quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Muito longe de Obama

Ainda não foi desta vez que os candidatos ao governo do Espírito Santo utilizaram as redes sociais para mobilizar os eleitores e ganhar votos, como fez o (tão copiado) presidente dos Estados Unidos Barack Obama durante as eleições americanas. Estudo mostra que as campanhas 2.0 não foram determinantes no Estado. #Fail

“Tudo surgiu de uma estratégia de repetir fala dos candidatos, conseguir seguidores e fãs (nada de novo), além de nenhuma informação interessante em suas timelines e murais”, escreveu o analista de marketing digital Bruno de Souza, no estudo “Eleições 2010 – A internet foi um fator determinante para os candidatos capixabas?”

Vale ressaltar que entre os internautas do mundo todo, os brasileiros são os que mais passam tempo na internet, um dos que mais utilizam redes sociais e possui o segundo maior número de usuários do Twitter. Confira o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2010:


Candidatos

Sobre a candidata do Psol, Brice Bragato, o estudo considerou que ela “não teve uma participação ativa nas redes sociais e foi uma das candidatas que praticamente não alcançou 1% na pesquisa em redes sociais.”

Quando buscada no Google, o site de campanha da candidata era o primeiro da lista, o que é bom. A descrição era muito curta. Não soube usar os 160 caracteres e ser apelativa. O site da candidata era pouco atrativo e sem interação com elementos 2.0. Uma página sem ambição.

O perfil de Brice no Twitter não possuía uma gestão de conversas e continha muitas mensagens com RT (reprodução do que os outros dizem). Faltou um design melhor, mostrando informações da candidata e dados de contato.

No Youtube, os vídeos de Brice possuem uma quantidade baixa de exibições. A candidata do Psol também não possui participação no Orkut, além de sua comunidade não trazer informações pouco úteis para o eleitor.

Sobre o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, o estudo diz que ele “buscou fazer uso constante de elementos 2.0 em seu site e foi o único candidato que pelo menos tentou criar algo diferente utilizando a internet.”

Seu site de campanha aparecia em 9° na busca do Google, o que mostra que faltou um trabalho sobre a palavra pesquisada. Não havia uma descrição para a página, o que faz com que ele perca alguns pontos de posicionamento.

Podia haver dificuldades com o buscador, mas depois de encontrado, sua página na web usou e abusou muito bem dos recursos 2.0. O candidato chamava os usuários para participar, tentando criar ações. Buscou soluções para sua campanha na internet.

No Twitter a comunicação era bem informal, o que mostrava o próprio candidato interagindo. Houve interação com os leitores, mas as respostas eram demoradas. As informações disponibilizadas se resumiam ao site de campanha de Luiz Paulo.

No Facebook, faltou interação. A ferramenta foi usada apenas para divulgar vídeos, fotos e mensagens do candidato. Não foi criado nenhum aplicativo para interagir com os eleitores. A rede mostra ainda que houve uma grande quantidade de mensagens de apoio ao candidato tucano. Não teve integração com outras redes sociais.

Seus vídeos no YouTube contam com uma média quantidade de exibições. No Orkut ele aparece como o primeiro na pesquisa, no entanto, o tucano mantém oito contas na rede, que são desnecessárias, por não haver uma gestão eficaz. O número confundi o usuário na hora de solicitar o início de uma amizade.

O tucano inovou com o WebComício, no qual o sucesso foi verificado pelo número de aparelhos plugados na transmissão ao vivo: um total de 315 pontos.

No momento de escolha do vice em sua chapa, Luiz Paulo criou uma campanha no Twitter. Quem acertasse o nome ganharia um almoço com ele e o escolhido, em sua casa. Dias depois anunciou em primeira mão pelo seu microblog o nome do vereador de Vitória Max da Mata (DEM). Tanto o anúncio, quanto o encontro com os twitteiros foram destaque no Portal Terra.

O governador eleito, senador Renato Casagrande (PSB), “foi o mais mencionado em todas as redes sociais, mas foi o candidato que decepcionou, pois não criou ações e fez uma campanha baseada em RT’s.”

Assim como Luiz Paulo, o site de campanha do socialista também não possuía descrição, fazendo com que perdesse posicionamento na busca do Google, aparecendo em 4ª lugar, o que não é ruim.

Seu site havia bastante interação com elementos 2.0. Trabalhou com frases curtas e contundentes, porém, não possuía ações incentivando o usuário a participar, a não ser com o ícone da Rede 40.

“Excelente o posicionamento dos banners das redes sociais no topo da página, sendo mostrado assim que o usuário acessa a página e integração no meio da página mostrando o conteúdo de algumas redes sociais”, observa Souza em seu estudo.

Casagrande apareceu bem formal no Twitter, com pouca interação e ainda com pouca informação de contato, apenas o site de campanha, que ainda possui bastante resistência entre os internautas.

Sem necessidade, o então candidato trocou seu username no microblog por três vezes. Começou como @SenCasagrande, passou a @Gov40Casagrande e agora está com o @Casagrande_ES, o que confunde o usuário na hora de pesquisar o perfil do socialista.

O seu perfil no Facebook mostra uma perfeita interação com outras redes sociais e uma participação efetiva dos eleitores, com mensagens de apoio. Mas faltou interação direta de Casagrande com os internautas. Também não foi criado nenhum aplicativo para a rede.

Possui uma quantidade média de exibição de seus vídeos no Youtube. Seu posicionamento no Orkut é muito ruim, aparecendo como o penúltimo da primeira página de pesquisa.

Possui apenas um perfil no Orkut, o que é excelente. Na época da pesquisa, possuía apenas 66 amigos, o que mostra que faltou um engajamento do candidato. Não há interação com os eleitores, mas existe um alto grau de discussão sobre o candidato, que 98% das vezes acontece de forma positiva.

Esse estudo mostra claramente que os candidatos não conseguiram levar seus amigos virtuais e seguidores do Twitter a se envolverem com a campanha 2.0, como ocorreu com a onda verde da candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva. Em 2012, as disputas serão mais locais, o que facilita uma ação estratégica de marketing eleitoral 2.0. Será hora dos candidatos apostarem mais na profissionalização dessa parte da campanha, o que pode trazer surpreendentes resultados.

Nota Verde

Foi realizado em Venda Nova do Imigrante, o curso de "Boas Práticas Ambientais", voltado aos profissionais dos municípios que assinaram termos de ajuste de conduta para a gestão de recursos hídricos nas micro-bacias do Espírito Santo. O objetivo é capacitar os técnicos - e não os prefeitos, como havia sido informado pelo governo - quanto às legislações, decretos, instruções e informações para as boas práticas ambientais no uso de máquinas e implementos agrícolas.

Ao todo participaram do evento cerca de 60 profissionais, sendo que teve prioridade os técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Obras de 18 municípios, são eles: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Itaguacu, Itarana, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina e Santa Teresa.

Exemplo da tropa

O Shopping Praia da Costa convidou este blog para uma sessão VIP onde foi exibido o filme Tropa de Elite 2. Desta vez, Capitão Nascimento combate a corrupção na política e também dentro da Polícia Militar. Antes da exibição do longa, havia um coquetel e depois distribuição de pipoca e refrigerante.

Como já era de se esperar, houve fila para pegar a pipoca. Sem saber do exemplo que seus colegas de farda dariam na telona, um coronel da PM e sua esposa furaram a fila e passaram na frente de todos para pegarem suas cortesias. Um péssimo exemplo!

Política nas Redes Sociais

Esse blogueiro que lhes fala precisa usar esse espaço hoje para fazer alguns esclarecimentos para todos que acessam diariamente o blog Política e Poder. Muitos de vocês sabem do prazer e compromisso que tenho cobrindo política, no entanto, devido aos vários projetos que estou envolvido atualmente, falta-me tempo para atualizar esse espaço diariamente.

Sendo assim, pelo menos por enquanto, vou me esforçar para fazer as atualizações semanais. As notícias eu continuarei a publicar em meu Twitter. Então, se quer saber quando o blog será atualizado, você pode: se cadastrar para receber os avisos de atualização por e-mail; me seguir no Twitter; me adicionar no Facebook; seguir no Blogger; assinar o RSS (feed); ou favoritar esse endereço e acessar sempre, pois a timiline do meu microblog continuará aqui.