quinta-feira, 22 de abril de 2010

Hartung manda recado para todos os lados

As declarações do governador Paulo Hartung (PMDB) na véspera de seu aniversário e no dia em que completou 53 anos foram vistas por algumas lideranças como recados claros para os dois lados da disputa. Tanto para o PSB, que quer lançar a candidatura do senador Renato Casagrande (PSB) ao governo, como para o próprio grupo, que trabalha para eleger o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) nas eleições deste ano.

Ao dizer que “sozinho ninguém consegue grandes resultados”, o governador teria falado diretamente para o PSB, partido que vem tentando atrair para a base governista na disputa por sua sucessão. Mas os socialistas continuam resistindo, mesmo isolados e sem partidos em sua base de apoio.

Mas os recados para Casagrande não são grandes novidades nas declarações de Hartung. Há quem interpretou outras declarações dele, aliadas ao fato de ter adiado seu anuncio de apoio a Ferraço para junho, como um recado para quem tem trabalhado o arco de alianças em torno da candidatura do vice-governador.

Como já discutimos aqui neste blog, o efeito overbooking na aliança palaciana também estaria preocupando o governador. Até porque o piloto (Hartung) não estaria de acordo com todos os passaportes que estão sendo concedidos aos passageiros desse voo, seja por conta de suas afinidades políticas ou pelo histórico nada positivo de alguns deles.

Por isso o peemedebista teria dito que governar é mais difícil que ganhar as eleições. Ao atrair lideranças para uma aliança, é natural que se discuta espaços na gestão. O problema é como esses espaços serão conduzidos, levando em consideração a passagem de algumas dessas forças políticas pelo comando de órgãos públicos no passado ou seus envolvimentos em escândalos.

Até mesmo a decisão de Hartung de ficar no governo teria relação com esses fatos, pois certas lideranças que não passam por sua aprovação já poderiam ganhar espaço no final de seus oito anos de mandato, caso ele tivesse se desincompatibilizado.

E o silêncio do governador tem incomodado as lideranças que trabalham para emplacar Ferraço no Palácio Anchieta, ainda mais as de seu próprio partido. O presidente estadual do PMDB, o deputado federal Lelo Coimbra, já chegou a dizer que tem certeza que Hartung vai declarar apoio a candidatura do vice.

No entanto, pessoas mais ligadas ao dia a dia do governador dizem que não ficarão surpresas caso o peemedebista se mantenha mais uma vez neutro na disputa eleitoral deste ano. Poderá dizer que não se pode misturar governo com eleição. A neutralidade também lhe confere um ambiente mais favorável para conseguir uma vaga de ministro, seja em um governo de José Serra (PSDB) ou de Dilma Rousseff (PT), no próximo ano.

  • TwicontroES I. Acontece neste sábado, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o II TwicontroES, que virá com o tema “Como utilizar o Twitter.”
  • TwicontroES II. O evento será dividido por temas em oito mesas de debate. Uma delas é “Twitter político, uma ferramenta social para fins sociais”, que será coordenada por mim. Desde já deixo o convite para que todos se inscrevam e compareçam para contribuir com suas ideias.
  • TwicontroES III. Alguns políticos já se inscreveram para dialogar ao vivo com o público que costuma interagir na rede de microblogs. Lideranças partidárias também são bem-vindas.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

Um comentário:

  1. Fe, mais uma análise real e texto impecável! Parabéns e beijos! Dani

    ResponderExcluir