quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agito no ninho tucano

O post anterior aqui no blog deu o que falar ontem, dando uma sacudida no  ninho tucano, após a divulgação das fotos do deputado federal e pré-candidato tucanos_brigaao governo, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com o prefeito de Vitória, João Coser (PT).

A tarde foi agitada. Eram e-mails que pipocavam para todos os lados, assim como torpedos e ligações. Muitos tucanos ficaram indignados com a cena. Alguns até mais exaltados. Era como se um grande jogador deixasse seu time.

“Por mim, ele pode abraçar, beijar, alisar, apalpar e coçar quem quiser. Mas, antes, como manda a ética, entregue todos os cargos que o partido lhe deu”, escreveu um tucano, que se identificou como Afrânio.

Luiz Paulo_53Luiz Paulo rapidamente foi para seu Blog dar satisfações. E  publicou um post, com o título “Não confundam alhos com bugalhos”. “O fato de eu e João Coser sermos adversários políticos não implica em atitude de hostilidade ou perda do padrão de cordialidade nas relações pessoais”, diz uma parte do texto.

E prossegue: “Não conseguir diferenciar disputa política e relações interpessoais, no mínimo educadas, é querer apostar que eu lance mão do ‘quanto pior melho’, estilo de oposição, aliás, que marcou o PT durante muitos anos.”

Mesmo assim, no início da noite era possível ler torpedos de tucanos dizendo que Paulo Ruy Carnelli (PPS), diretor-presidente da Cesan, teria perdido o posto de laranja da tradicional coligação PSDB-DEM-PPS. Mesmo que um abraço seja cordial e simples, deixou alguns tucanos tristes e inflamados. A foto também está estampada na capa do site de Luiz Paulo, o que motivou mais reclamações.

A matéria da página do tucano diz o seguinte: “Na ocasião, Luiz Paulo confraternizou-se com o prefeito de Vitória, João Coser, e os dois ajudaram o presidente da (Escola de Samba) Barreiros, Jadilson, a apagar o bolo de aniversário da Escola.”

O PSDB já perdeu alguns filiados importantes e espaço no governo. Não pode desidratar mais. É preciso valorizar os quadros que ganhou, como a deputada Rita Camata, e seguir em frente em busca das tão difíceis alianças que precisa fechar pela frente.

  • Ação. O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) entrou ontem com uma ação coletiva de consumo contra a Cesan. O órgão quer que a tarifa de esgoto cobrada dos contribuintes que não são beneficiados pelo serviço seja suspensa e os valores já pagos devolvidos em dobro.
  • Decisão. Em agosto do ano passado, a Justiça determinou que a empresa cumprisse esses dois pleitos no que diz respeito aos moradores de Vitória.
  • Atraso. Nada ainda foi cumprido porque o excesso de processos parados na Justiça impede que a Cesan seja notificada. Mas ela ainda pode recorrer, o que fará com certeza.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

4 comentários:

  1. Essa coisa de fazer política com o fígado não deve existir. São dois homens públicos, embora adversários políticos declarados, e que devem manter, no mínimo, atitudes educadas. A hostilidade nunca ganhou eleição, nem serve para mostrar a personalidade de um político. A diversidade de idéias faz parte da política, mas não deve transformar inimigos pessoais ou mesmos hostis. Viva a civilidade de ambos os políticos.

    ResponderExcluir
  2. Essa civilidade, meu caro, tem um preço. São as CPIs da Lama e do Lixo que a Câmara de Vitória engavetou por determinação de seu presidente, Alexandre Passos, a mando do prefeito que, por sua vez, fez um acordo secreto com Luiz Paulo assim que assumiu a PMV.

    Você conta nos dedos críticas, assim mesmo banais, de Luiz Paulo a administração de Coser, nem mesmo nesse momento em que a cidade reclama de cabo a rabo de obras e serviços paralisados.

    Nem os ataques de Coser a José Serra, culpando-o pela queda de receita na PMV, por conta de mudanças nas regras do Fundap por parte do Governo paulista, mereceu qualquer reação do filho pródigo de Mariazinha.

    Então meu caro aí de cima esse negócio de civilidade na realpolitik é coisa de veado ou de quem tem rabo preso e não tem peito pra enfrentar o adversário. Da próxima vez procure se informar das coisas pra não dar uma de ingênuo e babaca, mesmo que anonimamente.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Amaral. Esse Luiz Paulo é uma mistura de falso com ingrato. Por que ele não é civilizado com o governador Paulo Hartung a quem acusa de um monte de coisa, faz fofoca, fala mal na boca miúda de sua patota.

    Ele odeia o governador, mas não assume em público essa antipatia, motivada por inveja e complexo de inferioridade.

    Puxa o saco com falsos elogios. Mas,tudo mundo sabe que foi dr. Paulo Hartung que o elegeu para prefeito por dois mandatos e salvou sua candidatura pra deputado federal, tirando o Ricardo Ferraço do páreo.

    Esse moço precisa de tratamento urgente, chamem o Dr. Gaiarsa, Dr. Gikovate, Dr. Nazar, todos discipulos de Freud.

    ResponderExcluir
  4. depois de afagar seu sucessor, Luiz Paulo Velloz Lucas zarpou para os lençóis maranhenses, no habitat dos Sarney. Realmente ele tá muito preocupado com o ES

    ResponderExcluir