terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os caçadores e as presas

A guerra está declarada entre os que operam antecipadamente a disputa pelo governo do Estado em 2010. Os caçadores do movimento “Avança Espírito Santo”, formado pelos atiradores de elite da base aliada do governador Paulo Hartung (PMDB), que defendem o nome do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), estão com suas armas apontadas para tucanos (PSDB) e pombas (PSB).

As pré-candidaturas do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e do senador Renato Casagrande (PSB), que também se consideram da base governista, têm incomodado e muito os que trabalham para que Ricardo se viabilize para a sucessão.

E para contar como está esse clima de guerra nos bastidores da política capixaba, recorro a um dos caçadores, o presidente estadual do PR e prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga.

O cenário é a tradicional Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrande. “As aves circulavam juntas. Pombas e tucanos estendiam as asas na direção de quem se aproximava”, observava o republicano.

“As pombas são os socialistas Renato Casagrande, Rodrigo Chamoun (deputado estadual), Paulo Foletto (secretário de Estado da Ciência e Tecnologia), etc. Os tucanos são Luiz Paulo e Rita Camata (deputada federal)”, descreve o prefeito. E acrescenta: “Pelo jeito irão voar juntos.”

Mas o objetivo dos caçadores é abater essas aves, antes que elas voem muito alto. “As pombas e tucanos vão querer bicar o ferro e aço”, acredita Neucimar, já prevendo o embate em outubro de 2010.

Em seguida o prefeito exibe o armamento que a tropa de elite do Avança ES já conta para a guerra. Bem humorado, ele insere os números dos partidos em questão na análise.

“Do outro lado estavam os caçadores Lelo Coimbra (presidente estadual do PMDB e deputado federal) e o prefeito Dalto Perim (PMDB) com o AR 15, que não dispensaram a ajuda de um 22 PR”, prossegue ele.

E os caçadores ainda contam com alguns soldados na reserva. “Não esqueçam que ainda temos Sérgio Vidigal (presidente estadual do PDT e prefeito da Serra) com a 12 PDT. Só resta saber de que lado fica o PV, das aves ou caçadores?”, indaga Neucimar.

Se faltando ainda um ano para as eleições o clima já é este, quando as campanhas estiverem nas ruas, a batalha deverá ser sanguinária. Vale lembrar ainda que as aves conseguiram reforços de peso em suas tropas nas últimas semanas, como o secretário de Estado da Economia e Planejamento, Audifax Barcelos (PSB) e a deputada federal Rita Camata (PSDB).

Todos podem ter as melhores armas, só não podem esquecer que a munição para ganhar essa batalha se chama eleitor. Sem ele, não há tropa de elite que imponha medo e nem ave que faça verão. É preciso estreitar mais o contato direto com a população.


  • Retorno. O blog retorna hoje mais revigorado com a força que recebi de vocês durante todos esses dias que ele ficou suspenso. As manifestações de apoio para que ele fosse à frente foram diversas e quero agradecer a todos.
  • Acessos. Mesmo com a nota de esclarecimento que estava no ar, os acessos quase que triplicaram e os comentários só aumentam, sem falar nos e-mails que tenho recebido. Muito obrigado!
  • Quentes. E para aqueles que querem saber dos bastidores em tempo real e também das últimas notícias sobre a política capixaba e nacional, podem me seguir no Twitter ou acompanhar aqui, do lado direito do blog.
  • Opinião. Deixe sua contribuição e opinião nos comentários deste blog. Esse espaço é para debatermos o cenário político e todos podem participar. Sem censura!

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

6 comentários:

  1. Difícil será essas aves aguentar a tropa de elite de PH. Acho que no final de tudo isso vai dar uma boa canja de pombas e tucanos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que essas aves piam baixo demais diante dos caçadores do rei. A metáfora foi boa, mas na minha opinião, a caça não vai demorar a virar canja.

    ResponderExcluir
  3. tropa de elite de PH?! humrum, sei...
    enfim, como disse ao final, vamos as urnas e saber se os eleitores farão isso msm que querem que eles façam!!!
    essa tropa tá com dias contatos!

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo contar co teu retorno!
    Boa sorte e bons texts, meu caro!
    Abraço...

    ResponderExcluir
  5. ei fernandinho,
    amei o blog...parabéns!!!
    Com certeza, estarei assiduamente acessando para acompanhar as notícias políticas do Estado.
    Abração Alessandra Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. "os cães ladram,mas a caravana não para!" planet hemp.

    ResponderExcluir