quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O último homem de Hartung

Desde o início do atual governo, o mercado político sempre considerou que o governador Paulo Hartung (PMDB) tinha apenas três homens de confiança: Sérgio Aboudib, Tião Barbosa e Neivaldo Bragato. Os dois primeiros já deixaram sua gestão e o terceiro se prepara para pedir licença e entrar de vez na campanha eleitoral.


Em 2008, o peemedebista mexeu seus pauzinhos e surpreendeu o cenário eleitoral com a indicação do seu então chefe de gabinete, o jornalista Tião Barbosa (PMDB), como vice-prefeito na chapa de João Coser (PT), na Prefeitura de Vitória.


No ano passado, foi a vez de seu ex-chefe da Casa Civil Sérgio Aboudib, que era a ponte do governo com a Assembleia Legislativa, ser agraciado com uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES).


Sobrou Bragato, que está retornando de férias e deverá se licenciar do cargo de secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas para se dedicar ao processo eleitoral. Em seu lugar, quem deverá assumir interinamente é o subsecretário de Logística e Transportes Valdir Uliana.


Ele avisa, no entanto, que não está deixando o governo. Sai para participar da campanha do senador Renato Casagrande (PSB) e depois volta para os últimos três meses de gestão de Hartung. O secretário, conhecido por suas qualidades técnicas e por ser um homem de bastidor, vai atuar como um dos coordenadores de campanha de Casagrande, mas sua maior função deverá ser a captação de doações para a campanha, devido ao seu estreito relacionamento com a classe empresarial. Há quem diga que Bragato possa fazer parte do governo socialista, caso o PSB ganhe as eleições.


Ao que tudo indica, Hartung não deverá mesmo entrar de fato na campanha, mas participa de outras formas e dando outros tipos de apoio. Uma coisa é certa no mercado político, ao lado do senador Magno Malta (PR), que integra a chapa de Casagrande em busca da reeleição, o governador não irá aparecer de forma alguma.


Nota Verde

O município de Guaçuí foi sede da primeira de uma série de oficinas, promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), para a validação do Zoneamento Ecológico Econômico Territorial e Costeiro (ZEE-ES), instrumento que irá nortear a ocupação territorial de acordo com as características de cada região capixaba.


Por meio do ZEE-ES, será possível definir áreas estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, orientando os investimentos do poder público e setor empresarial e interesses da sociedade civil de acordo com as peculiaridades regionais do Espírito Santo. O único problema é que os prefeitos estão chegando com até duas horas de atraso nos eventos. Após o documento entrar em vigor, vai ser tarde para reclamar.


Interage

Já estão abertas as inscrições para a quarta edição do projeto "Mesa redonda com o seu representante", promovido pela Transparência Capixaba Jovem, que será com a ex-deputada estadual e candidata ao governo do Estado Brice Bragato (Psol).


Para a sabatina, que ficou conhecida nas redes sociais como #Interage, foram disponibilizadas 15 vagas. O encontro será no próximo dia 17, na sede da Câmara de Comércio Americana (AmCham), as 16 horas. Inscrições pelo e-mail jovem@transparenciacapixaba.org.br.


Estado laico

No Twitter, o vereador de Vitória Juarez Vieira (PSB) convida para uma audiência pública com o tema "Religião: oprime ou liberta." Fico a me perguntar o que isso tem a ver com a atividade da Câmara de Vereadores ou do parlamentar. Mais gastos...


Política nas Redes Sociais

Em época de eleição, parece que vale tudo mesmo. O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que vai tentar a reeleição, vem usando o Twitter para pedir aos eleitores que não votem em seus colegas de plenário que faltaram o trabalho esta semana.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

2 comentários: