sexta-feira, 5 de março de 2010

Dominando o bicho-papão

Lidar com as redes sociais para alguns políticos capixabas ainda é como enfrentar um bicho-papão. Não é à toa que muitos deles delegam essa função para seus assessores. No entanto, há meios de se atualizar e dominar tais ferramentas na internet, o que pode trazer bons frutos, inclusive nas urnas. Se usada de forma errada, pode ser um tiro no pé. Vamos as dicas!

redes-sociais-447x442

Na próxima terça-feira, por exemplo, acontece no hotel Century Plaza, na praia de Camburi, o seminário Política 2.0 – Partidos, Políticos e Gestão Pública na Era Digital. É uma boa chance de entender um pouco mais como funcionam esses poderosos meios de comunicação, que interliga milhares de pessoas em tempo real.

Atualmente mais de 62 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Oitenta por cento deles convivem em redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook. Não é por acaso que políticos e governos estão cada vez mais presentes na web, seja através de sites, blogs ou participando de redes de relacionamento.

Para o especialista em comunicação, tecnologia e mobilização social online, João Falcão, a questão é saber utilizar a internet, sendo ator e não vítima dos processos. Ele, que fez a campanha do deputado federal Fernando Gabeira (PV) à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008, será um dos palestrantes.

Falcão é diretor-executivo da Loops, que já fechou contrato para a campanha presidencial de 2010 dos tucanos. Ficará responsável pela captação de doações, monitoramento de informações na internet e, especialmente, pela interação em redes sociais.

internet-pela-tomada Também ministrarão palestras: Bruno Ayres, idealizador do Portal do Voluntário, que tem mais de 110 mil usuários e está em 80 países desenvolvendo ações voluntárias através da internet, e o advogado Pablo de Camargo Cerdeira, responsável por estudos sobre a legislação para uso da internet na campanha de 2010. Mais inscrições e informações no telefone (27) 3235-2242 ou pelo e-mail info@vieiraerosenberg.com.br.

Os interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas para 50 pessoas. Dois partidos políticos capixabas já fecharam pacotes de inscrições para seus filiados.

Também podemos contar com as iniciativas do doutor em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Fábio Malini, que coordena o clico de debates Poder e Internet: política e cultura nas mídias sociais. O próximo encontro será no dia 18 deste mês e abordará a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama. Mais informações em http://fabiomalini.wordpress.com. O evento é gratuito e ocorre durante as quintas-feiras, no Centro de Arte, quinzenalmente.

Exemplos do mau uso das redes sociais não faltam, ainda mais no Twitter. E é para não escorregar como esses tucanos e petistas abaixo, que todos devemos nos atualizar e entender melhor esse universo. Como diz uma antiga lenda grega: “Decifra-me ou devoro-te.”

gafes twitter

  • Fantasmas I. O blog do jornalista Elimar Côrtes informa que o juiz Izaías Eduardo da Silva condenou mais de 100 pessoas acusadas de serem funcionários fantasmas na prefeitura de Viana, por volta de 1997.
  • Fantasmas II. Entre os condenados estariam advogados, ex-vereadores, filhos, esposas e irmãos de atuais vereadores, além de um parlamentar. Vão ter que devolver dinheiro e perder os direitos políticos.
  • Ficha Limpa. Dos 13 membros da bancada federal capixaba, seis confirmaram presença e um ausência no debate que será promovido sobre o projeto de lei que exige ficha limpa dos candidatos nas eleições. Segundo a Transparência Capixaba Jovem, o demais não retornam e não se permitem ser cobrados.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Pensamento socialista

Palácio Anchieta escadas Os sinais que rondam o cenário político nacional em torno da possível desistência do deputado federal Ciro Gomes (PSB) de disputar a Presidência da República nas eleições deste ano estão deixando alguns socialistas do Estado empolgados com a possibilidade do parlamentar disputar o governo de São Paulo, pois poderia fortalecer a candidatura do senador Renato Casagrande (PSB) ao Palácio Anchieta.

O presidente Lula (PT) já sinalizou que quer negociar com o PSB. Tudo para não ter Ciro no caminho da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que também é pré-candidata à Presidência.

Recentemente o Presidente ofereceu a coordenação-geral da campanha da ministra para o deputado e mais dois ministérios, além dos que o PSB já possui no governo. Os socialistas querem colocar em negociação ainda, os estados. Com isso, o partido poderia até dobrar seu número de governadores. No Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, as conversas se intensificam.

ciro-gomes O partido estaria disposto a negociar, tendo em vista que Ciro (foto) não sai dos 11% nas pesquisas. Em troca, Dilma teria seu apoio e ainda um palanque para bater no seu provável adversário, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Para isso, Lula teria que “solicitar a ajuda” de alguns partidos nos estados para dar musculatura às candidaturas socialistas. No Espírito Santo, a ministra teria dois palanques, pois o vice-governador e também pré-candidato ao governo, Ricardo Ferraço, já declarou apoio à petista.

Alguns socialistas capixabas acreditam que não haverá espaço suficiente para PR, PT e PDT na aliança palaciana. Por isso, estão de olho nos republicanos e pedetistas, que também detêm dois dos maiores colégios eleitorais do Espírito Santo: Vila Velha e Serra. Será que Lula conseguiria quebrar o elo tão forte que liga os prefeitos Neucimar Fraga e Sérgio Vidigal ao vice-governador? Já o PT, deverá compor chapa com Ferraço.

Na reunião da Executiva estadual do PSB, que aconteceu esta semana, o propósito de lançar o senador ao governo permaneceu firme. No próximo dia 13, eles fazem um grande evento na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para prestação de contas de Casagrande. Mas quem acha que será o momento que ele irá se lançar candidato oficialmente, engana-se.

Renato e Ferraço Há quem avalie que não é necessário dar lugar para possíveis desgastes com o governador Paulo Hartung (PMDB), que já declarou ter “agulha e linha forte” para unir Casagrande e Ferraço.

Até porque, o socialista não precisa se licenciar do mandato para a disputa e também não vai se licenciar antes de julho, quando começa a campanha de fato.

Os socialistas acreditam ainda que nesse período haverá uma possibilidade maior de adesão dos prefeitos, pois os recursos constantes das parcerias do pacote de investimento de R$ 1 bilhão do governo do Estado já estarão empenhados.

As inserções que o partido tem exibido na TV já demonstram claramente que a candidatura do senador não tem volta, pelo menos é o que nove em cada 10 socialistas têm dito atualmente.

  • Eleita. A deputada federal e vice-presidente nacional do PT, Iriny Lopes, foi eleita ontem para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A petista já passou pelo cargo no ano de 2005.
  • Agenda I. Ao lado, foto exclusiva da agenda que gerou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra a Agenda Sueli Vidigal deputada federal Sueli Vidigal e seu marido, o prefeito Sérgio Vidigal, ambos do PDT, na Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada.
  • Agenda II. Pelo seu Twitter, a pedetista me mandou a seguinte mensagem: “Só para tranquilizar os torcedores. Não foram MIL agendas. Foram (distribuídas) só para os amigos mais chegados e pagas por nós.”

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

terça-feira, 2 de março de 2010

As redes sociais, os políticos e suas assessorias

redes_sociais2 As redes sociais e a internet são um caminho sem volta de relacionamento entre a sociedade e seus representantes, estejam eles no Legislativo ou Executivo. Mas infelizmente há pessoas que ainda aparentam não saber lidar com essas ferramentas inovadoras.

Na noite de ontem, o ex-secretário de Defesa Social de Vila Velha Ledir Porto (PR) postou em seu Twitter: "Convite: hoje inauguração da Praça de Cobilândia com Rayssa & Ravel, Daniel & Samuel e Gian & Giovani. Vamos comemorar mais uma conquista 19h!"

Em seguida, questionei o gasto com os shows. O secretário não respondeu, mas a assessoria do prefeito ligou para o meu trabalho. Questionou porque eu, como jornalista, não liguei antes para me informar sobre o que estava falando no Twitter.

Argumentei que parecia óbvio que um evento da prefeitura, anunciado por um então secretário, seria custeado pelos cofres do Executivo municipal. Mas a assessoria do prefeito da cidade, Neucimar Fraga (PR), disse que não. As atrações, algumas nacionais, seria um "presente" do senador Magno Malta (PR) para a comunidade de Vila Velha.

Informou ainda que os artistas fazem parte de uma caravana promovida por Malta e que não cobram cachê. Como eles iriam fazer shows no bairro Terra Vermelha ontem, também resolveram "presentear" a comunidade de Cobilândia, na inauguração da praça da localidade. Segundo a assessoria de Neucimar, os gastos dos artistas não estão saindo dos cofres públicos, pois são de responsabilidade do senador.

Entrei no site da prefeitura e vi que, na verdade, não era nem mesmo uma inauguração, mas sim a assinatura da ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação. Não vejo problema nos shows, desde que haja transparência na forma como estão sendo pagos, e não irritação com perguntas. Ontem mesmo entrei no site do senador e lhe enviei meus questionamentos. Assim que forem respondidos, serão publicados aqui.

twitter_celular Mas o problema é que a assessoria não questionou apenas a informação postada, mas também de onde eu postava as informações e em que horário, sugerindo que eu estava fazendo algo em meu horário de trabalho que não tinha relação com a empresa para a qual eu presto serviço.

Quanto a isso, gostaria de esclarecer que atualmente é possível postar mensagens no Twitter de um celular até mesmo de dentro do banheiro. Vocês não encontram nenhuma referência à empresa que trabalho nem em meu microblog e nem aqui, justamente para separar as coisas. O que faço em meus horários livres é de minha responsabilidade e a maioria dos assessores tem meu celular. Não há a mínima relação entre uma coisa e outra.

O que faço aqui é por puro prazer em lidar com o Estado Democrático de Direito e com a política de nosso Estado, mas sem interferência no que faço em meu trabalho, muito pelo contrário, atuar em redes sociais para os profissionais da comunicação só traz benefícios. E é por isso que as postagens desse blog na maioria das vezes são feitas de madrugada.

Se eu for parar para apurar cada texto de 140 caracteres que escrevo no Twitter, teria que me calar. Mas rede social é interação. Aqui todos têm voz, não apenas o jornalista. O espaço é o mesmo para todos.

RedesSociais Já tive bons debates por meio das redes sociais com diversas autoridades do Estado, entre elas deputados, senadores, secretários, parlamentares e até dirigentes partidários. Quando faço meus questionamentos, não quer dizer que existe perseguição ou problema com o político em questão, como também perguntou a assessoria de Neucimar. Muito pelo contrário, sempre tive um ótimo relacionamento com o prefeito, desde que este era deputado federal. Não falei diretamente com ele ontem e não sei se ele também endossa a postura de sua assessoria.

No próximo dia 9, a partir das 19 horas, no Century Plaza, na praia de Camburi, acontece o seminário “Política 2.0 – Partidos, Políticos e Gestão Pública na Era Digital.” Fica a dica.

O que buscamos, seja pelo Twitter, blogs, Orkut, Facebook, Google Buzz ou qualquer outra rede social, é uma interação sadia e respostas satisfatórias, nada mais que isso. Já vimos Ledir, por exemplo, realizar um grande debate pelo Twitter, sobre seu projeto de alerta via microblog. Foi muito agradável, várias pessoas de diversos segmentos debatendo democraticamente. É disso que estamos falando, de democracia.

  • Leitura I. Para aqueles que ainda não aderiram ao microblog, deixo aqui o livro “Tudo que você precisa saber sobre Twitter”, com prefácio de Marcelo Tas.
  • Pesquisa I. Internet ultrapassa jornais e se torna terceira principal fonte de notícias nos EUA. Segundo estudo, ela agora é a terceira forma mais popular de se conseguir notícias (61% dos entrevistados), atrás das TVs locais (78%) e redes nacionais como CNN e Fox News (71%).
  • Pesquisa II. O número de leitores regulares de jornais caiu para 50%, atrás dos ouvintes de rádio (54%). A capacidade de interação é um dos diferenciais da internet, com 72% dos entrevistados afirmando que gostam de discutir as notícias com outras pessoas.
  • Pesquisa III. Há uma diferença, no entanto, entre gostar e fazer. O número de pessoas que de fato fez um comentário ou enviou notícias por Twitter ou e-mail é de 37%.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Os jovens, as novas mídias e as eleições

Uma pesquisa sobre as novas mídias e as eleições, realizada pelo grupo Posicione Brasil, entre novembro de 2009 e janeiro de 2010, barack-obamacom jovens internautas com idade acima de 16 anos, revela boas notícias para a sociedade e outras não tão boas para os políticos com um passado obscuro. Mais uma vez o professor Eugenio Giglio enviou os dados para o blog e eu os repasso a vocês.

No que diz respeito às eleições, 59% destes jovens afirmaram achar possível ocorrer no Brasil um tipo de mobilização, pela internet, semelhante a que ajudou a eleger o presidente americano Barack Obama.

Somente 16% afirmaram não aceitar participar de mobilizações políticas pela web, enquanto 84% afirmaram que até poderiam participar de forma incondicional (24%) ou dependendo do candidato (54%). Já 6% se mobilizariam dependendo de quem estivesse na rede participando do movimento.

redes-sociais-virtuais O histórico do político (89%) e as suas propostas (84%) foram apontados como os principais fatores definidores do voto. Em relação ao acompanhamento dos políticos na rede, 64% afirmaram que não acompanham nenhum político. Dos que acompanham, o Twitter é a ferramenta preferida (28%). Blogs, sites pessoais e Orkut ficam em segundo plano, talvez devido ao maior nível de engajamento/envolvimento necessário e menor dinamismo desses mecanismos.

Deste universo, 7% dos entrevistados, apesar de jovens e instruídos, ainda levam em consideração a aparência dos candidatos às eleições.

Quando perguntados quais os meios que utilizam com mais frequência, a Internet aparece com 83% das citações.  As ferramentas mais utilizadas são: e-mail (o mais citado), MSN e Orkut.  O Twitter aparece em 4º lugar, com 56% dos entrevistados afirmando que o acessam diariamente.

Foram 1.929 entrevistas online em 21 estados brasileiros.  Oitenta por cento desses jovens estavam na faixa etária de 18 a 34 anos e mais de 90% tinham, no mínimo, concluído o ensino médio.

Se regionalizarmos essa faixa etária para a realidade capixaba, dados do IBGE mostram que, no Espírito Santo, a população com idade entre 16 e 34 anos hoje é de nada menos que 561.990.

jovens01 A pesquisa mostrou a importância da internet para esse segmento específico da população formada de jovens e com alto grau de educação formal.  Esta parcela da população representa, atualmente, um grande vetor de propagação de mensagens e tendências, atuando como “formadores de opinião”.

Os pontos mais importantes da pesquisa revelam que essa parcela do eleitorado irá analisar o passado dos candidatos, que muitas vezes circula via correntes por e-mails. É preciso se inserir nas redes sociais e interagir diretamente com esse público. Quem não dominar essas novas ferramentas de comunicação, pode ter certeza, será engolido por elas em breve.

  • Naufrágio x PMDB I. O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), citado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em um suposto esquema de nepotismo, por empregar na Assembleia Legislativa uma namorada do juiz denunciado e afastado Frederico Luis Schaider Pimentel, não precisará dar nenhuma satisfação a seu partido sobre o caso.
  • Naufrágio x PMDB II. Para o presidente estadual do PMDB, deputado federal Lelo Coimbra, “foi um pedido de emprego que ele atendeu.” O dirigente disse ainda que, “como (Marcelo) não está envolvido no processo, não cabe, partidariamente fazer nada.”
  • Festa. A comemoração de um ano da Transparência Capixaba Jovem, em Vila Velha, foi muito boa. Refletiu o bom trabalho que Rodrigo Rossoni vem desenvolvendo em favor da boa política juntamente com os jovens. O evento contou com a presença do professor universitário e historiador Rafael Simões.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!