sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pesquisa em Vila Velha


Circula nos bastidores da Prefeitura de Vila Velha uma pesquisa de consumo interno sobre a disputa pelo governo do Estado em 2010. No maior colégio eleitoral capixaba, a ordem de colocação permanece a mesma constatada em outros levantamentos que já tive acesso: Renato Casagrande (PSB), Ricardo Ferraço (PMDB) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Os números mostram que o senador socialista estaria com 35%, contra 24% do vice-governador peemedebista e 22% do deputado federal tucano. Os resultados saíram há cerca de duas semanas e mostram que o prefeito da cidade, Neucimar Fraga (PR), não tem trazido resultados como cabo eleitoral de Ricardo.

Revelam ainda que Luiz Paulo mantém um eleitorado fiel no município canela-verde. Mas alguns aliados do Palácio Anchieta acreditam que o trabalho do vice-governador à frente da mobilização em favor das vítimas das recentes chuvas que atingiram o Espírito Santo poderá afetar a opinião do eleitorado, principalmente de Vila Velha, um dos mais atingidos.

Para mudar esse quadro, Ricardo tem sido colocado na dianteira dos projetos e anúncios mais importantes do governo, posição que antes era ocupada apenas pelo governador Paulo Hartung (PMDB). São as ferramentas para que ele se viabilize.

Em recente conversa com jornalistas, Hartung revelou que o prazo para que seu vice se viabilizasse, antes estabelecido até o final deste ano, foi estendido. O governador informou que agora ele vai até depois do Carnaval, quando, segundo a máxima brasileira, começa o ano de verdade. E até lá, cada bloco vem cuidando de suas alas para não fazer feio na avenida, em um desfile que só termina em outubro de 2010.

  • Candidatura. O levante dos coronéis contra o secretário de Estado da Segurança, Rodney Miranda (DEM), tem sido visto no mercado político como um recado contra a possível candidatura do democrata ao cargo de deputado federal em 2010.

  • Filiação. A filiação do secretário ao DEM incomodou alguns militares que possuem projetos políticos para o próximo ano. Seria esta uma das broncas da categoria com Rodney.

  • Qualidade. E o burburinho sobre a qualidade do asfalto novo da Praia de Camburi, que após as chuvas parece mais um queijo suíço, não para nos bastidores. No Twitter, já se cobra a atuação do Ministério Público.

  • Acessos. Mais uma vez quero agradecer a todos que passam por aqui e que divulgam este espaço. Hoje completo 40 colunas no blog e já são mais de 2.000 acessos. Valeu!

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. Parabéns!
    E essa pesquisa que voce divulga com exclusividade (é incrível que o Futura não tenha publicado nenhuma na Gazeta, né? até hoje) é absolutamente razoável. É isso mesmo. Mas, é preciso entender melhor o maquiavelismo do governador Hartung com o seu vice, nesse papo de estender prazo do "estágio probatório" de chances do rapaz.

    Se fizer as contas direitinho, após o carnaval já estará nas vésperas do Hartung levanta barraca do Governo e cair na sua campanha ao Senado. E aí, meu caro Fernando, o vice que ponha uma capa blindada bem forte pra aguentar a maré de oposição que vem por aí.

    E não vai ter ajudazinha de chuva que vai salvar o rapaz. Será tragado pela correnteza. Em tempo: todo o trabalho de exposição midiática que ele fez, a partir de ontem Hartung já desfez comparecendo nos lugares mais atingidos pela chuva levando aquele velho abraço fraterno e solidário. É muita maldade com o rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando.
    Parabéns pelo blog. Sou um leitor assíduo. Boas análises e informações exclusivas. Dá gosto de ler.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A Fernando até vc vai entrar nessa história de desqualificar os coroneis da PM? Tendo ou não tenho segundas intenções por trás do levante, a verdade é que o secretário nunca foi digno de ocupar o cargo e tão pouco teve capacidade ao longo dos anos em suas duas passagens pela secretaria de conduzir um trabalho voltado ao combate da criminalidade, se voce olhar as pesquisas por aí fica fácil constatar que proporcionalmente temos mais violência aqui do que no RJ.

    E outra, os relatos pitorescos feitos pelo secretario e pelo juiz são de no minimo mal gosto, ambos deveriam esperar a aposentadoria para PENSAR na POSSIBILIDADE de escrever aquela 'coisa'. E sim, se tiver algum capixaba com problema mental suficiente para votar no Rodney para federal deveria o proxímo GOV. mandar imediatamente aumentar o número de vagas no Adalto Botelho. Para o bem de todos!

    ResponderExcluir