quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Até sogra de Fredinho trabalha na Assembleia

ales3 Além de ter conseguido, por meio do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), a nomeação de uma namorada sua na Assembleia Legislativa, o juiz Frederico Luis Schaider Pimentel, o Fredinho, denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) após ser preso na Operação Naufrágio, também tem outra parente atuando Casa: sua sogra.

Maria Helena Sarcinelli Pignaton é nomeada na Comissão de Segurança da Assembleia e também atua no gabinete do deputado Josias da Vitória (PDT), que preside a comissão. Ela é mãe da esposa de Fredinho, a juíza aposentada Larissa Pignaton Sarcinelli Pimentel (denunciada pelo MPF e condenada pela Justiça) e também da ex-diretora de Distribuição do Tribunal de Justiça Bárbara Pignaton Sarcinelli, que chegou a ser presa durante a operação e que foi denunciada este mês.

Informações de bastidores dão conta de que ela chegou por indicação de um outro personagem citado na denúncia do MPF, que apoiaria Da Vitória dentro da Polícia Militar (o deputado é cabo).

No entanto, a assessoria do parlamentar garantiu que Maria Helena foi uma indicação de Jalder Pignaton, que é irmão dela e é da Executiva do PDT de Ibiraçu, além de ser ex-prefeito da cidade.

O ex-prefeito teria ajudado o deputado durante a campanha e, após eleito, Da Vitória (foto) teria pedido a indicação de uma pessoa, com conhecimentos jurídicos, para ajudar no gabinete. Maria Helena foi nomeada no meio do ano de 2008, DaVitoria_171109_baixaquando também aconteceu as principais investigações da Polícia Federal sobre a Naufrágio.

Questionado se o parlamentar pretende tomar alguma atitude depois da denúncia do MPF, a assessoria informou que não, pois ela seria um “caso extra”. Alega que Maria Helena está um pouco abatida, mas que está exercendo a função dela. Tentei falar com ela na Comissão de Segurança, mas não a encontrei.

A denúncia feita pelo subprocurador-geral da República Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos, na parte que trata do nepotismo, cita a gravação de uma conversa da ex-assessora da presidência do TJ e irmã de Fredinho, Roberta Schaider Pimentel, onde ela pergunta para o irmão: “Lembra do deputado de Colatina?” Em seguida, Fredinho responde que sim. Da Vitória é de Colatina.

E além da ligação de Marcelo com Fredinho, no Inquérito 589, que serviu de base para a denúncia, consta outras gravações telefônicas que mostram o parlamentar conversando com o advogado Paulo Guerra Duque, filho do desembargador Elpídio José Duque, ambos presos na MARCELO_SANTOS_ORDINARIAS_27_05_09_BAIXAOperação Naufrágio e agora denunciados pelo MPF.

Segundo relatório do Departamento de Operações de Inteligência Policial Especializada da Polícia Federal, as conversas entre os dois eram referentes a um instituto que esteve envolvido em um  recente escândalo de supostas fraudes em licitações da Prefeitura de Aracruz.

Outro trecho do inquérito revela que um tio de Dione Schaider Pimentel Arruda ligou para ela dizendo que o deputado Eustáquio de Freitas (PSB) estaria querendo falar com seu pai, o então FREITAS_06-05-09_BAIXA presidente do TJ, o desembargador afastado Frederico Guilherme Pimentel. Não há gravações de conversas do socialista, mas filha e pai também foram denunciados pelo MPF.

Sei que esses não são os únicos parentes de magistrados nomeados na Assembleia. Como se sabe, lá é comum a gente encontrar tudo quanto é tipo de familiar das mais variadas classes de autoridades, incluindo Judiciário, Executivo e Ministério Público Estadual.

Em momento algum afirmo aqui que qualquer um desses deputados possam estar envolvidos em esquemas de corrupção, apenas trago ao conhecimento de todos o conteúdo das investigações que revelaram a relação entre os denunciados pelo MPF e os representantes do povo capixaba na Assembleia. Não deixe de fazer seu comentário logo abaixo, mesmo que seja anônimo. Se expresse!

Esclarecimento

A assessoria do deputado Da Vitória entrou em contato comigo após a publicação deste post para esclarecer que, o cargo ocupado por Maria Helena pertence à Mesa Diretora da Assembleia e não ao do pedetista, mesmo que ela atue na análise de projetos do parlamentar. Mas reconhece que foi ele quem fez a indicação para que ela fosse nomeada.

  • Chicago I. O post de ontem sobre o artigo “Chicago é aqui” do jornalista Friederick Brum rendeu muitos e-mails e retweets. Recebi o andamento de todos os processos que havia falado e que não tinha conseguido encontrar no sistema do Judiciário.
  • Chicago II. De acordo com o material que recebi de um advogado, os casos ainda estão aguardando o julgamento de recursos. Coisas de nossa Justiça ágil.
  • Faxina I. A Transparência Capixaba e a Transparência Capixaba Jovem, em parceria com a OAB-ES, realizam no próximo dia 15, a partir das 16 horas, um debate público juntamente com a bancada federal capixaba sobre o projeto Ficha Limpa que tramita no Congresso Nacional.
  • Faxina II. Você não pode perder a oportunidade de ficar frente a frente com seu representante e cobrar um posicionamento dele no empenho para a aprovação da proposta. Vai ser no auditório da OAB-ES.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

5 comentários:

  1. O nome do ex-prefeito é Jauber, um político medíocre. Quer dizer que o Pimentelzinho mantinha a sogra e a amante ganhando salário na Ales? Rapaz essas famílias Pimentel/Sarcinelli parecem personagens de Nelson Rodrigues em "A vida como ela realmente é".

    Fernando, vai a dica pois o povo quer saber: que tal mudar o foco das investigações apenas nas roubalheiras e fazer um rastreamento de quem como quem nessa farsa nelsonrodriguiana.

    Tudo isso esta, sinceramente, me inspirando para um roteiro de um filme, um curta-metragem. O título e a trilha sonora principal já tenho: Senhor juiz... Pare, agora!

    PS. E o séquito de louras popozudas do gabinete do Marcelo Santos, hein? Ah!, fotograva e mostra pra seus 5634 leitores. Estamos ávidos pra ver essas beldades, inclusive a Sara, a amante do pilantra do Pimentel Filho, não pode faltar na foto..

    ResponderExcluir
  2. Fernando,

    Não me surpreenderia se, no decorrer das investigações, surgissem nomes até agora tidos como "acima de qualquer suspeita". Até agora, o que foi revelado retrata fielmente como se dão o fisiologismo, o corporativismo e outros "ismos", tão velhos como "andar pra frente".

    Vamos aguardar pelas lamentáveis cenas dos próximos capítulos dessa novela que, espero, termine e não seja mais reprisada.

    ResponderExcluir
  3. Caro Moura, Pode crer que vem mais podridão por aí que vai estarrecer a sociedade. Dizem que muita gente vai precisar de socorro médico de urgência e emergência.

    Sabe por que? Os Pimentel e outros estão considerando a situação irreversível e há qualquer momentos vão abrir o bico. Não se fala em outra coisa no mercado jurídico.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos... conhecem aquele ditado que diz;em m.... quanto mais se mexe,mas fedido fica? Pois é, essa teia que começa a ser desbaratada agora ainda terá muitos desdobramentos.... ainda bem que temos jornalistas antenados, como o Fernando, para nos manter atentos a tudo o que rola nos bastidores do poder.... Nando, uma dica: a galera do cafézinho do TJ deve ter muito o que contar..... aff. quando circulava nos corredores do Anchieta, descobri muitos fatos interessantes entre uma xícara e outra.... bom trabalho....

    ResponderExcluir
  5. Meia verdade a justificativa do deputado, que o cargos comissionados competem a mesa diretora isto é um fato, mas um fato na maioria das vezes restrito ao papel.

    Todos sabem que os cargos são loteados entre os deputados e cada um os utiliza da maneira que melhor lhe prouver desde que não ultrapasse os limites da sua 'quota' de 'indicações'.

    Na presidência do Guerino Zanon a média era de 10 cargos por deputado, apesar de algums mais antigos terem 20 como o Sérgio Borges e o Moreira.

    Hoje em dia mudou um pouco mais não muito. Se gritar pega ladrão... Nessas horas agente deve perguntar e o Exm. Sr. Presidente da Augusta Assembléia Legislativa do Estado onde se enfiou?

    ResponderExcluir