sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Socialistas confortáveis


Diferente do que o mercado político capixaba chegou a especular sobre a saída do PSB da equipe do governador Paulo Hartung (PMDB), os secretários socialistas Audifax Barcelos (Economia e Planejamento) e Paulo Foletto (Ciência e Tecnologia) desfrutam de posições bem confortáveis no governo.

Nos bastidores do Palácio Anchieta, ambos são vistos como homens de confiança do governo. Audifax está à frente da organização do Seminário de Planejamento Estratégico do Estado para 2010, que foi antecipado para o próximo dia 30, para que não fosse contaminado pelo período eleitoral, ainda que ele já esteja a todo vapor.

E parece que o aquecimento global chegou à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, rotulada de "Sibéria" e "geladeira", devido aos pequenos orçamentos que sempre carregava e a pouca capilaridade.

Mas para Foletto existe um novo Espírito Santo. Com programas que oferecem bolsas de estudos para jovens em faculdades particulares e outros investimentos, ele tem reunido até 1.000 pessoas nos encontros que vêm realizando no interior do Estado.

Ao que tudo indica, Audifax e Foletto deverão continuar na equipe de Hartung até chegar a data de desincompatibilização para serem candidatos nas eleições de 2010. Enquanto isso, o PSB continua trabalhando a pré-candidatura ao governo do Estado do senador Renato Casagrande (PSB) e o PMDB, a do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB).

  • Indenização. O desembargador convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) Honildo Amaral de Mello Castro negou recurso do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz (PSL) que pretendia receber do promotor Fabio Vello Correa e do jornal A Gazeta indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil, decorrentes de uma entrevista publicada no jornal.
  • Motivo. Em 19 de março de 2004, A Gazeta publicou uma entrevista com o promotor Fabio Vello sobre as investigações e denúncias contra Gratz intitulada “Dossiê do bingo liga Gratz a comendador - Relatório do Ministério Público recoloca ex-deputado como suspeito de comandar organização criminosa.”
  • Decisão. A decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) entendeu que a entrevista veiculada não imprimiu juízo de valor quanto aos fatos narrados: “Não ficou caracterizado o dano moral quando a matéria apresenta-se apenas como manifestação das críticas a que estão sujeitos todos que exercem um cargo político e que tem por obrigação a prestação de contas de suas gestões”.
  • Exclusiva. Leiam na edição desta sexta-feira do jornal A Tribuna, os planos de Hartung para os royalties do petróleo da camada pré-sal, que vão começar a ser pagos após o início da produção, em meados de 2018.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sexta-feira 13 na Assembleia

O clima entre os servidores e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não está nada bom. E mais nuvens negras prometem pairar sobre o Palácio Domingos Martins nesta sexta-feira, 13 de novembro. Raios e trovoada são esperados a partir das 14h30, quando o comando irá se reunir com uma comissão de funcionários efetivos.

A principal reivindicação dos trabalhadores é o reajuste salarial de 11,98%, já concedido aos servidores públicos de todos os demais poderes, relativo à conversão de cruzeiros reais em URVs. Na noite de ontem, o Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis) conseguiu munição pesada para cobrar a Mesa.

Mais uma vez o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou os recursos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), favorável aos servidores. “É inadmissível o recurso”, sacramentou o magistrado. E finalizou: “Com a negativa de seguimento do recurso, tornaram-se definitivos os fundamentos infraconstitucionais que amparam o acórdão recorrido.”

Mas nem tudo são flores. Como a decisão é monocrática, a PGE pode recorrer ainda ao Pleno do STF. Mas o presidente do Sindilegis, Leandro Machado (foto), se mostra esperançoso. “Não somos piores e nem melhores. Chegou o momento da justiça. E chega de sermos humilhados”, desabafou.

No entanto, os servidores têm ainda uma lista enorme de reclamações a serem apresentadas ao presidente da Casa, deputado Elcio Alvares (DEM). A categoria tem reclamado há algum tempo sobre as condições de trabalho. Com as obras de instalação do novo sistema de cabeamento, então, a situação se agravou.

“Vidraças imundas, pisos sujos, paredes sujas. Os buracos feitos no gesso do teto para o novo cabeamento de informática devem ficar assim até Deus sabe quando. Chegaram os novos computadores, mas somos obrigados a conviver com os velhos. Dezenas de setores estão com as máquinas infectadas por vírus. Isso mesmo, na Assembleia não tem sistema antivírus. Está osso trabalhar. E fica tudo por isso mesmo”, relata uma chefia da Casa.

Tudo indica que nenhum acordo será feito na reunião, mas apenas promessas, como o ponto digital, que não foi instalado até hoje por causa da importação de um equipamento que nunca chega. Será que existe apenas um fornecedor em todo o planeta?

  • Sumiu. No encontro do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) com os presidentes das escolas de samba capixaba na manhã de ontem, uma jornalista deixou o celular onde estava sentada para fazer uma entrevista e quando voltou o aparelho havia sumido.
  • Apareceu. Depois de reclamar, a assessoria do governo logo investigou o caso e achou o aparelho, já no final da tarde. Ainda pela manhã, quem ligava para o número, o encontrava desligado.
  • Musa. Comentário de um leitor do blog direto do Congresso, em Brasília, sobre o caso dos deputados que registram presença e não ficam na sessão e o início dos trabalhos hoje em plenário. “Rita Camata, até agora, não deu o ar de sua graça, literalmente. Aliás, depois que ela fez preenchimento labial está uma coisa...”
  • Comentário. Em seguida, outro leitor dispara também direto da capital brasileira: “É... só se fala nisso no salão do Nahor.”

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Esticando a corda

Os militares capixabas vão mesmo esticar a corda contra o governo em busca da queda do secretário de Estado da Segurança, Rodney Miranda (DEM). A ofensiva mais acirrada teve início ontem, quando utilizaram seu porta-voz na Assembleia Legislativa, o deputado e cabo reformado Josias da Vitória (PDT), que pediu que ele renunciasse ao cargo.

Os coronéis da PM e as associações representativas dos oficiais, subtenentes e sargentos, cabos e soldados e dos militares da reserva se insurgiram contra o secretário, após a publicação do livro “Espírito Santo”, que relata de forma romanceada o assassinato, em 2003, do juiz Alexandre Martins de Castro Filho.

Mas as críticas da categoria não começaram agora. Na Câmara dos Deputados, Capitão Assumção (PSB) não mede as palavras ao se pronunciar sobre a segurança pública no Estado e aqueles que são responsáveis por ela, Rodney e o governador Paulo Hartung (PMDB). Chega a ser agressivo.

Para o mercado político, a segurança é o “calcanhar de Aquiles” do governo e essa já é a segunda passagem de Rodney pela gestão de Hartung. Ele havia deixado o cargo depois do episódio dos grampos nos telefones da Rede Gazeta.

As pretensões de Rodney em disputar uma vaga na Câmara dos Deputados dividem os votos da categoria e atingem Assumção, que busca a reeleição. A queda de braço entre militares e Palácio Anchieta promete outros capítulos e há preocupação com seus reflexos na segurança da população, que já não anda tão garantida.

O secretário e o governo não se pronunciam sobre o assunto. Na Assembleia, nenhum governista saiu em defesa de Rodney. No entanto, o governo sinaliza que não vai ceder. Diferente das disputas políticas em outras áreas, essa tem regras específicas e militares, o que esquenta ainda mais o clima entre a corporação e o governo.


  • Denúncia. As organizações não governamentais (ONGs) internacionais Justiça Global e Conectas vão apresentar no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) e na Organização dos Estados Americanos (OEA) denúncia sobre as condições de encarceramento no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha e na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) em Cariacica.
  • Apresentação. Um relatório prévio sobre o DPJ e a Unis será apresentado nesta quinta-feira em reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). Participará da reunião a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay.
  • Superlotação. De acordo com as organizações, no DPJ de Vila Velha, estão abrigados 268 presos. O local tem capacidade para 16 pessoas. O alerta veio do leitor Tiago Shux, que sempre participa do blog.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mudança no secretariado de Vitória

Depois da polêmica exoneração do presidente estadual do PSDB, Ricardo Santos, da secretaria de Estado da Agricultura, caiu hoje o secretário de Serviços da Prefeitura de Vitória, Carlos Pinel (foto), recém filiado ao PSB. O motivo da exoneração de ambos seria o fato de tucanos e socialistas possuírem candidaturas ao governo do Estado em 2010.

Isso porque o PMDB, partido a frente do governo e que tem a pasta de Serviços da capital em sua cota, aposta no nome do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) para a sucessão do governador Paulo Hartung (PMDB).

Pinel já havia incomodado lideranças do PMDB no ano passado, quando brigou para ocupar a vaga de vice-prefeito no lugar de Tião Barbosa na chapa de reeleição do prefeito João Coser (PT). Este ano ele deixou o partido e se filiou ao PSB, de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa. O fato teria sido o principal motivo para que os peemedebistas pedissem a mudança no cargo.

A partir de agora o administrador Jorge Daniel Bezerra Leite assume a pasta de Serviços da Prefeitura de Vitória. Ele é pós-graduado em Gestão Financeira e atuou por 25 anos na área de gestão em uma multinacional sediada no Espírito Santo.


  • Pânico. O programa Pânico na TV, da Rede TV, exibiu dois capixabas no último domingo. A ex-BBB Sabrina Sato fez uma matéria sobre drogas e entrevistou o prefeito de Pedro Canário, Mateus Vasconcelos (PTB), o Mateusão, e o senador Renato Casagrande (PSB).
  • CQC. Já na edição de ontem, o programa CQC, da Band, indagou o deputado federal Camilo Cola (PMDB) sobre o significado da sigla TCU. Fingindo não ser com ele, o peemedebista nada respondeu e continuou andando, como a maioria que não sabia.
  • Sopro. Sempre ao lado de Camilo, seu colega de plenário Carlos Mannato (PDT) logo soprou o significado: Tribunal de Contas da União.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!