terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O levante dos jovens

16012010603 Muito me anima ver a movimentação da juventude capixaba nestes últimos dias. Um grupo reunindo usuários de redes sociais e outro no fortalecimento de um braço jovem da ONG Transparência Capixaba (foto). Bom seria a união dos dois na luta contra a corrupção e na participação do processo eleitoral.

O grupo de quatro jovens está organizando o primeiro encontro estadual de usuários do microblog Twitter, onde muitos políticos mergulharam nos últimos meses.

Ao mesmo tempo a TC Jovem renovou seu blog e vai iniciar a organização de mesas redondas com políticos, focadas na campanha Ficha Limpa, que é de fundamental importância para a democracia, principalmente na hora de barrar os que estão acostumados a comprar votos.

A edição de ontem do jornal A Tribuna, trouxe uma matéria com os twitteiros @PlinioMKT @brunounix @dianapadua e @Nayaraevelyn, responsáveis pela organização do evento dos twitteiros. Até a madrugada de hoje, os quatro jovens juntos têm nada menos que 5.851 seguidores no Twitter.

image002

Essa movimentação toda já desperta o interesse da classe política. Afinal, no Estado, os eleitores com 16 anos somam 5.190. Os com 17 anos, 23.449. De 18 a 20, já são 155.061. Enquanto de 21 a 24 anos totalizam 253.578 votos. Os com idade entre 25 e 34, que também são os maiores usuários da internet, chegam a maior parcela do eleitorado por faixa etária: 611.450.

Na tarde de ontem, os tucanos já começaram a se movimentar em torno do evento organizado pelos jovens. “Que tal marcarmos presença? Ir com boton ou algo que o identifique como Tucano...(sugiro que esse evento somente seja divulgado para Tucanos)”, dizia o trecho de um e-mail que circulava entre os membros do PSDB.

O vice-governador e pré-candidato ao governo Ricardo Ferraço (PMDB) também contactou os jovens. “Parabéns @PlinioMKT @brunounix @dianapadua @Nayaraevelyn pela iniciativa do 1º #TwicontroES”, disse ele em seu Twitter. E prosseguiu: “O #TwicontroES mostra o potencial dos jovens capixabas em fazer acontecer!”.

É neste fazer acontecer que todos estão de olho. O que a internet e os jovens poderão fazer acontecer nas eleições deste ano, que já é marcada por diversas novidades, com a presença forte das mulheres na disputa presidencial e também pela ausência de Lula na disputa? Muitos estão correndo atrás deles para tentar ganhá-los como possíveis cabos eleitorais virtuais.

  • TwicontroES. O evento será realizado no próximo dia 23, as 15 horas, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. O shopping está patrocinando o evento.
  • TwicontroES. As inscrições para o evento podem ser feitas nesse link. Clique e participe: http://twicontroes.co.cc/inscricoes.
  • Solenidade. Ontem fui na inauguração da nova agência do INSS em Vitória, para entrevistar o ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT). O evento foi concorrido e reuniu políticos capixabas de peso, mas faltou espaço no lugar improvisado pelo cerimonial do evento.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos pela excelente iniciativa! Não há mais dúvidas sobre o cada vez mais crescente poder de influência desempenhado pela internet sobre as mais variadas áreas. Infelizmente, não estarei presente no 1º #TwicontroES. Espero que o movimento chegue também ao interior do Estado. (@victordemb)

    ResponderExcluir