quarta-feira, 30 de junho de 2010

Janete de Sá pode virar ficha-suja hoje

A deputada estadual e presidente regional do PMN, Janete de Sá, corre o risco de ficar fora da disputa eleitoral e ainda ser enquadrada como ficha-suja. Seu destino está nas mãos da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), que julga hoje o caso das "latinhas de cerveja."

Para quem não se lembra, Janete foi condenada em setembro do ano passado pelo juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, Arthur José Neiva de Almeida, depois de ser denunciada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) de ter usado o carro oficial da Assembleia Legislativa para comprar algumas latinhas de cerveja em uma loja de conveniência de Vitória. Toda a movimentação foi gravada pelo circuito interno de TV e denunciada pelo juiz Grécio Grégio.

O magistrado a condenou a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, multa de 48 vezes o salário que recebe e ao ressarcimento aos cofres públicos de R$ 100 mil por uso indevido de verba pública.
No entanto, todas essas condenações só fazem efeito depois do trânsito em julgado, ou seja, depois que a deputada não puder entrar com mais nenhum tipo de recurso na Justiça comum.

Mas o que coloca Janete em risco é a Justiça Eleitoral. A Lei da Ficha Limpa, que já está em vigor este ano, estabelece que não podem disputar as eleições todas as pessoas julgadas "por órgão judicial colegiado", que é o caso da Segunda Câmara Cível do TJ-ES.

O relator do recurso da presidente do PMN é o desembargador Carlos Simões Fonseca. O revisor é o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho. Caso eles mantenham a decisão do juiz de primeiro grau, Janete já poderá ser enquadrada na Lei Ficha Limpa e não poderá disputar a reeleição.

Nota Verde
Os interessados em concorrer ao Prêmio Tião Sá, da Prefeitura de Vitória, já podem preparar seus projetos, pois as inscrições para esta 15ª edição começam amanhã e vão até o dia 30 de setembro.

O prêmio é um estímulo a projetos de pesquisa ambiental e à educação ambiental. Nos 15 anos de existência já foram inscritos mais de 300 trabalhos, sendo que alguns vieram de outros estados.

A premiação ocorrerá em uma cerimônia que acontecerá durante a 21ª Feira do Verde, em novembro, na Praça do Papa. O tema da feira este ano é "Ciência e Tecnologia - Instrumentos para um Mundo Sustentável".

Pizza

O vereador de Vitória Dermival Galvão (PMDB) mostrou a força de um parlamentar com 20 anos de mandato e colocou a Corregedoria da Câmara de Vereadores da cidade no bolso ao escapar da cassação, sob a acusação de pagar o salário do caseiro de sua propriedade rural com o dinheiro dos moradores da capital. Parabéns a ONG Transparência Capixaba pelo esforço em todo o processo!

Agressões

Depois de Danilo Gentili, do CQC, ter sido agredido pela Guarda Municipal de São Bernardo do Campo, cidade administrada pelo PT, foi a vez da repórter Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, retransmissora do SBT em Pontes e Lacerda (MT).

Ela foi agredida pelo vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), conhecido como "Kirrarinha”, quando ele saia do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), onde foi indiciado por esbulho possessório e denunciação caluniosa. Ela não havia feito nenhuma pergunta ainda. Ser jornalista nesse País está cada vez mais difícil. Constantemente temos sofrido agressões físicas de autoridades. Veja o vídeo aqui.


Cala Boca Assumção

O deputado federal Capitão Assumção (PSB) viveu seu momento de Galvão Bueno na última segunda-feira. Ele começou a narrar o jogo do Brasil contra o Chile no Twitter e recebeu diversas mensagens de seus seguidores. O Portal Terra chegou a fazer uma matéria ("Capitão Assumção sofre com a “maldição” de Galvão Bueno no Twitter"), que até no final da noite de ontem já tinha recebido mais de 50 comentários, favoráveis e contrários.


Política nas Redes Sociais

O secretário-geral da Executiva estadual do PMDB, Chico Donato, postou por duas vezes em seu Twitter ontem a mesma mensagem, que foi interpretada como uma alfinetada na oposição.


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

3 comentários:

  1. Como a Justiça Brasileira é Morosa!!!

    Lembro-me deste episódio muito bem, de todo o desenrolar desta história. É lamentável que meia década se tenha passado sem a justiça resolver este caso, nem para condenar, nem para absolver... Com toda essa morosidade e excesso de recursos a justiça brasileira acaba promovendo a injustiça e a justiça vira uma grande loteria.

    Enfim, não creio que Janete de Sá seja o pior dos caratês de nossa política, mas também, naquela ocasião pelo menos, não agiu com o decoro que o caso pedia.

    Um minuto de bobeira? Quem sabe né!?!?

    ResponderExcluir
  2. - Nao acreditoo nisso !! Ela ée ficha limpa e sempre foii ...

    ResponderExcluir
  3. excelentisima, deputada janete de sá venho atravez desse recado pedir que a senhora entre em contato em meu email .pois presciso conversa com a senhora
    meu nome é :florisvaldo bastista de araujo .sou seu eleitou eu e minha familia..
    meu imail é bianca.123.bianca@hotmail.com agradeço ! muito obrigado por aceitar meu convite

    ResponderExcluir