terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os cabos eleitorais de Dilma no ES

Depois de ser reeleito nas eleições de 2008 e de assumir a presidência da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Vitória, João Coser (PT), começa 2010 com o desafio de agrupar os melhores cabos eleitorais para a campanha à Presidência da República da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Nessa segunda parte da entrevista com o petista, ele conta que o vai fazer todo o esforço possível para fortalecer o nome da menina dos olhos do presidente Lula (PT), que nunca disputou uma eleição e ainda carrega o rótulo de durona.

“Meu trabalho principal vai ser no Estado, atraindo partidos, prefeitos, deputados e muita força dos movimentos sociais, com sindicatos, igrejas, associações e também encontros empresariais”, destaca o prefeito.

Seu objetivo, assim como o dos outros14 prefeitos de capitais e metrópoles que integram o mesmo grupo de trabalho nacional do partido, é emplacar o nome de Dilma e rodar com ela pelo País, movimento que deve prosseguir nos meses de abril, maio e junho. A ministra também passará pelo Espírito Santo, mais ainda não há uma data fechada.

Sobre o racha no PMDB nacional, que se divide entre uma candidatura própria, apoio ao governador José Serra (PSDB) e a indicação do vice de Dilma, Coser acredita que ele vai terminar com a consolidação da coligação PT-PMDB encabeçando a chapa majoritária na disputa nacional.

“O Lula e o PT estão muito empenhados e o PMDB sempre será dividido. Há lideranças com relações conosco piores que o DEM e PSDB, mas acho que a aliança vai se consolidar”, avalia Coser.

E prossegue: “Não é coligação que garante uma eleição. (O PMDB) será mais importante para governar do que para o pleito. (Se não vingar) alternativas têm demais, com partidos importantes. O PT não tem problema com tempo de TV e com composição.”

E o petista apostará nos prefeitos como principais cabos eleitorais, pois acabaram de sair de uma eleição e é o agente que têm um dos contatos mais próximos da população, em seu dia a dia. E o PT, com importantes colégios eleitorais em suas mãos, como Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, pode tirar bons resultados nas urnas. O que demanda mais empenho dos tucanos, principalmente.

  • Cinema I. Sobre o filme sobre a vida do presidente, “Lula, o filho do Brasil”, o prefeito João Coser avalia que só ajudará nas eleições na medida em que as pessoas se identificarem com a história e se verem na telona.
  • Cinema II. Coser diz que as pessoas poderão ver o sofrimento do presidente e pensar nos programas sociais que o governo dispõe atualmente para minimizá-los.
  • Socialistas. A respeito da candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) à Presidência, Coser disse o seguinte: “Esperamos muito a presença do PSB na candidatura de Dilma. Torço para ele vir candidato em São Paulo (ao governo) e que os socialistas venham para o projeto de Dilma. O que ajudaria também no Estado.”
Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário