sábado, 29 de agosto de 2009

As estratégias socialistas

Cerca de 140 socialistas capixabas se reuniram ontem com a cúpula do partido na sede do Sindifer, em Vitória, para debaterem os rumos da companhmeirada nos preparatórios para as eleições de 2010. Quem não apareceu foi o líder da sigla na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Pereira, que simultâneamente entregava um trator em Água Doce do Norte. Enquanto isso, o cenário para ele começava a escurecer na reunião fechada.

Recentemente, conforme divulguei com exclusividade em A Tribuna, Luciano declarou apoio à pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço, do PMDB, e defendeu que o pré-candidato de seu partido, o senador Renato Casagrande, permanecesse no Senado, tendo em vista que tem ganhado destaque nacional durante a crise pela qual passa aquela Casa, e também por seu mandato só terminar em 2014.

Os presentes na reunião argumentam que Luciano tenta ser expulso, para não perder o mandato caindo na infidelidade partidária. Ele estaria em busca de uma legenda mais confortável para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito do ano que vem. Mas o partido ignorou a manifestação do parlamentar e disse que só irá conversar com ele, para tentar afinar o discurso, entorno das pretensões da sigla.

Ao mesmo tempo, o PSB resolveu também lançar diversos nomes para a Câmara dos Deputados, o que vai atingir diretamente os planos de Luciano. O presidente estadual do PSB, Luiz Carlos Ciciliotti, conta que o partido terá candidatos em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e talvez ainda em Guarapari.

Levando em consideração que um dos nomes do PSB pode ser o ex-prefeito da Serra e secretário de Estado de Economia e Planejamento, Audifax Barcelos, que está sem partido e com a ficha socialista já preenchida, só faltando assinar, Luciano pode ter mais problemas, principalmente por conta do número de votos que ele deverá abocanhar.
  • Mais um. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, a leitura a respeito da declaração de possível apoio do primeiro-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Coelho, do PSDB, também ao nome de Ricardo, enquanto seu partido aposta no deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, suou como semelhante ao caso de Luciano.

  • Fora. Coelho também estaria interessado em ser mandado para fora do ninho tucano, para levantar voo em outra sigla. Mas assim como no caso do socialista, a cúpula do PSDB não se renderá.

  • Palanque. Disputadíssimo o palanque de inauguração da nova Ponte da Passagem, em Vitória, na manhã desse sábado. Ela já promete estar em todas as campanhas de 2010.
Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

Um comentário:

  1. Tenho minhas duvidas se Casagrande e Luiz Paulo vão levar suas candidaturas adiante... acho que isso é só cena... no final, todos seguirao a cartilha de PH...

    Eleicao boa ano que vem será para a Camara dos Deputados... essa sim será disputada... muita gente de peso pra pouca vaga...

    ResponderExcluir