segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os desafios de Ferraço na visão de Coser

Depois de algumas semanas de recesso, o Blog Política e Poder está de volta. E para a temporada de 2010, começo falando do principal personagem da sucessão estadual nas eleições deste ano, o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB). Para isso, estive na última sexta-feira no gabinete do prefeito de Vitória e coordenador da pré-campanha do peemedebista, o petista João Coser, para entrevistá-lo sobre o assunto.

Na visão de Coser, entre os grandes desafios que Ferraço terá pela frente estão: o fato de ter que assumir o governo em abril; se consolidar como liderança na Grande Vitória; e se aproximar dos movimentos sociais.

"O grande desafio será a composição da equipe de governo. Devem sair (para disputar a eleição) oito secretários que serão candidatos. É um governo muito político. Quase todos estão se fortalecendo para serem candidatos. Não são tão técnicos. Acredito que Ferraço dê a volta por cima e já esteja consolidado como governador em maio", avaliou o prefeito de Vitória.

Para o prefeito, no momento em que o governador Paulo Hartung (PMDB) passar a faixa para Ferraço, ele também deverá declarar apoio pela primeira vez explicitamente ao seu vice. "Acredito que vai ser no dia de sua desincompatibilização. Já dirá que confia nele (Ferraço). Vai se empenhar publicamente. Fará no último momento", diz o petista.

Outro desafio listado pelo prefeito é o fortalecimento do nome do vice-governador na Grande Vitória. "Também é um grande desafio se consolidar como uma liderança na Região Metropolitana. Substituir uma liderança como Paulo Hartung é sempre um desafio. É o mesmo que acontece com a ministra Dilma Rousseff (pré-candidata do PT à Presidência da República). É fácil quando se substitui um fraco. Ao mesmo tempo terá muita gente para colaborar com isso", diz ele.

Oriundo de uma origem diferente do PT, os que trabalham pela eleição de Ferraço também têm que diminuir sua distância dos movimentos sociais. "Temos que atrair a base social, pois ele não é de uma origem como a nossa, mas está presente nos encontros das centrais sindicais, do movimento popular e das igrejas. É um esforço para superar essa distância. Tem que representar a maioria", argumentou o petista.

Bom, esses foram os três grandes desafios listados pelo prefeito. Já na minha opinião, o grande desafio de Ferraço é a possível candidatura do senador Renato Casagrande (PSB). Coser trabalha para trazer os socialistas para a base, mas não abre mão do PT na chapa majoritária com Ferraço.

"Torcemos para a vinda do PSB. Já contribuímos com o Renato Casagrande e esse momento é do PT. Temos espaço para todo mundo, seja na Câmara dos Deputados, na Assembleia ou no próprio governo. O PSB tem que apresentar quadros. Mas também respeitamos o direito do PSB (de ter candidato). Não tem veto e nem crítica, mas tenho me esforçado para que o Renato se junte a nós no primeiro turno", declarou Coser.

E prosseguiu: "Tenho gratidão, carinho e um profundo respeito pelo PSB, mas não me faz abrir mão de minhas convicções." Enfim, 2010 já começou quente nos bastidores da política. As conversas e as movimentações não páram e as coisas só tendem a esquentar. Amanhã vocês conferem aqui, a segunda parte da entrevista com João Coser, na qual também falamos dos reflexos da sucessão nacional aqui no Estado.

  • O bem e o mal. Para Coser a responsabilidade de Ferraço vai aumentar muito a partir de abril. "Ele vira governador e terá mais visibilidade. Para o bem ou para o mal. Será responsável por tudo, porque não terá vice", explicou.
  • Depois da festa. Assim que passar o Carnaval, Coser vai voltar a organizar os encontros de apoio a Ferraço com a sociedade civil organizada. Tanto com as classes sociais, quanto com as empresariais.
  • Os planos. Também será em fevereiro e março que se intensificará os movimentos dos partidos na construção do plano de governo de Ferraço para o pós-Hartung. O foco estará nas políticas sociais, ambientais e no homem do campo.
Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

4 comentários:

  1. até que enfim heeiin? rss. Tenha ótimo retorno.Será mesmo que Dr. Paulo Hartung vai mesmo anunciar seu apoio incondicional ao seu vice e entrar na campanha? Duvido.

    ResponderExcluir
  2. Para o prefeito de Vitória o senador Casagrande "deveria" apoiar Ferraço "porque esse momento é do PT". Que momento? Combinou com o eleitor? Ora, deixa de arrogância Coser! Já não basta a prefeitura da Capital, onde o PT só faz bobagens? Desculpa Fernando Mendes, mas como morador de Vitória não posso deixar de registrar minha indignação com essa gestão que, pela segunda vez, não cumpre o que promete. Chega de PT!

    ResponderExcluir
  3. "Momento do PT?" Que Momento? Só se for pra roubar mais, né Coser que de simples balconista meteoricamente virou fazendeiro em Jaguaré, propriedade com poços de petróleo, ao lado do unidade da Petrobrás no local. Antes, ele havia colocado como dono testa-de-ferro da área seu inseparável comoparsa, Dudé. Parece que agora passou pro seu nome...

    Isso foi comprado logo após sua passagem pela comissão de orçamento da Câmara, quando autorizou emendas superfaturas para o TRT de São Paulo, obras comandadas pelo conhecido juiz Lalau.

    ResponderExcluir
  4. Sorte a nossa que a visão do Ilustre Prefeito não é das melhores, não digo pela visão deturpada do metrô, mas pelos óculos que adornam sua face.

    Casagrande 2010 é pela volta da democracia!

    ResponderExcluir