quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os seis meses de teste de Ferraço

Com a saída do governador Paulo Hartung (PMDB) do governo em abril, o principal desafio de seu vice e pré-candidato à sua sucessão, Ricardo Ferraço (PMDB), será escalar nada menos que nove novos membros para o primeiro escalão e mostrar para os eleitores sua capacidade de garantir a continuidade do que vem sendo feito no Palácio Anchieta e avançar ainda mais.

transmcargoricgov05011

Junto com Hartung, estão cotados para deixarem o governo e entrar na disputa nas eleições deste ano: Audifax Barcelos (PSB – Economia e Planejamento), Luciano Rezende (PPS – Esportes), Rodney Miranda (DEM – Segurança), Paulo Foletto (PSB – Ciência e Tecnologia), Guerino Balestrassi (PV – Bandes), Anselmo Tozi (PMDB – Saúde), Marcus Vicente (PTB – Turismo), Tarciso Vargas (PT – Trabalho) e José Antônio Pimentel (DEM – Casa Civil).

A escalação desse novo time será de fundamental importância para mostrar seu jogo de cintura no enfrentamento dos problemas diários do Executivo. A todo momento, avaliam alguma lideranças do próprio governo, as pessoas vão pensar: “É isso que queremos para os próximos quatro anos?” O objetivo de Ferraço será convencê-las que a resposta é sim, que ele é o melhor caminho.

Qualquer escorregão do peemedebista pode ser comprometedor, pois não haverá ninguém para dividir a culpa, pois já não haverá um vice no Palácio. Atos falhos irão se transformar em munição na mão da oposição.

Outro desafio será no relacionamento com a Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Elcio Alvares (DEM), garante que não irá mudar em nada. Já alguns parlamentares da base aliada, acreditam que tem colega de plenário que vai usar da situação delicada para tirar proveito.

Mas algumas lideranças partidárias acreditam que a principal batalha que será iniciada com a saída de Hartung, será a da busca pelo sucessor de Ferraço, pois ao assumir o governo em abril, ele não poderá disputar a reeleição. Sendo assim, a briga pelo próximo nome que poderá comandar o Palácio deverá influenciar nas coligações ainda deste ano.

  • Bispo I. Recebi ontem uma carta assinada pelo bispo da 14_12_2009_evilasio diocese de São Mateus, Dom Zanoni Demettino Castro, da qual faz parte a paróquia de São Cipriano, da cidade de Jaguaré, que teve seu prefeito, Evilázio Altoé (PSDB), cassado sob a acusação de compra de votos nas últimas eleições.
  • Bispo II. “Acreditamos que ele é íntegro e capaz de administrar com seriedade o município, como podemos atestar”, diz dom Zanoni.
  • Fora de casa. Como eu já havia dito aqui, desde que perdeu o mandato, Evilázio não tinha voltado para a cidade por vergonha de reaparecer na comunidade.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. A continuação do governo vai ser tranquila, até porque o PH vai ficar por perto vigiando pra tudo andar bem, afinal é o nome dele que está em jogo.
    É claro temos que observar as pesquisas. Se Casagrande avançar depois do lançamento de sua candidatura vai ficar um pouco mais disputado. Acredito que PH quer salvar a sua pele, ou seja, se o candidato preferido estiver bem ... mais se acontecer do candidato não cair nas graças da população aí acredito que é possível um mudança de postura. A política é uma ciência maravilhosa, tem seus próprios ditames, mais o fazer política é muito dinâmico e não dá pra ficar prevendo um monte de coisas sem antes conversar com o povo.

    ResponderExcluir