sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"Pede pra sair!"

Ecoa no mercado político o "pede pra sair", utilizado pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura), em Tropa de Elite, quando acreditava que seus soldados já não aguentavam mais levar suas missões adiante. É mais ou menos isso que corre nos bastidores em relação ao secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos (PSDB), que estaria para perder o cargo.

Ocorre que o tucano é pré-candidatíssimo a uma vaga de deputado estadual e apoia a pré-candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para a sucessão do governador Paulo Hartung (PMDB), nas eleições de 2010. A secretaria que Santos tem nas mãos é uma das mais visadas, por ter um grande orçamento e permitir a seu titular um bom espaço nos colégios eleitorais do interior do Estado.

Hartung, mesmo sem ter declarado apoio explícito ao também pré-candidato e vice-governador Ricardo Ferraço, seu colega de partido, vem preparando ele, como já declarou, para sucedê-lo. E seus aliados não param de se movimentar para que isso se concretize.

Procurado para falar sobre o assunto, o governo evita comentários, mas não nega nada. Apenas diz que não tem informações sobre a situação. Já o secretário, diz que está tudo indo muito bem e que seus esforços estão concentrados nos trabalhos, sem pensar em eleição.

Mas no Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa, a informação é de que há pessoas de dentro do governo trabalhando para que o PSDB perca a pasta e deputados reclamando da visibilidade que Santos tem ganhado no interior.

O secretário segue entregando, por exemplo, kit multimídia digital para a Associação Diacônica Luterana (ADL), no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, como mostra a foto que abre o post de hoje. Esses eventos, entre outras coisas, seriam um dos motivos que tem preocupado o Palácio Anchieta.

Um dos soldados do primeiro escalão de Hartung avalia que, para não gerar constrangimentos, se o tucano tiver mesmo que voar da secretaria, baterá as asas de forma que pareça ser por vontade própria. Caso isso não aconteça, o governador já avisou que ocorrerão mudanças "administrativas" em breve.

Esse movimento, levado por aliados do governo, no entando, contraria as falas de Hartung, naquela entrevista exclusiva que me concedeu e que foi publicada no último dia 16 em A Tribuna, quando ele diz "respeitar a todos" os nomes colocados como pré-candidatos e ainda que considera "legítima" a pretenção de Luiz Paulo.

  • Sonho. Tem um conselheiro do Tribunal de Contas acreditando que, se o governador Paulo Hartung (PMDB) não deixar o cargo para disputar uma vaga no Senado no ano quem vem, seu nome poderá ter chances.
  • Apoio. Fala até que terá o apoio do presidente estadual do PDT, Sérgio Vidigal, para retornar para seu antigo partido. Com isso, deixaria o cargo no Tribunal.
  • Mudança. E por falar em Tribunal de Contas, nos próximos dias vocês verão mais detalhes aqui sobre a aposentadoria de um conselheiro, que deve deixar aquele órgão no próximo mês.
Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

Um comentário:

  1. Otima iniciativa amigo. Oportunidade para divulgar os bastidores que nem sempre sai na A Tribuna. Sucesso!
    Abçs

    ResponderExcluir