Lidar com as redes sociais para alguns políticos capixabas ainda é como enfrentar um bicho-papão. Não é à toa que muitos deles delegam essa função para seus assessores. No entanto, há meios de se atualizar e dominar tais ferramentas na internet, o que pode trazer bons frutos, inclusive nas urnas. Se usada de forma errada, pode ser um tiro no pé. Vamos as dicas!
Na próxima terça-feira, por exemplo, acontece no hotel Century Plaza, na praia de Camburi, o seminário Política 2.0 – Partidos, Políticos e Gestão Pública na Era Digital. É uma boa chance de entender um pouco mais como funcionam esses poderosos meios de comunicação, que interliga milhares de pessoas em tempo real.
Atualmente mais de 62 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Oitenta por cento deles convivem em redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook. Não é por acaso que políticos e governos estão cada vez mais presentes na web, seja através de sites, blogs ou participando de redes de relacionamento.
Para o especialista em comunicação, tecnologia e mobilização social online, João Falcão, a questão é saber utilizar a internet, sendo ator e não vítima dos processos. Ele, que fez a campanha do deputado federal Fernando Gabeira (PV) à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008, será um dos palestrantes.
Falcão é diretor-executivo da Loops, que já fechou contrato para a campanha presidencial de 2010 dos tucanos. Ficará responsável pela captação de doações, monitoramento de informações na internet e, especialmente, pela interação em redes sociais.
Também ministrarão palestras: Bruno Ayres, idealizador do Portal do Voluntário, que tem mais de 110 mil usuários e está em 80 países desenvolvendo ações voluntárias através da internet, e o advogado Pablo de Camargo Cerdeira, responsável por estudos sobre a legislação para uso da internet na campanha de 2010. Mais inscrições e informações no telefone (27) 3235-2242 ou pelo e-mail info@vieiraerosenberg.com.br.
Os interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas para 50 pessoas. Dois partidos políticos capixabas já fecharam pacotes de inscrições para seus filiados.
Também podemos contar com as iniciativas do doutor em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Fábio Malini, que coordena o clico de debates Poder e Internet: política e cultura nas mídias sociais. O próximo encontro será no dia 18 deste mês e abordará a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama. Mais informações em http://fabiomalini.wordpress.com. O evento é gratuito e ocorre durante as quintas-feiras, no Centro de Arte, quinzenalmente.
Exemplos do mau uso das redes sociais não faltam, ainda mais no Twitter. E é para não escorregar como esses tucanos e petistas abaixo, que todos devemos nos atualizar e entender melhor esse universo. Como diz uma antiga lenda grega: “Decifra-me ou devoro-te.”
- Fantasmas I. O blog do jornalista Elimar Côrtes informa que o juiz Izaías Eduardo da Silva condenou mais de 100 pessoas acusadas de serem funcionários fantasmas na prefeitura de Viana, por volta de 1997.
- Fantasmas II. Entre os condenados estariam advogados, ex-vereadores, filhos, esposas e irmãos de atuais vereadores, além de um parlamentar. Vão ter que devolver dinheiro e perder os direitos políticos.
- Ficha Limpa. Dos 13 membros da bancada federal capixaba, seis confirmaram presença e um ausência no debate que será promovido sobre o projeto de lei que exige ficha limpa dos candidatos nas eleições. Segundo a Transparência Capixaba Jovem, o demais não retornam e não se permitem ser cobrados.
Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.
Siga-me no Twitter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário