa eleição como nunca teve antes”, afirmou o pesquisador.

Para Rosental, o que torna a internet e, especialmente, o Twitter um diferencial na campanha eleitoral deste ano, é o fato de o internauta brasileiro ser mais ativo em rede social que o internauta americano. (Fonte: Política Livre)

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.