segunda-feira, 14 de junho de 2010

Casagrande Vs Luiz Paulo

A arena será o Centro de Convenções de Vitória. Na plateia, os prefeitos da Região Metropolitana e interior do Estado. De um lado do ringue, o senador Renato Casagrande (PSB). Do outro, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Em jogo, está o cinturão do Palácio Anchieta, que será entregue no final de muitos embates que ainda ocorrerão entre os dois até o dia 3 de outubro. Simbolicamente, a luta começa hoje, a partir das 13 horas.

O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), é importante por ser direcionado para as lideranças que tiveram a mais recente aprovação dos eleitores nas urnas, os prefeitos eleitos em 2008. São eles, pelo menos em tese, que têm influência sobre a maioria da população de suas cidades. A esfera municipal é a mais próxima da população.

Antes que eu me esqueça, o evento também contará com a não menos importante pré-candidata do Psol ao governo e ex-deputada estadual Brice Bragato. No entanto, ela não apresenta um nome que tenha se mostrado competitivo, o que faz com que ela seja basicamente ignorada pelo mercado político na hora de traçar estratégias ou objetivos.

Na última sexta-feira, cada um dos candidatos recebeu 10 perguntas da Amunes, sobre os mais diversos temas que impactam na municipalidade. Cada um terá cinco minutos para responder a cada uma delas, sem direito a réplicas. No final, novamente será oferecido cinco minutos para que eles façam suas considerações finais.

Casagrande tem a vantagem de ir para a sabatina com a grande maioria dos prefeitos ao seu lado. Já Luiz Paulo, tem no currículo oito anos de gestão na Prefeitura de Vitória e o projeto Qualicidades, que também possui o seu carimbo. Há quem diga que provocações não irão faltar. A militância de ambas as partes prometem comparecer para assistir a luta.

Finalmente, depois de o eleitor ver tanta briga por espaço e poder entre os partidos na composição das alianças, é possível (espero) que ele comece a ter o gostinho de degustar algumas propostas dos pré-candidatos, para que possa ir formando suas opiniões e definindo seus votos.

Lógico que o evento não será suficiente para se chegar a uma opinião fechada. Mas já dará para sentir como cada um deles está se preparando e se comportando diante do processo eleitoral. É importante ressaltar que o embate irá acontecer um dia após o jornal A Gazeta divulgar mais uma pesquisa eleitoral onde Casagrande aparece com 61,6%, Luiz Paulo com 18% e Brice com 2,5%.

Vale lembrar que na classe política impera um fenômeno chamado de expectativa de poder, que é guiado principalmente por pesquisas de opinião. Isso pode fortalecer o socialista ainda mais. Após a divulgação dos números, o tucano correu para o Twitter e fez referências ao “condomínio de poder” de seu adversário e disse acreditar que fará a diferença com o tempo de campanha na TV que sua coligação terá. É aguardar para ver. Que comece a luta!


Nota Verde

A Prefeitura de Vila Velha enviou para a Câmara de Vereadores na semana passada um projeto de lei que institui o Código Municipal de Meio Ambiente na cidade. É um passo importante, que também criará o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Após a aprovação da proposta pelos parlamentares do município, o próximo passo deverá ser as providências para que a prefeitura comece a licenciar alguns empreendimentos de menor porte.

Vila Velha é a cidade com o maior número de moradores do Estado e ainda não emite licenças, o que afoga o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e ainda atrasa o desenvolvimento de novos negócios na cidade.

Batendo as asas

O deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) dará uma entrevista coletiva à imprensa hoje, às 11h, quando apresentará a equipe de Marketing, o Conselho Político e as estratégias da campanha ao governo do Estado. O anúncio acontece na Rua Chapot Prevost, 615, na Praia do Canto (no final da rua, atrás da nova sede da Petrobras), onde também funcionará o QG de sua campanha. Recebi o convite da assessoria do parlamentar, mas infelizmente não poderei estar presente, mas trago as informações na edição de amanhã.

Recebendo as reivindicações

O senador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), pré-candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente, participam hoje de um café da manhã com representantes do setor cooperativista do Espírito Santo, que apresentará suas reivindicações para ambos. Participo do evento a convite da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES), instituição que admiro pelo trabalho que desenvolve em vários setores da economia capixaba, principalmente o rural.

Encontro empresarial

Mais tarde, o socialista e o peemedebista participam do primeiro de uma série de encontros, batizado de Encontro Empresarial da Serra, a partir das 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. O evento é promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases).

A Ases representa cerca de 300 empresas locais. Na ocasião, estarão presentes autoridades políticas e empresariais do Estado e serão apresentadas as propostas e expectativas para o desenvolvimento econômico e industrial do município nos próximos anos. Agradeço o convite da assessoria da entidade, mas também não será possível estar presente.

Política nas Redes Sociais

Quer divulgar seu evento político, informação ou opinião aqui no blog/coluna Política e Poder? Mande as informações para fernandomendes.fm@gmail.com.

Mas se você tem alguma dúvida sobre política (Como faço para me filiar a um partido? Quantos votos são necessários para eleger um deputado estadual? Como posso sugerir um projeto de lei para minha cidade? Como falo com tal político? etc), acesse o meu Formspring e deixe sua pergunta. Prometo ouvir os melhores especialistas para trazer o melhor conteúdo para este blog. Abaixo vocês conferem três respostas para perguntas que já foram deixadas lá por @RodrigoRossoni.

Formspring: Perguntas e respostas

@RodrigoRossoni: Viver os bastidores da política lhe causa a sensação de que a politicagem nunca terá fim?

Fernando Mendes: Atualmente, sim. Mesmo que haja políticos que queiram ter um mandato limpo e correto, há muita pressão dos partidos e de pessoas que contribuíram para que ele fosse eleito. Isso acaba corrompendo certos atos deste agente público. Se ele não fizer certos acordos, é isolado e fica impedido de colocar suas ideias em prática. É uma situação muito complicada.

@RodrigoRossoni: Para você, que articula sobre isso, dá pra viver de ideologia?

Fernando Mendes: Acredito que é muito difícil viver de ideologia em um sistema político e eleitoral tão falido e sem valores como o brasileiro, pois os partidos perderam suas ideologias.

@RodrigoRossoni: Consegue ter esperança em nossos políticos tomando conhecimento de tanta coisa errada?

Fernando Mendes: A esperança é a última que morre, como já diz o velho ditado. E é com o trabalho de instituições como o da ONG Transparência Capixaba que temos que renovar nossas forçar e esperanças, lutando por uma política mais limpa, pois só assim teremos um País melhor e a tão sonhada qualidade de vida que almejamos, com mais segurança e saúde para a população.

Deixe também sua opinião ou respostas para os questionamentos nos comentário abaixo! Aqui existe democracia, você pode discordar!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário