quinta-feira, 24 de junho de 2010

Levante a ficha do seu candidato

A corrida eleitoral está a todo vapor já faz um tempo. Daqui a duas semanas começam as campanhas eleitorais oficiais. Com certeza você irá receber muito material de campanha falando bem sobre cada candidato. Mas antes de escolher em quem votar, faça um levantamento sobre a ficha daqueles que escolheu para tentar colocar no poder e fazer deles seus representantes. Veja aqui o passo a passo de como avaliar melhor um político.

Para quem ainda não sabe, este ano, o Espírito Santo irá eleger 10 deputados federais e dois senadores, que irão nos representar em Brasília, no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Na Assembleia Legislativa serão 30 cadeiras para preencher, além de um novo governador para comandar o Palácio Anchieta.

www.tj.es.gov.br

Para saber se o seu candidato responde algum processo na Justiça comum, você pode ir até o site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Lá é possível ver se há denúncias contra eles e em que fase estão os julgamentos. Você pode verificar se há ações criminais, de improbidade administrativa, entre outras.

Na página principal do TJ-ES, há o link “Processos 1ª e 2 ª instâncias.” Clique nele. Abrirá uma página de busca, que deve ser feita em ambas as instâncias. Na opção “Pesquisar por”, escolha “Nome da Parte” e em seguida, coloque o nome de seu candidato e clique em “Pesquisar.” Boa sorte! Tomara que ele esteja com a ficha limpa.

www.stj.jus.br

Na página do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vá até a caixa “Processos”, do lado direito do monitor, clique no link “Opções de busca” e em seguida preencha com o nome do seu candidato em “Nome da Parte”, assim como na pesquisa do TJ-ES. É o STJ que julga quando eles discordam de alguma decisão do Tribunal.

www.stf.jus.br

No site da mais poderosa Corte do País, o Supremo Tribunal Federal (STF), a consulta é bem simples e tranquila. Na página inicial, do lado esquerdo, há uma caixa de “Acompanhamento processual.” Na opção “Pesquisa de Processos”, escolha “Partes ou Advogados.” Depois disso, escreve abaixo o nome de seu candidato e clique em “Pesquisar.” É o STF quem decide questões relacionadas à Constituição Federal.

www.tse.jus.br

Para saber questões eleitorais, vá na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Logo abaixo de “Últimas atualizações”, clique em “Acompanhamento PUSH.” Você deve escolher o TRE-ES e depois fazer o mesmo procedimento com o TSE. Marque a opção a “Partes”, escreva o nome do candidato na lacuna e clique em “Pesquisar”.

www.tcu.gov.br

Assim que a página do Tribunal de Contas da União abre, há uma aba laranja (“Pesquisa”), onde a terceira opção na direção vertical é “Processos”. Digite o nome do seu candidato ali e depois clique na setinha para ver a ficha dele.

www.excelencias.org.br

Caso você esteja pensando em votar em alguém que já tem mandato, pode visitar a página do projeto Excelências, da Transparência Brasil, onde há ótimos mecanismos de busca.

Esclarecimento: Hoje não têm as demais notas porque é um post exclusivo para colaboração com o projeto #CartilhaTCj

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário