sábado, 29 de agosto de 2009

As estratégias socialistas

Cerca de 140 socialistas capixabas se reuniram ontem com a cúpula do partido na sede do Sindifer, em Vitória, para debaterem os rumos da companhmeirada nos preparatórios para as eleições de 2010. Quem não apareceu foi o líder da sigla na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Pereira, que simultâneamente entregava um trator em Água Doce do Norte. Enquanto isso, o cenário para ele começava a escurecer na reunião fechada.

Recentemente, conforme divulguei com exclusividade em A Tribuna, Luciano declarou apoio à pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço, do PMDB, e defendeu que o pré-candidato de seu partido, o senador Renato Casagrande, permanecesse no Senado, tendo em vista que tem ganhado destaque nacional durante a crise pela qual passa aquela Casa, e também por seu mandato só terminar em 2014.

Os presentes na reunião argumentam que Luciano tenta ser expulso, para não perder o mandato caindo na infidelidade partidária. Ele estaria em busca de uma legenda mais confortável para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito do ano que vem. Mas o partido ignorou a manifestação do parlamentar e disse que só irá conversar com ele, para tentar afinar o discurso, entorno das pretensões da sigla.

Ao mesmo tempo, o PSB resolveu também lançar diversos nomes para a Câmara dos Deputados, o que vai atingir diretamente os planos de Luciano. O presidente estadual do PSB, Luiz Carlos Ciciliotti, conta que o partido terá candidatos em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e talvez ainda em Guarapari.

Levando em consideração que um dos nomes do PSB pode ser o ex-prefeito da Serra e secretário de Estado de Economia e Planejamento, Audifax Barcelos, que está sem partido e com a ficha socialista já preenchida, só faltando assinar, Luciano pode ter mais problemas, principalmente por conta do número de votos que ele deverá abocanhar.
  • Mais um. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, a leitura a respeito da declaração de possível apoio do primeiro-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Coelho, do PSDB, também ao nome de Ricardo, enquanto seu partido aposta no deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, suou como semelhante ao caso de Luciano.

  • Fora. Coelho também estaria interessado em ser mandado para fora do ninho tucano, para levantar voo em outra sigla. Mas assim como no caso do socialista, a cúpula do PSDB não se renderá.

  • Palanque. Disputadíssimo o palanque de inauguração da nova Ponte da Passagem, em Vitória, na manhã desse sábado. Ela já promete estar em todas as campanhas de 2010.
Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"Pede pra sair!"

Ecoa no mercado político o "pede pra sair", utilizado pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura), em Tropa de Elite, quando acreditava que seus soldados já não aguentavam mais levar suas missões adiante. É mais ou menos isso que corre nos bastidores em relação ao secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos (PSDB), que estaria para perder o cargo.

Ocorre que o tucano é pré-candidatíssimo a uma vaga de deputado estadual e apoia a pré-candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para a sucessão do governador Paulo Hartung (PMDB), nas eleições de 2010. A secretaria que Santos tem nas mãos é uma das mais visadas, por ter um grande orçamento e permitir a seu titular um bom espaço nos colégios eleitorais do interior do Estado.

Hartung, mesmo sem ter declarado apoio explícito ao também pré-candidato e vice-governador Ricardo Ferraço, seu colega de partido, vem preparando ele, como já declarou, para sucedê-lo. E seus aliados não param de se movimentar para que isso se concretize.

Procurado para falar sobre o assunto, o governo evita comentários, mas não nega nada. Apenas diz que não tem informações sobre a situação. Já o secretário, diz que está tudo indo muito bem e que seus esforços estão concentrados nos trabalhos, sem pensar em eleição.

Mas no Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa, a informação é de que há pessoas de dentro do governo trabalhando para que o PSDB perca a pasta e deputados reclamando da visibilidade que Santos tem ganhado no interior.

O secretário segue entregando, por exemplo, kit multimídia digital para a Associação Diacônica Luterana (ADL), no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, como mostra a foto que abre o post de hoje. Esses eventos, entre outras coisas, seriam um dos motivos que tem preocupado o Palácio Anchieta.

Um dos soldados do primeiro escalão de Hartung avalia que, para não gerar constrangimentos, se o tucano tiver mesmo que voar da secretaria, baterá as asas de forma que pareça ser por vontade própria. Caso isso não aconteça, o governador já avisou que ocorrerão mudanças "administrativas" em breve.

Esse movimento, levado por aliados do governo, no entando, contraria as falas de Hartung, naquela entrevista exclusiva que me concedeu e que foi publicada no último dia 16 em A Tribuna, quando ele diz "respeitar a todos" os nomes colocados como pré-candidatos e ainda que considera "legítima" a pretenção de Luiz Paulo.

  • Sonho. Tem um conselheiro do Tribunal de Contas acreditando que, se o governador Paulo Hartung (PMDB) não deixar o cargo para disputar uma vaga no Senado no ano quem vem, seu nome poderá ter chances.
  • Apoio. Fala até que terá o apoio do presidente estadual do PDT, Sérgio Vidigal, para retornar para seu antigo partido. Com isso, deixaria o cargo no Tribunal.
  • Mudança. E por falar em Tribunal de Contas, nos próximos dias vocês verão mais detalhes aqui sobre a aposentadoria de um conselheiro, que deve deixar aquele órgão no próximo mês.
Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A costura começa a aparecer


A costura que o governador Paulo Hartung (PMDB) pretende fazer com sua "agulha e linha forte", de acordo com suas palavras, entre o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e o senador Renato Casagrandes (PSB), ambos pré-candidatos ao governo nas eleições de 2010, começa a aparecer.

No final de semana que passou, Ricardo e Casagrande estiveram bem próximos. No sábado eles caminharam juntos pelo distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra, Norte do Estado, para avaliar a situação local após os estragos causados pela chuva, ventos e granizo. Em seguida, continuaram a caminhada por São Mateus, onde ambos deram entrevista para uma rádio local.

Já no domingo, os dois voltaram a se encontrar e dividiram o mesmo palanque. Mas o evento era da Igreja Católica, uma missa, na Praça do Papa, em Vitória. Além deles, a programação também contou com a presença do prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Coser é o coordenador do movimento Avança ES, de apoio a Ricardo, além de ter um histórico de parcerias com os socialistas. O petista segue em sua missão de dar musculatura ao nome de Ricardo para a disputa.

Colaboradores de plantão, no entanto, garantem que em momento algum ouviram os dois conversarem sobre a disputa do próximo ano. Na foto acima, a cena dos dois, com prefeitos e deputados estaduais da região.

  • Lançamento. O prefeito de Vitória, João Coser (PT), irá lançar o movimento Avança ES pelo interior a partir do próximo dia 5, em Barra de São Francisco, reduto do líder do PSB na Assembleia, Luciano Pereira (foto).
  • Em tempo. Luciano já declarou apoio a Ricardo, confomre divulguei com exclusividade no último domingo, nas páginas de A Tribuna, mesmo o PSB tendo Casagrande como pré-candidato.
  • Burburinho. A declaração do socialista provocou um burburinho geral entre os socialistas, que nesta sexta-feira deverão aprovar uma resolção em encontro estadual da sigla, exigindo que os filiados sigam a orientação partidária, que será de ter um candidato.
  • Pressão. Enquando isso, aliados do Palácio Anchieta se movimentam para que Casagrande recue. Como tem sido as sucessivas declarações de apoio a Ricardo no plenário da Assembleia, onde 29 dos 30 são governistas.