terça-feira, 15 de junho de 2010

Uma classe com 500 mil votos

Eles estão no meio urbano e rural. Reúnem 143 cooperativas, 152.510 cooperados e possui uma cartela com 17 mil empregados diretos e indiretos. Esse é o peso que o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB-ES) e do Sistema de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-ES) deverá levar para as urnas nas eleições deste ano. E quem levou a melhor junto a essa classe da sociedade capixaba foi o senador e pré-candidato ao governo Renato Casagrande (PSB).

Na manhã de ontem, a OCB-ES reuniu alguns políticos em um café da manhã em sua sede para apresentar as “Propostas de Políticas Públicas do Cooperativismo Capixaba para o Programa de Ações Estratégicas do Governo.” Estiveram presentes, além do senador, o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e os deputados estaduais Paulo Foletto, Rodrigo Chamoun, ambos do PSB, e Givaldo Vieira (PT).

Em sua fala, o presidente da instituição, Esthério Sebastião Colnago, foi direto ao assunto para as lideranças presentes: “Temos que, não só votar neles (Casagrande e Ferraço), mas pedir votos para eles. Essa é a nova sistemática da República. Se queremos o apoio deles no Congresso e no governo, temos que fazer isso. Temos que ser cabos eleitorais. Temos que pedir votos”, enfatizou.

Sem seguida, enumerou o tamanho da ajuda que pode dar. “Temos 500 mil votos. Não vamos transferir tudo isso, mas temos que tentar. Temos que plantar para colher lá na frente. Quem é do campo sabe disso. Precisamos de pessoas que, quando precisarmos delas, estejam comprometidas conosco”, finalizou.

O presidente também listou uma série de críticas ao atual governo e pediu mais reconhecimento para as cooperativas. Em seguida, passou a palavra para Ferraço. “Catitu fora da manada vira comida de onça”, comparou o vice-governador, dizendo que está junto com as cooperativas em seus anseios.

Depois de elencar algumas ajudas que deu para o setor quando era deputado federal, ele elencou as ações do atual governo para a classe. E claro, pediu apoio para a candidatura de Casagrande e se colocou como candidato ao Senado. “Todos têm dois votos. Estou pedindo um voto, para lutar pelos interesses do Espírito Santo. Não posso ficar só no reconhecimento, tenho que pedir. Preciso de apoio”, ressaltou o peemedebista, sem fazer qualquer menção ao nome do senador Magno Malta (PR), que deverá fazer dupla com ele na chapa governista.

Em seguida, Ferraço voltou a pedir apoio para Casagrande chegar ao governo, pediu por ele, para que Foletto se elegesse para a Câmara dos Deputados e Chamoun se reelegesse. Já na hora de se referir a Givaldo (foto), que luta para garantir a vaga de vice na chapa do socialista, o vice-governador disse o seguinte: “Deus está reservando para ele outro caminho”, sem se referir as pretensões do petista, como fez com os demais.

Em seguida foi a vez de Casagrande demarcar seu território entre os cooperativistas. “Só pode garantir que pode fazer alguma coisa (pelo cooperativismo), quem já fez alguma coisa. Quem tem mandato já tem que ter feito alguma coisa”, disse ele, após lembrar que é o relator da Lei Geral do Cooperativismo e que está segurando o projeto a pedido da classe.

Que a conquista do apoio de entidades de classe é importante e representa um eleitorado forte, disso ninguém tem dúvidas. A maioria dos políticos é ligada a algumas delas. No entanto, o fato de pedir votos abertamente antes do período permitido pela legislação eleitoral não me parece uma conduta exemplar. Pedir apoio até vai, mas votos...

Nota Verde

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) realiza amanhã, no Clube Álvares Cabral, às 19 horas, a primeira consulta pública, ou seja, um debate com a sociedade, para elaboração do Termo de Referência que vai servir de base para a elaboração do estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) sobre a Usina Termelétrica Integrada (UTEI) que a Vale pretende instalar no Complexo de Tubarão, em Vitória. Quer saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

Marketing?

Como eu disse aqui ontem, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) apresentou para a imprensa sua equipe de marketing, conselho político e as estratégias de campanha na manhã de ontem. Infelizmente não pude comparecer, pois havia outros trabalhos agendados para o dia.

No entanto, nem o site e nem o blog do pré-candidato ao governo traz as informações do que foi anunciado. A assessoria também não enviou nada. A única coisa que fiquei sabendo é que gozações não faltaram devido a uma dupla de repórteres que foram cobrir o evento. Um tinha sobrenome Casagrande e a outra Ferraço. As gargalhadas foram geral.

Política nas Redes Sociais

O Blocão, que reúne cinco partidos e é comandado pelo PDT e PR, finalmente declarou apoio oficial ao senador Renato Casagrande (PSB) no final da manhã de ontem. Agora os 13 partidos que já apóiam formaram um conselho político para debater quem será seu vice e quais serão as chapas proporcionais. De acordo com o post do prefeito de Vila Velha e presidente estadual do PR, Neucimar Fraga, a briga com o PT vai ser das boas.


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Um comentário:

  1. Será que essa equipe de marketing do Luiz Paulo, todos de fora, sabe onde fica Ponto Belo, Venda Nova do Imigrante, Marilândia, etc? Ou melhor, será que sabe onde fica o ES?

    ResponderExcluir