quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bola murcha

Ao chutar para a platéia a batata quente, que é a denúncia contra o vereador de Vitória Dermival Galvão (PMDB), o corregedor-geral da Câmara, Reinaldo Bolão (PT), foi eleito o bola murcha da semana.

O que mais chama a atenção é a postura do PT. Um partido de história pela luta em favor da democracia. Uma sigla que sempre esteve ligada de forma direta a ONGs e movimentos sociais, agora questiona a atuação do Ministério Público e da Transparência Capixaba?

Assim que estourou a história do caseiro do sítio do peemedebista, que seria pago com recursos da Câmara, Bolão disse que não iria abrir nenhuma investigação, sem ser provocado. Assim que a ONG apresentou denúncia, o corregedor-geral disparou contra o promotor Marcelo Zenkner e contra a Transparência, questionando seus gastos.

Ele pode até ignorar o fato daquela Casa ser conhecida como a Casa do Povo, mas qualquer cidadão tem seus direitos garantidos por leis e pode denunciar aqueles que foram colocados lá por meio dos votos dos eleitores.

A postura de um representante do PT naquela casa causou indignação em muita gente, entre eles jornalistas e assessores de outros parlamentares. E ainda trouxe constrangimentos e desgastes para os demais vereadores da Capital, caso do presidente da Câmara, Alexandre Passos, que também é do PT, mesmo partido do prefeito João Coser.

No entanto, Alexandre encaminhou a denúncia contra Dermival para a Corregedoria. Agora é esperar para ver quem fará a diferença naquela Casa. Alguns apostam nos novatos Serjão (PSB), Fabrício Gandini (PPS) e Max da Mata (DEM).

O fato de se abrir uma investigação não quer dizer que o peemedebista já está sendo condenado. O que o povo quer, é que se tenha um pouco mais de respeito e cuidado com o dinheiro público, demonstrando alguma preocupação e apurando as denúncias. Ou seja, que façam seus trabalhos, para os quais foram eleitos.

  • Torcida. O Judiciário capixaba está na expectativa para o julgamento do relatório da inspeção feita pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) este ano no Estado. O resultado pode trazer mais desgaste para aquele Poder.
  • Sem surpresas. A Assembleia Legislativa aprova hoje sem surpresas a indicação do secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Aboudib (ex-DEM), para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES).
  • Palanque. A rodada de audiências públicas da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa será uma ótima oportunidade para os parlamentares exibirem suas “parcerias” - como base sólida - com o governo e as promessas para 2010.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

3 comentários:

  1. Fernando Mendes,

    Traduziu bem o espetáculo bizarro promovido pelo vereador e CORREGEDOR(???) Reinaldo Bolão que, em minha opinião, tentou desviar o foco da investigação sobre um fato grave e - ao contrário do que apregoou o "bola murcha" em seu discurso em tom de circo dos horrores - de total interesse dos cidadãos individualmente ou representados por entidades civis com legitimidade e credibilidade inquestionáveis. Lamentável inversão de valores éticos que manchou ainda mais a imagem da Câmara num momento delicado.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia diz que antes de falar do cisco no olho do seu irmão, devemos retirar a trave que está em nossos olhos. Então como é que Bolão, Varejão, Zezito e Neuzinha (presidente e membros da Corregedoria, respectivamente) vão investigar o colega se eles também fazem o mesmo que ele. O pior é que Dermival é membro suplente da Corregedoria. Todos os vereadores que citei aqui são pré-candidatos a deputado no ano que vem. A punição, portanto, está nas mãos do eleitorado, que é comprado por eles. Acho que não preciso dizer mais nada, né?!

    ResponderExcluir
  3. E Viva a liberdade de expressão. E que Deus ajude a manter o BloG no ar e a sua coragem de escrever o que todo jornalista sério tem vontade de dizer, mas que tão poucos fazem.
    Parabéns Fernando!

    ResponderExcluir