domingo, 30 de agosto de 2009

A corrida contra o tempo



A bancada do PTB na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Marcelo Santos (foto), começa uma corrida contra o tempo, em uma contagem regressiva que termina no próximo mês de outubro, até quando os quatro parlamentares que a integra deverão se filiar a outros partidos.

Marcelo, Luzia Toledo, Rafael Favatto e Eustáquio de Freitas já entraram com um pedido de declaração de justa causa no TRE-ES para saírem da sigla sem o risco de perderem seus mandatos, batendo de frente com as regras da fidelidade partidária.

Mas no caso de outros ex-petebistas, como os deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Hércules Silveira (PMDB), aquela Corte não foi tão ágil em fornecer a chave para a janela da infidelidade. E caso os quatro não consigam o aval dos magistrados em tempo, poderão ter muitas dificuldades para atingir suas metas nas eleições de 2010.

Três deles tentarão a reeleição, enquanto Favatto (foto) busca uma cadeira na Câmara dos Deputados. No entanto, todos têm uma briga pública e acirrada com a Executiva do PTB no Estado, que tem no comando a família Belotti.

Os quatro já utilizaram a TV Assembleia por diversas vezes para atacar a cúpula do partido, que por sua vez, ignora a existência dos deputados e segue com suas negociações para o pleito do ano que vem.

Se tiverem de disputar a eleição no PTB, Marcelo, Luzia, Favatto e Freitas terão sérios problemas. Marcelo talvez nem tanto, tendo em vista a ligação direta que tem com o presidente nacional da sigla, o bombástico Roberto Jefferson.

O destino dos petebistas está quase acertado: Luzia (foto) deverá ir para o DEM; Favatto para o PR; Freitas para o PP ou PSB; e Marcelo ainda faz mistério e argumenta que não queria deixar o partido, o que também lhe poupa de alguma insegurança jurídica mais na frente, diante do TRE-ES.


Caso todos eles tenham que disputar as eleições pelo PTB, a presidente estadual Marília Belotti, deverá dar muito trabalho para os quatro, pois deverá seguir ao lado do PSDB, partido que seguirá contrário às pretensões da bancada petebista na Assembleia, que já declarou apoio aos planos do PMDB.


  • Jantar. Os governadores peemedebistas Paulo Hartung (ES) e Sérgio Cabral (RJ), jantam hoje, as 19 horas, com o presidente Lula (PT), em Brasília, para discutirem questões relacionadas à legislação do pré-sal.
  • Cena. Mas o prato que Lula servirá para os dois, que ficaram totalmente de fora do debate, mesmo comandando estados produtores, não passa de um jogo de cena, após os peemedebistas externarem suas insatisfações com o petista. Lula fará o lançamento oficial das regras nesta segunda-feira, ou seja, sem tempo de alterá-las.
  • 2010. O que eles deverão sair anunciando do encontro é que a proposta ainda passará pelo Congresso Nacional e qualquer alteração, poderá ser feito lá. Mas como sempre, lá só passa aquilo que é de intreresse de Lula.
  • Alemanha. E por falar em Lula, esta semana ele chega ao Estado, para encerrar o 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Vitória.
  • Flash. E os pré-candidatos de plantão já se esforçam para conseguirem a melhor foto ao lado do Presidente. A solenidade promete ser concorrida, levando em consideração o grau de antecipação do pleito de 2010.
  • Publicação. Desde sábado que esta coluna também está sendo publicada pelo site Agência Congresso, de Brasília, ao lado de colunistas como Cristovam Buarque e Fernando Gabeira. Aproveito para agradecer a todos que mandaram e-mails com elogios, sugestões e críticas.

Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário