quinta-feira, 1 de julho de 2010

Os suplentes de Ferraço e Malta

Deverão ser anunciados até amanhã os nomes dos suplentes que vão figurar as chapas do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e do senador Magno Malta (PR), que irão disputar o Senado. Saiba como estão essas negociações e quem deve ocupá-las.

Se você já está pensando no ex-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) Guerino Balestrassi (PV), que era um dos mais cotados, pode esquecer. Nos bastidores, a informação é que o verde deverá ficar totalmente de fora, inclusive estaria sendo estudada sua expulsão do partido. No entanto, algumas lideranças ainda acreditam que Balestrassi possa ficar com a segunda vaga na chapa de Malta, mas ele estaria mostrando resistência para ocupar essa posição.

O primeiro suplente da chapa de Malta deverá ser ocupada pelo presidente do Sindicato Nacional da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Paulo Antenor de Oliveira.
Já a segunda vaga na chapa do republicano ainda está indefinida. Um dos cotados é o secretário-geral da Executiva estadual do PR, Naninho Rodrigues. No entanto, o posto deverá ficar com algum nome do PDT.

A chapa do vice-governador está praticamente fechada. O primeiro suplente deverá ser o empresário do setor de mineração de São Domingos do Norte José Antônio Guidoni, do PSB, partido do senador Renato Casagrande, candidato ao governo.

O segundo suplente na chapa de Ferraço deverá ser ocupado pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Sérgio Rogério de Castro (PDT). A ideia é dar as duas segundas vagas de suplentes para o PDT, com o objetivo de compensar a vaga de vice-governador na chapa de Casagrande, que o partido não vai levar. O deputado estadual Givaldo Vieira (PT) será confirmado para o cargo.

Nota Verde
O vereador de Guarapari Thiago Paterlini Monjardim (PMDB) quer uma usina de lixo para a cidade. Ele acredita que ela possibilitaria um ganho ambiental e também uma grande redução na taxa de lixo em Guarapari.

Hoje a taxa de lixo custa R$ 149 reais a tonelada."Com essa usina poderemos reduzir esse valor pela metade.Eu tenho certeza que este projeto implantado, irá gerar muitos benefícios na nossa cidade.Principalmente ambientais", argumenta ele.

Segundo o vereador, haveria ainda uma geração de cerca de 140 empregos diretos. Além disso, o município poderá firmar parcerias com empresas privadas.

Cabo eleitoral
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), contesta as informações publicadas na coluna da última terça-feira e diz que está pedindo voto para o senador Renato Casagrande (PSB), que disputará o governo.

Cadê a letra?
Em evento ontem na Câmara de Vitória, que contou com a presença de diversas autoridades, todos cantaram o Hino Nacional, pois havia música com letra e legenda no telão. Quando foi a vez do Hino do Espírito Santo, ninguém abriu a boca. O motivo? Era música instrumental e não havia legenda. Grandes capixabas!

Política nas Redes Sociais
Em época de campanha, não há como fugir, é sempre a mesa história. Candidato que viaja pelo interior do Estado acaba "sofrendo" com as delícias capixabas.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Janete de Sá pode virar ficha-suja hoje

A deputada estadual e presidente regional do PMN, Janete de Sá, corre o risco de ficar fora da disputa eleitoral e ainda ser enquadrada como ficha-suja. Seu destino está nas mãos da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), que julga hoje o caso das "latinhas de cerveja."

Para quem não se lembra, Janete foi condenada em setembro do ano passado pelo juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, Arthur José Neiva de Almeida, depois de ser denunciada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) de ter usado o carro oficial da Assembleia Legislativa para comprar algumas latinhas de cerveja em uma loja de conveniência de Vitória. Toda a movimentação foi gravada pelo circuito interno de TV e denunciada pelo juiz Grécio Grégio.

O magistrado a condenou a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, multa de 48 vezes o salário que recebe e ao ressarcimento aos cofres públicos de R$ 100 mil por uso indevido de verba pública.
No entanto, todas essas condenações só fazem efeito depois do trânsito em julgado, ou seja, depois que a deputada não puder entrar com mais nenhum tipo de recurso na Justiça comum.

Mas o que coloca Janete em risco é a Justiça Eleitoral. A Lei da Ficha Limpa, que já está em vigor este ano, estabelece que não podem disputar as eleições todas as pessoas julgadas "por órgão judicial colegiado", que é o caso da Segunda Câmara Cível do TJ-ES.

O relator do recurso da presidente do PMN é o desembargador Carlos Simões Fonseca. O revisor é o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho. Caso eles mantenham a decisão do juiz de primeiro grau, Janete já poderá ser enquadrada na Lei Ficha Limpa e não poderá disputar a reeleição.

Nota Verde
Os interessados em concorrer ao Prêmio Tião Sá, da Prefeitura de Vitória, já podem preparar seus projetos, pois as inscrições para esta 15ª edição começam amanhã e vão até o dia 30 de setembro.

O prêmio é um estímulo a projetos de pesquisa ambiental e à educação ambiental. Nos 15 anos de existência já foram inscritos mais de 300 trabalhos, sendo que alguns vieram de outros estados.

A premiação ocorrerá em uma cerimônia que acontecerá durante a 21ª Feira do Verde, em novembro, na Praça do Papa. O tema da feira este ano é "Ciência e Tecnologia - Instrumentos para um Mundo Sustentável".

Pizza

O vereador de Vitória Dermival Galvão (PMDB) mostrou a força de um parlamentar com 20 anos de mandato e colocou a Corregedoria da Câmara de Vereadores da cidade no bolso ao escapar da cassação, sob a acusação de pagar o salário do caseiro de sua propriedade rural com o dinheiro dos moradores da capital. Parabéns a ONG Transparência Capixaba pelo esforço em todo o processo!

Agressões

Depois de Danilo Gentili, do CQC, ter sido agredido pela Guarda Municipal de São Bernardo do Campo, cidade administrada pelo PT, foi a vez da repórter Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, retransmissora do SBT em Pontes e Lacerda (MT).

Ela foi agredida pelo vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), conhecido como "Kirrarinha”, quando ele saia do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), onde foi indiciado por esbulho possessório e denunciação caluniosa. Ela não havia feito nenhuma pergunta ainda. Ser jornalista nesse País está cada vez mais difícil. Constantemente temos sofrido agressões físicas de autoridades. Veja o vídeo aqui.


Cala Boca Assumção

O deputado federal Capitão Assumção (PSB) viveu seu momento de Galvão Bueno na última segunda-feira. Ele começou a narrar o jogo do Brasil contra o Chile no Twitter e recebeu diversas mensagens de seus seguidores. O Portal Terra chegou a fazer uma matéria ("Capitão Assumção sofre com a “maldição” de Galvão Bueno no Twitter"), que até no final da noite de ontem já tinha recebido mais de 50 comentários, favoráveis e contrários.


Política nas Redes Sociais

O secretário-geral da Executiva estadual do PMDB, Chico Donato, postou por duas vezes em seu Twitter ontem a mesma mensagem, que foi interpretada como uma alfinetada na oposição.


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Juntos e separados

O PR até que assegurou a segunda vaga de candidato ao Senado na chapa do senador Renato Casagrande (PSB) ao governo do Estado, indicando o nome do senador Magno Malta (PR) para disputar a reeleição, porém, nos bastidores, a informação é que a aliança tem sido só para inglês ver.

Além do republicano, a chapa conta ainda com a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao Senado. O socialista e o peemedebista não se desgrudam, enquanto Malta... continua caminhando sozinho.

Nos eventos que a dupla participa, um sempre pede voto para o outro, mas nunca se lembram do senador, a não ser quando estão em território republicano. O fato está sendo comentado por algumas lideranças há algumas semanas.

Já alguns republicanos, como o presidente do partido no Estado e prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, até pede voto para Ferraço, mas para Casagrande tem sido mais difícil.

O problema é que a reviravolta que tirou o vice-governador da disputa pelo Palácio Anchieta e deu ao socialista o carimbo de candidato do governo ainda não foi digerida por muita gente.

Enquanto isso, Casagrande segue cumprindo agenda juntamente com Ferraço e com o governador Paulo Hartung (PMDB), em algumas ocasiões. Do outro lado, Malta segue com suas caravanas de shows em busca de mais oito anos de mandato.

Na avaliação de alguns aliados do Palácio, a ideia do grupo é favorecer a candidatura ao Senado da deputada federal Rita Camata (PSDB). Isso porque não são novidades para ninguém as diferenças entre Hartung e Malta.

Mas algumas raposas acreditam que o quadro pode mudar com o início das campanhas eleitorais oficiais. Os três poderão até fazer algumas caminhadas juntos e dividir alguns palanques. Mas uma coisa eles avaliam como certa, se o governador entrar na campanha, o que não é provável, ele não vai dividir o mesmo palco com Malta.

Nota Verde

Para identificar e cadastrar iniciativas de restauração da Mata Atlântica em desenvolvimento no Estado, um encontro técnico, promovido por representantes do “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”, acontece hoje, na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica, até as 17 horas.

O evento cujo tema é “A cadeia Produtiva de Restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo - Oportunidades e Desafios” irá reunir representantes de empresas, do poder público e de organizações do terceiro setor, no auditório Paulo César Vinha.

Dificuldade

Os tucanos seguem na discussão em busca de um vice para o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) disputar o governo. Mas parece que está difícil encontrar. As opções que mais agregariam votos para a chapa estão declinando em busca de voos mais certos, principalmente aqueles que querem disputar uma vaga na Câmara Federal.

Amigos?

E por falar em tucanos, uma fonte jura que viu o deputado estadual César Colnago (PSDB) tomando um café com o ex-deputado federal Marcelino Fraga (PMDB) em uma padaria de Colatina. Estariam unidos por lá?

Política nas Redes Sociais

A deputada federal e pré-candidata ao Senado Rita Camata (PSDB) alerta que o perfil dela no Facebook é fake (falso). “Minha equipe já denunciou. Não há nada ruim ou desabonador, quem fez o perfil só copia coisas da minha home page, mas não está autorizado a fazê-lo. É muito triste porque as pessoas pensam que estão postando comentários para mim, mas não estão. Este é o problema. Eu nem sabia deste perfil”, escreveu ela em seu Twitter.


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.