quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DEM e PP juntos em 2010

Democratas e o Partido Progressista se reuniram ontem para discutirem uma possível aliança entre as duas siglas para as eleições deste ano. Eles têm diferenças e semelhanças, mas devem caminhar juntos e ainda trazer o PPS para a coligação.

Em nível nacional, o DEM é a maior voz de oposição ao governo Lula. Já o PP integra a base aliada do PT no Congresso Nacional. Aqui no Estado, ambos apoiam a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo.

O peemedebista, no entanto, deverá ter um vice petista em sua chapa e também já declarou apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. Como o DEM lidará com essa situação? Ainda não há respostas. Há quem aposte em um laranja.

max_da_mata Responsável pelas articulações do DEM, o vereador de Vitória Max da Mata acredita que se a aliança vingar, DEM-PP podem fazer dois deputados federais e cinco estaduais, o que é uma tarefa difícil. Diante da Executiva nacional, os democratas capixabas têm o compromisso de fazer pelo menos uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

O presidente estadual do PP, Nilton Baiano, deu carta branca para que Max tente atrair mais aliados para a coligação, falando inclusive em nome dos progressistas nas articulações. Como atrativo, as duas siglas exibem os longos sete minutos e meio que possuem. “Isso é excelente para os nossos candidatos”, argumenta Max.

E prossegue: “A partir de agora, começo a buscar novos aliados e vou discutir as possibilidades com o PP. Estamos avançando bem e, se depender da gente, há grande chance de caminharmos juntos nas próximas eleições. Ainda estou construindo outras agendas políticas e devo avançar nas conversas com outros partidos.”

E assim caminha o DEM, com seu longo tempo de TV, com um deputado estadual afastado pela Justiça (Robson Vaillant) e com o desafio de ter um palanque no Estado, que não seja o de Ferraço, pois o peemedebista está com Dilma.

  • Briga virtual. Divertida a matéria de A Gazeta hoje, que mostra a troca de farpas entre o deputado estadual César Colnago (PSDB) e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) pelo Twitter. No mundo real, os dois desconversam.
  • Imune. O Conselho de Recursos Fiscais do Município de Vitória declarou a OAB-ES imune quanto ao pagamento do IPTU.
  • Transparência. A Assembleia Legislativa lança hoje, às 14h30, seu novo portal de divulgação de gastos. Promete ser em tempo real. Estarei de olho.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Le-lo Co-im-bra tá nervoso porque a Gazeta divulgou que ele gastou mais de 45 mil com combustível e divulgação de sua imagem, o quarto que mais gastou nesses itens.

    Ou seja, usa dinheiro público para proveito próprio ao invés de defender com unhas e dentes os interesses dos capixabas, como fez, vergonhosamente, votando a favor da lei do pré-sal que vai tirar milhões de receita do ES.

    ResponderExcluir