Diferente das pesquisas de intenção de voto, este estudo, desenvolvido pelo consultor de mídias sociais e um dos organizadores do #TwicontroES Bruno de Souza monitorou todas as mensagens (tweets) referentes aos três durante 21 dias e revela os candidatos mais lembrados pelos internautas, quais assuntos são mais associados a cada um deles e a impressão que esses tweeteiros têm de Casagrande, Luiz Paulo e Brice.
Dos 1.126 tweets postados que tratavam dos concorrentes ao Palácio Anchieta, 905 eram sobre Casagrande (81%),
Análise sobre o sentimento revelado nas mensagens
Positivo Negativo Neutro
Renato Casagrande
657 35 213
Luiz Paulo Vellozo Lucas
124 20 61
Brice Bragato
3 9 4
A candidata foi a única a contar com mais conteúdo negativo do que positivo e neutro. Para os dois outros candidatos, o número de mensagens positivas foram maior. O tema “candidatura” foi o que teve mais teve repercussão entre os tweeteiros. O projeto Ficha-Limpa foi o mais agregado ao nome do socialista, enquanto as “alianças políticas” colaram no tucano. Já Brice, não contou com assuntos relevantes dentro da temática principal.
Quanto a quantidades de retweets (RT’s), marcação de favoritos e inscrição em listas, Brice foi a única que apresentou mais conteúdo negativo do que positivos e neutros:
RT’s positivos RT’s negativos RT’s neutros Tweets favoritados Listas
Renato Casagrande
176 7 28 21 300
Luiz Paulo Vellozo Lucas
28 3 6 16 134
Brice Bragato
1 3 1 0 2
Em quais redes sociais você encontra os candidatos:
Renato Casagrande (é o que possui mais perfis em mídias sociais)
YouTube (1)
Orkut (1)
Twitter (3)
Blog (1)
LiveStream (1)
Flickr (1)
Qik (1)
Facebook (1)
Justin.tv (1)
Twitpic (1)
Comunidades no Orkut (4)
Luiz Paulo Vellozo Lucas (é o que mais possui contas no Orkut)
YouTube (1)
Orkut (7)
Twitter (1)
Blog (1)
Twitpic (1)
Wikipédia (1)
Comunidade no Orkut (1)
Facebook (1)
Brice Bragato (é a que menos possui perfis. Um em cada)
Orkut
Twitter (no período da pesquisa ela não tinha)
Atualmente, falar em eleição sem falar em redes sociais é como falar em estratégias para um pleito sem analisar um mapa de votos. É algo inevitável, tem que se levar em consideração a força desse fenômeno da pós-modernidade.
Na última semana, vimos a campanha “Cala Boca Galvão” chegar ao The New York Times, ao Le Monde e ainda ir parar na capa de uma das principais revistas de circulação nacional do Brasil. A ferramenta que possibilita que a opinião de um anônimo desperte um furacão de retransmissões e se propague pelo mundo tem pautado a grande imprensa com frequência.
A última mobilização em voga no microblog é contra a maior emissora de TV do País, a Rede Globo. O #DiaSemGlobo é uma reação contra a postura do canal com relação ao Dunga. Proprõe-se um boicote a transmissão da rede na próxima sexta-feira, dia do jogo do Brasil.
Já nesta madrugada, um boato de que o ator Lima Duarte havia morrido estava liderando o ranking de assuntos mais comentados do mundo no Twitter. A propagação das mensagens apresenta uma velocidade e alcance assustadores.
Acredito que estamos bem perto do fim do conceito de “maioria silenciosa”, criado em 1969 pelo então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon e que classifica a maioria da população como incapaz e desinteressada em revelar suas opiniões publicamente.
Nas redes sociais, todos se sentem iguais e falam, protestam, criticam e o melhor, se engaja. Seja para fazer qualquer coisa um sucesso, como também para destruí-la. Tudo em um curto espaço de tempo.
Pesquisa completa
A pesquisa “Candidatos ao governo do Espírito Santo no Twitter” completa estará no blog Marketing Digital 2.0, do consultor de mídias sociais Bruno de Souza, a partir das 10h30.
Mais “ficha-suja”do TCU
Alguns internautas enviaram e-mails lembrando que esqueci de citar na relação de ex-prefeitos condenados pelo TCU o de Água Doce do Norte Abraão Lincon Elizeu, que foi reeleito em 2008. Sendo assim, sobe para 30 o número de ex-prefeitos na lista.
Também pediram destaque para o presidente da Executiva estadual do PP, Nilton Baiano, que também teve as contas rejeitadas.
Cartilha contra a corrupção
A Transparência Capixaba Jovem lançou um projeto de elaboração coletiva de uma cartilha para as eleições deste ano. A ideia é recolher as melhores sugestões dos internautas e montar uma publicação. Tudo por meio do e-mail jovem@transparenciacapixaba.org.br, dA comunidade no Orkut, no mural do Facebook, tweetando para a @Transcapjovem utilizando a hashtag #CartilhaTCj ou nos campos de comentários do blog.
Nota Verde
Especialistas do Brasil inteiro estão reunidos desde a última segunda-feira no Hotel SENAC, na Ilha do Boi, em Vitória, participando do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas Costeiras (Pré-Encob).
a expectativa é de que aproximadamente 200 especialistas e gestores participem e contribuam com palestras e debates focados em aspectos do consumo de recursos hídricos na zona costeira, região de foz dos rios.
Política nas Redes Sociais
Não é visto com bons olhos os políticos que utilizam o serviço de sites para aumentar o número de seus seguidores. O importante é que as pessoas lhe sigam porque têm afinidades com você ou se interessa pelo conteúdo que você publica. #ficaadica
Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.
Siga-me também no Twitter!
Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário