terça-feira, 21 de setembro de 2010

Debate TV Vitória: Pouco embate e muita desinformação

As duas horas de debate entre os candidatos ao governo do Estado realizado entre a noite de ontem e esta madrugada, pela TV Vitória/Rede Record, foi marcado por apenas quatro embates diretos entre os participantes e a falta de conhecimento sobre alguns temas importantes para o Espírito Santo, como a paralisação das obras do aeroporto de Vitória e o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos.

Participaram do debate os candidatos Renato Casagrande (PSB), Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Brice Bragato (Psol). As perguntas dos jornalistas da emissora foi o ponto positivo, pois serviu para expor com mais clareza e ênfase as propostas dos três sobre os mais diversos temas. Destaco aqui os principais momentos.

Composição

Candidato de uma ampla coligação, carregada por 16 partidos, Casagrande disse que não tem compromisso com os partidos na composição de sua possível equipe de governo. Tarefa quase que impossível em uma composição tão ampla.

No entanto, nos bastidores, já tem liderança partidária prometendo coisa e dizendo que já está certo que ficará com certas secretarias. Assunto que volto a tratar ainda esta semana aqui no blog.

Aeroporto

Ao falar das razões que o faz ser oposição ao governo federal, Luiz Paulo disse que o presidente Lula prometeu a retomada das obras do aeroporto de Vitória para o mês passado, por meio do Exército, o que não aconteceu. A ideia era mostrar que há uma falta de atenção com as questões do Estado.

No entanto, o tucano deveria saber que o Exército só pode atuar nas obras após decisão Judicial. Por enquanto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) faz estudo no canteiro de obras, o que impede a retomada das obras. A previsão é que o laudo saia até o final deste mês.

Ou seja, o Exército não veio porque Lula deixou de mandá-lo, mas porque ele está impedido pela Justiça. O erro do presidente foi prometer uma coisa impossível de ser cumprida. Mesmo que ele quisesse, o Exército não poderia atuar ainda.

Fogo amigo

Luiz Paulo não poupou críticas à área da Segurança do atual governo. “O governo não acertou na condução da segurança. Deixa um legado de uma crise aguda”, disparou ele.

No entanto, vale lembrar que o candidato a deputado estadual Rodney Miranda, que foi secretário de Segurança por duas vezes na atual gestão, é do DEM, mesmo partido que o candidato vice do tucano, o vereador Max da Mata.

Saúde

Ao falar do sistema público de saúde do Estado, os três candidatos disseram que não teriam coragem de utilizá-lo. Disseram que recorrem aos planos de saúde privado.

Meio Ambiente

No quesito Meio Ambiente, tema que foi debatido entre Luiz Paulo e Brice, ambos deram um show de falta de conhecimento de um assunto tão importante na atualidade.

A candidata do Psol perguntou ao tucano o que achava do atual sistema de licenciamento ambiental do governo do Estado. Luiz Paulo disse que não daria uma nota alta e que a recuperação das matas tinha um custo pesado para os agricultores.

Pelo visto, ele não tem conhecimento dos pagamentos por serviços ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) e nem dos programas de doações de mudas nativas.

Na mesma linha, Brice falou do projeto de uma siderúrgica da Vale para o município de Anchieta. Disse que o projeto em parceria com a Baosteel foi recusado e que o governo está “fazendo” o licenciamento da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), alegando que o projeto é mais “agressivo.”

Vale ressaltar que o processo está em curso e que a capacidade de produção do segundo projeto da mineradora representa a metade do anterior. Um era de 10 milhões de toneladas de aço e o atual prevê cinco milhões.

Em seguida, Luiz Paulo disse que o processo de licenciamento do governo é pouco transparente. Quem acompanha as análises dos projetos pela Semana sabe o tanto de audiências públicas que são promovidas pela Seama e a ampla participação popular que elas têm.

Na sequência, a candidata do Psol disse que o estaleiro da Jurong se instalou e Aracruz passando por cima da equipe técnica do governo. Pelo visto, nem ela e nem a militância de seu partido, que esteve em peso na última audiência pública sobre o projeto, sabe que a empresa de Cingapura ainda não obteve a licença de instalação do projeto. Houve a concessão da licença prévia, sob duras condicionantes, após votação do Conselho Regional de Meio Ambiente, que tomou a decisão após votação, inclusive com a participação da comunidade local.

Até o dia das eleições, no próximo dia 3, haverá outros debates entre os candidatos, o que contribuirá ainda mais para que os eleitores façam suas escolhas e reflita sobre as propostas dos três.

Nota Verde

Fica a dica para que os candidatos se informem mais sobre o tema meio ambiente e mudanças climáticas antes de irem para os debates. O PV não é o único que tem obrigação de saber sobre o assunto.

Cenas da campanha

Em troca de votos, os candidatos passam por cada situação... No início do mês, quando Casagrande e o candidato a senador Ricardo Ferraço (PMDB) faziam caminhada em uma feira de Campo Grande, em Cariacica, um vendedor de peixe, com o avental nada limpo e um cheiro forte, fez questão de dar um beijo em cada um. Os dois, lógico, receberam com um ótimo humor.


Entrevista

A TV Tribuna começa hoje a série de entrevistas com os candidatos ao Senado, sempre as 12h30. Participo da primeira delas, com o candidato do Psol, Professor Renato. Não percam!

Política nas Redes Sociais

Tem uma empresa paulista oferecendo 100 mil seguidores no Twitter, em 24 horas, pela bagatela de “apenas” R$ 6 mil. É importante ressaltar que há grandes possibilidades de se tratar de um golpe. Vale lembrar ainda que, para efeitos de marketing eleitoral, dificilmente esses seguidores valem a pena, pois uma minoria desses pacotes é do Espírito Santo, ou seja, não trará resultados.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Um comentário:

  1. Provavelmente não tem vídeo da entrevista hoje né?
    Perdi pois estava na palestra do sindijornalistas com Sylvio Costa. senti sua falta lá, a mesa estava muito fraca se tratando de conhecimento político

    ResponderExcluir