segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O DEM, 2010 e a segurança pública

Jose_Roberto_Arruda_DEMO Depois dos escândalos envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e de ter um mensalão para chamar de seu, os Democratas do Espírito Santo têm grandes desafios nas eleições de 2010.

O primeiro deles é conseguir uma boa coligação proporcional (deputado federal e estadual). Devem fechar apenas com o PPS. O partido, que tem uma das maiores bancadas da Assembleia Legislatva, com cinco parlamentares, deverá ver esse número reduzir.

Para garantir pelo menos três, o DEM aposta na reeleição do presidente da Casa, Elcio Alvares (Grande Vitória), de Theodorico Ferraço (Sul) e de Atayde Armani (Norte). Já Giuliano dos Anjos já disse que não é candidato. E Robson Vaillant (afastado pela Justiça) está desgastado demais.

Insegurança

Já no que diz respeito à Câmara dos Deputados, a coligação deverá apostar no secretário de Estado de Esportes, Luciano Rezende (PPS), e no da Segurança Pública, Rodney Miranda (DEM). Mas este último ainda não tem 100% de apoio do sigla.

Depois da polêmica do livro “Espírito Santo”, quando cfrater260209-11E o secretário entrou em rota de colisão com a Polícia Militar, e das estatísticas nacionais da violência que sempre colocam o Estado no topo dos rankings, o nome de Rodney vem perdendo força nos bastidores.

Algumas lideranças argumentam que o secretário de Segurança seria alvo fácil da oposição, isso porque a segurança do Estado está cada vez mais crítica. Nos municípios do Sul, perto da divisa, bandidos do Rio de Janeiro têm tomado conta, a coisa está feia. E lá, nem a PM pode fazer muita coisa, pois suas armas são inferiores.

Neste sábado, eu estava na praça do centro de Guarapari, uma das regiões mais movimentadas pelos turistas da Cidade Saúde, com um grupo de amigos e jornalistas, quando uma dupla de bandidos em uma moto assaltou o dono de um restaurante na nossa frente, sem a menor preocupação.

No balneário mais famoso do Estado, é possível ver policiais quando o sol ainda brilha. Mas quando ele se vai, a segurança também se vai, como em outras partes do Estado.

Segundo estatísticas do site da Secretaria de Estado da Segurança, o ano passado fechou com um aumento de 9,63% no número de furto/roubo à pessoa. Já os sequestros-relâmpagos subiram 11,35%. As vítimas de homicídios chegaram a 2.021 em 2009, são mais de 5,5 mortes por dia.

Como Rodney e outros integrantes do governo sempre argumentam, o problema da segurança é nacional. Isso, todos sabemos. Mas a atual gestão se orgulha de sair na frente em muitos pontos diante da média nacional. Mas e a segurança? Por que não se consegue avançar? Essa pode ser a pergunta que o eleitor fará em outubro de 2010.

  • Socorro I. Do presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, em seu Twitter hoje de manhã: “Em oito dias a casa de minha mãe foi furtada duas vezes.”
  • Socorro II. Do vereador de Viana Paulinho Brandão (PSB), ontem, também em seu microblog: “Semana passada assaltaram três farmácias em Vila Bethânia e uma padaria em Nova Bethânia. Várias casas em Nova Bethânia.”
  • Defesa I. O proprietário do jornal Folha do Caparaó, Elias Carvalho Soares, mandou e-mail para o blog defendendo um ex-prefeito de Colatina que estaria em Marataízes com um carro da prefeitura, conforme informei semana passada aqui.
  • Defesa II. Alega que o político estava em um veículo particular e participava de seu aniversário em uma pousada, junto com a família e amigos.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. olhe se o bandes está anunciando no jornal dele, fernando, dá olhadinha nos últimos números...ai voce vai entender a revolta. bateram no cliente dele...

    ResponderExcluir
  2. Caro Elias Carvalho Soares, do jornal Folha do Caparaó: a nota publicada há poucos dias neste blogue (e eu fui ler de novo para ter certeza) diz que o ex-prefeito de Colatina estava num carro de placa branca, portanto, oficial. Agora ele poderia ter pedido a vc para arranjar outra versão. Essa não colou! Sinto muito.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo vc tbm não viu o carro, e tirou suas conclusões com base no que vc leu no blog....então de acordo com sua teoria vcs dois estão em igualdade.

    ResponderExcluir