terça-feira, 10 de agosto de 2010

Órfãos da campanha

Muitos hartunguistas roxos terão que ficar chupando dedo nas eleições deste ano, sem poder contar com imagens e participação do governador Paulo Hartung (PMDB) em suas propagandas eleitorais. Eles estão sendo chamados de “órfãos da campanha” e não poderão "sugar" da aprovação popular do peemedebista.

Isso porque a Lei 12.034, sancionada no ano passado, incluiu no artigo 45 da Lei das Eleições (9.504/97), o seguinte texto: “É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.”

Sendo assim, Hartung só poderá aparecer nas propagandas dos candidatos que estiverem coligados com o PMDB, caso contrário, o candidato e o governador estarão descumprindo a legislação eleitoral.

Poderão contar com a participação do governador em suas campanhas os partidos que estão na coligação do candidato ao governo e senador Renato Casagrande (PSB). São eles: PRB, PP, PDT, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PSDC, PHS, PTC, PSB, PV, PRP, PC do B E PT do B.

Já os candidatos dos partidos que integram a coligação do também candidato e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que são PTB, PPS, DEM, PMN e PSDB, estão proibidos de colarem suas imagens ao governador.

Aquelas tradicionais montagens com uma foto ao lado da imagem do governador, para quem não está na coligação do PMDB, terão que ficar de fora das campanhas deste ano. O que é trágico para muitos que passaram os últimos oito anos surfando na onda de aprovação popular de Hartung, mas que acabaram no lado oposto da disputa por sua sucessão, isso porque ele já declarou apoio a Casagrande.

Vejamos alguns casos, como o do deputado estadual Paulo Roberto Ferreira (PMN). Ele é o líder de Hartung na Assembleia Legislativa, mas por divergências entre a direção de seu partido e o PSB, acabou na chapa tucana e não poderá ter material de campanha utilizando o nome do governador que o nomeou para o cargo, que inclusive continua ocupando.

“Como pode o governador ser do PMDB, que é da coligação de Casagrande, e ter como líder na Assembleia um deputado filiado ao PMN, partido que é da coligação do Luiz Paulo? Essa mistura é complicada e abre a discussão da fidelidade partidária”, observa um advogado eleitoral.

Há ainda o caso dos ex-secretários de Estado Luciano Rezende (PPS) e Rodney Miranda (DEM), que são candidatos a deputado estadual e também não poderão fazer campanha utilizando a imagem de Hartung.

A restrição atingirá ainda outros deputados que sempre foram aliados de Hartung, como o presidente da Assembleia, Elcio Álvares (DEM), e os deputados César Colnago (PSDB), Theodorico Ferraço (DEM), Janete de Sá (PMN), Athayde Armani (DEM), Giuliano dos Anjos (DEM), Luciano Pereira (DEM), entre outros.

E por falar em Armani, ele será duplamente prejudicado, pois um de seus principais aliados no Norte é o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que também é do PMDB e terá de ficar de fora de sua campanha. Ou seja, é bom lembrar que regra também vale para prefeitos.

Nota Verde

Foi criado na semana passada, o Grupo Executivo do Meio Ambiente composto pelos secretários municipais da pasta da Região Metropolitana (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari) e da cidade de Anchieta.

Entre as ações a serem discutidas nesse Grupo Executivo estão a questão dos resíduos sólidos, os problemas com a licença ambiental, a erosão nas praias e a aplicação do Código Florestal. O grupo será parte integrante da Associação dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Espírito Santo (Anamma-ES).

Quem é ele?

Entre as caminhadas e corpo a corpo realizadas por Casagrande, um político acabou atingido por uma bandeira, justamente na hora do clique. Será que vocês conseguem identifica-lo? Deixem suas respostas no espaço destinado a comentários, logo abaixo. Um dica: o evento foi em Cariacica.


Política nas Redes Sociais

Como o Congresso Nacional não legisla, mais uma vez as eleições estão sendo regidas por normas criadas pela Justiça. Além de censurar os programas de humor, que não podem falar de política, limitaram a militância dos blogueiros. Sobre isso, deixo aqui um tweet do sempre bem humorado deputado estadual Wanildo Sarnáglia (PT do B).

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Um comentário:

  1. O queixo não tem a menor dúvida que é do governador Paulo Hartung. Mas o cara é o prefeito Helder Salomão.

    ResponderExcluir