quarta-feira, 16 de junho de 2010

Para descontrair

Hoje eu não iria atualizar o blog, pois estou vivendo um momento meio seriado global: Carga Pesada. Com muito trabalho e pouco tempo. Mas toda vez que fico sem postar algo, recebo e-mails cobrando. Sendo assim, hoje não terá análise. Selecionei algumas notinhas curtas e as fotos de alguns políticos curtindo a estréia da seleção canarinha na Copa do Mundo na tarde de ontem.


Balestrassi desiste do Senado

O ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (PV) não vai mais disputar uma vaga no Senado. O verde vinha tentando de todas as formas se viabilizar, mas o que tudo indica, ele deverá mesmo é disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.

Escolinha do professor Luiz Paulo

As provocações entre candidatos das eleições deste ano já começaram. O deputado federal e pré-candidato ao governo Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) postou ontem em seu blog um post direcionado ao também concorrente ao comando do Palácio Anchieta senador Renato Casagrande (PSB), com o título “O bom aluno e o CDF.” Confira o texto na íntegra.

“Casagrande disse no encontro da Amunes que seu grande mérito é trabalhar muito, e que o “que a população quer é alguém que tenha apreço pelo trabalho”. Parece coisa de marqueteiro. Tipo assim:

– “Vai lá e diz que você trabalha muito e acorda cedo, assim vai parecer que todos os outros são preguiçosos”.

Não quero disputar com o senador no quesito esforço, tão pouco currículo. Apenas lembrar que esforço nem sempre é resultado. Quando eu era estudante, por exemplo, nunca fui do tipo CDF. Nunca sentei na frente e nunca “puxei o saco” de professor. Sempre fui da galera, jogava bola, fazia um pouco de bagunça e sentava no fundão da sala. Apesar disso, sempre tirei as melhores notas.”

Será que o socialista vai responder?

Imagens da torcida


O prefeito de Vitória, João Coser (PT), comemora com a galera no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.


Já o presidente estadual do PT e deputado estadual, Givaldo Vieira, curtiu um churrasco com alguns adereços. E põe adereços nisso!



O vereador de Vitória Fabrício Gandini se empolgou com as famosas vuvuzelas e ainda brincou com uma peruca ao lado de um amigo de cabeleira natural.


Até mesmo o presidente Lula meteu a boca na vuvuzela, ao lado de dona Mariza, que exibia uma invejável camisa oficial da seleção toda autografada.

Política nas Redes Sociais

O deputado federal e presidente estadual do PMDB, Lelo Coimbra, comentou o novo visual do apresentador da Rede Globo Fausto Silva em seu Twitter e recebeu o seguinte comentário do secretário de Comunicação da ONG Transparência Capixaba, Rafael Simões: “Cruel deputado. Muito cruel.”


Trabalho: Farei uma viagem nos próximos dias para fazer algumas reportagens e só devo atualizar o blog novamente na próxima terça-feira. Mas vocês podem continuar me acompanhando no Twitter. Sigam @nandomendes!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Uma classe com 500 mil votos

Eles estão no meio urbano e rural. Reúnem 143 cooperativas, 152.510 cooperados e possui uma cartela com 17 mil empregados diretos e indiretos. Esse é o peso que o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB-ES) e do Sistema de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-ES) deverá levar para as urnas nas eleições deste ano. E quem levou a melhor junto a essa classe da sociedade capixaba foi o senador e pré-candidato ao governo Renato Casagrande (PSB).

Na manhã de ontem, a OCB-ES reuniu alguns políticos em um café da manhã em sua sede para apresentar as “Propostas de Políticas Públicas do Cooperativismo Capixaba para o Programa de Ações Estratégicas do Governo.” Estiveram presentes, além do senador, o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e os deputados estaduais Paulo Foletto, Rodrigo Chamoun, ambos do PSB, e Givaldo Vieira (PT).

Em sua fala, o presidente da instituição, Esthério Sebastião Colnago, foi direto ao assunto para as lideranças presentes: “Temos que, não só votar neles (Casagrande e Ferraço), mas pedir votos para eles. Essa é a nova sistemática da República. Se queremos o apoio deles no Congresso e no governo, temos que fazer isso. Temos que ser cabos eleitorais. Temos que pedir votos”, enfatizou.

Sem seguida, enumerou o tamanho da ajuda que pode dar. “Temos 500 mil votos. Não vamos transferir tudo isso, mas temos que tentar. Temos que plantar para colher lá na frente. Quem é do campo sabe disso. Precisamos de pessoas que, quando precisarmos delas, estejam comprometidas conosco”, finalizou.

O presidente também listou uma série de críticas ao atual governo e pediu mais reconhecimento para as cooperativas. Em seguida, passou a palavra para Ferraço. “Catitu fora da manada vira comida de onça”, comparou o vice-governador, dizendo que está junto com as cooperativas em seus anseios.

Depois de elencar algumas ajudas que deu para o setor quando era deputado federal, ele elencou as ações do atual governo para a classe. E claro, pediu apoio para a candidatura de Casagrande e se colocou como candidato ao Senado. “Todos têm dois votos. Estou pedindo um voto, para lutar pelos interesses do Espírito Santo. Não posso ficar só no reconhecimento, tenho que pedir. Preciso de apoio”, ressaltou o peemedebista, sem fazer qualquer menção ao nome do senador Magno Malta (PR), que deverá fazer dupla com ele na chapa governista.

Em seguida, Ferraço voltou a pedir apoio para Casagrande chegar ao governo, pediu por ele, para que Foletto se elegesse para a Câmara dos Deputados e Chamoun se reelegesse. Já na hora de se referir a Givaldo (foto), que luta para garantir a vaga de vice na chapa do socialista, o vice-governador disse o seguinte: “Deus está reservando para ele outro caminho”, sem se referir as pretensões do petista, como fez com os demais.

Em seguida foi a vez de Casagrande demarcar seu território entre os cooperativistas. “Só pode garantir que pode fazer alguma coisa (pelo cooperativismo), quem já fez alguma coisa. Quem tem mandato já tem que ter feito alguma coisa”, disse ele, após lembrar que é o relator da Lei Geral do Cooperativismo e que está segurando o projeto a pedido da classe.

Que a conquista do apoio de entidades de classe é importante e representa um eleitorado forte, disso ninguém tem dúvidas. A maioria dos políticos é ligada a algumas delas. No entanto, o fato de pedir votos abertamente antes do período permitido pela legislação eleitoral não me parece uma conduta exemplar. Pedir apoio até vai, mas votos...

Nota Verde

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) realiza amanhã, no Clube Álvares Cabral, às 19 horas, a primeira consulta pública, ou seja, um debate com a sociedade, para elaboração do Termo de Referência que vai servir de base para a elaboração do estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) sobre a Usina Termelétrica Integrada (UTEI) que a Vale pretende instalar no Complexo de Tubarão, em Vitória. Quer saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

Marketing?

Como eu disse aqui ontem, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) apresentou para a imprensa sua equipe de marketing, conselho político e as estratégias de campanha na manhã de ontem. Infelizmente não pude comparecer, pois havia outros trabalhos agendados para o dia.

No entanto, nem o site e nem o blog do pré-candidato ao governo traz as informações do que foi anunciado. A assessoria também não enviou nada. A única coisa que fiquei sabendo é que gozações não faltaram devido a uma dupla de repórteres que foram cobrir o evento. Um tinha sobrenome Casagrande e a outra Ferraço. As gargalhadas foram geral.

Política nas Redes Sociais

O Blocão, que reúne cinco partidos e é comandado pelo PDT e PR, finalmente declarou apoio oficial ao senador Renato Casagrande (PSB) no final da manhã de ontem. Agora os 13 partidos que já apóiam formaram um conselho político para debater quem será seu vice e quais serão as chapas proporcionais. De acordo com o post do prefeito de Vila Velha e presidente estadual do PR, Neucimar Fraga, a briga com o PT vai ser das boas.


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Casagrande Vs Luiz Paulo

A arena será o Centro de Convenções de Vitória. Na plateia, os prefeitos da Região Metropolitana e interior do Estado. De um lado do ringue, o senador Renato Casagrande (PSB). Do outro, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Em jogo, está o cinturão do Palácio Anchieta, que será entregue no final de muitos embates que ainda ocorrerão entre os dois até o dia 3 de outubro. Simbolicamente, a luta começa hoje, a partir das 13 horas.

O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), é importante por ser direcionado para as lideranças que tiveram a mais recente aprovação dos eleitores nas urnas, os prefeitos eleitos em 2008. São eles, pelo menos em tese, que têm influência sobre a maioria da população de suas cidades. A esfera municipal é a mais próxima da população.

Antes que eu me esqueça, o evento também contará com a não menos importante pré-candidata do Psol ao governo e ex-deputada estadual Brice Bragato. No entanto, ela não apresenta um nome que tenha se mostrado competitivo, o que faz com que ela seja basicamente ignorada pelo mercado político na hora de traçar estratégias ou objetivos.

Na última sexta-feira, cada um dos candidatos recebeu 10 perguntas da Amunes, sobre os mais diversos temas que impactam na municipalidade. Cada um terá cinco minutos para responder a cada uma delas, sem direito a réplicas. No final, novamente será oferecido cinco minutos para que eles façam suas considerações finais.

Casagrande tem a vantagem de ir para a sabatina com a grande maioria dos prefeitos ao seu lado. Já Luiz Paulo, tem no currículo oito anos de gestão na Prefeitura de Vitória e o projeto Qualicidades, que também possui o seu carimbo. Há quem diga que provocações não irão faltar. A militância de ambas as partes prometem comparecer para assistir a luta.

Finalmente, depois de o eleitor ver tanta briga por espaço e poder entre os partidos na composição das alianças, é possível (espero) que ele comece a ter o gostinho de degustar algumas propostas dos pré-candidatos, para que possa ir formando suas opiniões e definindo seus votos.

Lógico que o evento não será suficiente para se chegar a uma opinião fechada. Mas já dará para sentir como cada um deles está se preparando e se comportando diante do processo eleitoral. É importante ressaltar que o embate irá acontecer um dia após o jornal A Gazeta divulgar mais uma pesquisa eleitoral onde Casagrande aparece com 61,6%, Luiz Paulo com 18% e Brice com 2,5%.

Vale lembrar que na classe política impera um fenômeno chamado de expectativa de poder, que é guiado principalmente por pesquisas de opinião. Isso pode fortalecer o socialista ainda mais. Após a divulgação dos números, o tucano correu para o Twitter e fez referências ao “condomínio de poder” de seu adversário e disse acreditar que fará a diferença com o tempo de campanha na TV que sua coligação terá. É aguardar para ver. Que comece a luta!


Nota Verde

A Prefeitura de Vila Velha enviou para a Câmara de Vereadores na semana passada um projeto de lei que institui o Código Municipal de Meio Ambiente na cidade. É um passo importante, que também criará o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Após a aprovação da proposta pelos parlamentares do município, o próximo passo deverá ser as providências para que a prefeitura comece a licenciar alguns empreendimentos de menor porte.

Vila Velha é a cidade com o maior número de moradores do Estado e ainda não emite licenças, o que afoga o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e ainda atrasa o desenvolvimento de novos negócios na cidade.

Batendo as asas

O deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) dará uma entrevista coletiva à imprensa hoje, às 11h, quando apresentará a equipe de Marketing, o Conselho Político e as estratégias da campanha ao governo do Estado. O anúncio acontece na Rua Chapot Prevost, 615, na Praia do Canto (no final da rua, atrás da nova sede da Petrobras), onde também funcionará o QG de sua campanha. Recebi o convite da assessoria do parlamentar, mas infelizmente não poderei estar presente, mas trago as informações na edição de amanhã.

Recebendo as reivindicações

O senador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), pré-candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente, participam hoje de um café da manhã com representantes do setor cooperativista do Espírito Santo, que apresentará suas reivindicações para ambos. Participo do evento a convite da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES), instituição que admiro pelo trabalho que desenvolve em vários setores da economia capixaba, principalmente o rural.

Encontro empresarial

Mais tarde, o socialista e o peemedebista participam do primeiro de uma série de encontros, batizado de Encontro Empresarial da Serra, a partir das 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. O evento é promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases).

A Ases representa cerca de 300 empresas locais. Na ocasião, estarão presentes autoridades políticas e empresariais do Estado e serão apresentadas as propostas e expectativas para o desenvolvimento econômico e industrial do município nos próximos anos. Agradeço o convite da assessoria da entidade, mas também não será possível estar presente.

Política nas Redes Sociais

Quer divulgar seu evento político, informação ou opinião aqui no blog/coluna Política e Poder? Mande as informações para fernandomendes.fm@gmail.com.

Mas se você tem alguma dúvida sobre política (Como faço para me filiar a um partido? Quantos votos são necessários para eleger um deputado estadual? Como posso sugerir um projeto de lei para minha cidade? Como falo com tal político? etc), acesse o meu Formspring e deixe sua pergunta. Prometo ouvir os melhores especialistas para trazer o melhor conteúdo para este blog. Abaixo vocês conferem três respostas para perguntas que já foram deixadas lá por @RodrigoRossoni.

Formspring: Perguntas e respostas

@RodrigoRossoni: Viver os bastidores da política lhe causa a sensação de que a politicagem nunca terá fim?

Fernando Mendes: Atualmente, sim. Mesmo que haja políticos que queiram ter um mandato limpo e correto, há muita pressão dos partidos e de pessoas que contribuíram para que ele fosse eleito. Isso acaba corrompendo certos atos deste agente público. Se ele não fizer certos acordos, é isolado e fica impedido de colocar suas ideias em prática. É uma situação muito complicada.

@RodrigoRossoni: Para você, que articula sobre isso, dá pra viver de ideologia?

Fernando Mendes: Acredito que é muito difícil viver de ideologia em um sistema político e eleitoral tão falido e sem valores como o brasileiro, pois os partidos perderam suas ideologias.

@RodrigoRossoni: Consegue ter esperança em nossos políticos tomando conhecimento de tanta coisa errada?

Fernando Mendes: A esperança é a última que morre, como já diz o velho ditado. E é com o trabalho de instituições como o da ONG Transparência Capixaba que temos que renovar nossas forçar e esperanças, lutando por uma política mais limpa, pois só assim teremos um País melhor e a tão sonhada qualidade de vida que almejamos, com mais segurança e saúde para a população.

Deixe também sua opinião ou respostas para os questionamentos nos comentário abaixo! Aqui existe democracia, você pode discordar!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.