sábado, 5 de setembro de 2009

Recurso incoerente

Esta semana o PT estadual passou por uma situação no mínimo constrangedora ao ver a Câmara de Recursos do Diretório Nacional do partido anular sua resolução que indicava apoio ao nome do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) para o governo do Estado em 2010.

Os autores do recurso contra a resolução foram a vice-presidente nacional do PT, a deputada federal Iriny Lopes (foto), e o subsecretário nacional dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, que alegam que os movimentos do diretório estadual estão muito antecipados.

Mas de quem é a culpa do debate a respeito do processo eleitoral estar acontecendo a mais de um ano antes das eleições? Não consigo pensar em outro nome, a não ser o do presidente Lula (PT), que lançou sua pré-candidata, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), de forma extremamente antecipada para sua sucessão.

Iriny e Perly (foto) também alegam que o nome que receberá o apoio do partido precisa ser mais bem debatido com a militância. Mas quando o Lula ouviu alguém antes de decretar que o nome do PT é o da Dilma? Esses fatos, em minha visão, tornam o recurso deles bastante incoerente. O que não quer dizer que os movimentos do partido no Estado ocorreram no momento certo.

Sem falar nos diversos eventos em tom de campanha que a ministra protagizou ao lado do presidente. Estratégia semelhante a do coordenador da pré-campanha de Ricardo e prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Os dois não desgrudam mais. Estão em todas os eventos públicos juntos. A oposição, em nível nacional, já denunciou Lula por fazer uso da máquina e campanha extemporânea. Aqui, todos ficam calados, pois ninguém quer ser taxado de oposição ao projeto que conta com o governador Paulo Hartung (PMDB) no comando, mesmo que pelos bastidores.

Coser simplesmente ignorou a decisão do órgão nacional do PT e prosseguiu com suas movimentações. Hartung também colaborou para que o movimento de fortalecimento do nome de Ricardo não fosse enfraquecido com a nulidade da resolução.

Um dia após a derrota da cúpula petista capixaba, Hartung saiu de licença e Ricardo (foto) assumiu o comando do Palácio Anchieta interinamente. É ele quem vai posar de governador nas comemorações do dia 7 de Setembro e também do aniversário dos 458 anos da cidade de Vitória, ao lado do anfitrião e seu maior aliado nesse projeto: Coser.

E assim as discussões antecipadas a respeito do pleito de outubro de 2010 seguem a todo vapor. Seja em público ou também nos bastidores dos Poderes de nosso Estado, que acreditem, não se limitam apenas ao Executivo e Legislativo.


  • Sem sinal. Precisei ligar para um orelhão de Barra de São Francisco na manhã desse sábado para conseguir entrevistar o prefeito de Vitória, João Coser (PT), e o governador em exercício Ricardo Ferraço (PMDB), pois onde eles estavam não tinha sinal para celular. O peemedebista tinha acabado de ser lançado como pré-candidato na região Noroeste (foto).
  • Mineiro. O evento contou até mesmo com a presença do prefeito de Mantena (MG), Maurício Toledo (PPS), que teve até o direito de discursar.
  • Ao vivo. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Octaciano Neto, também esteve por lá e transmitiu alguns pontos do evento em tempo real em seu Twitter (@octaciano).
  • Escorregão. No entanto, Octaciano deslizou ao citar os presentes, referindo-se ao líder do PSB na Assembleia, deputado Luciano Pereira, como Luciano Machado.
  • Infidelidade. Mesmo tendo o senador Renato Casagrande (PSB) e o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) como pré-candidatos ao governo, lideranças socialistas e tucanas participaram do evento de apoio a Ricardo.

2 comentários: