terça-feira, 6 de abril de 2010

Comunistas e tucanos

communist_party_large As últimas movimentações de alguns comunistas, ex-comunistas e simpatizantes nos bastidores, dão conta que o PCB deverá caminhar com o PSDB nas eleições deste ano, mesmo que informalmente. É isso mesmo. Esquerda e direita, lado a lado. O último encontro dos comunistas aconteceu na casa do deputado federal e pré-candidato ao governo Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Um primeiro encontro já havia acontecido em 2009, no Clube de Golfe Capixaba, na Serra. Sei que golfe não combina muito com os comunistas, mas o espaço foi cedido pelo então presidente do clube, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Neivaldo Bragato (PMDB).

O fato da segunda festa ter sido realizada na casa de um pré-candidato, acabou afastando aqueles que haviam participado do primeiro encontro dos comunistas, por fazerem parte do grupo que apoia a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB). Não apareceram ex-comunistas como o deputado federal Lelo Coimbra e Anselmo Tozi, ambos do PMDB. No ano passado, alguns petistas marcaram presença.

Além de Luiz Paulo, também estava lá o secretário-geral do PSDB Idivarcy Martins. Odimar Pericles, do PSB, também compareceu, acompanhado de outro socialista, o vereador de Vitória Juarez Vieira. O parlamentar é pessoa de confiança do senador Renato Casagrande (PSB), também pré-candidato ao governo.

PSDB e PSB se mostram bem próximos mais uma vez. E tem quem avalie que os comunistas estão empolgados com a candidatura de Luiz Paulo. Também passaram por lá Vasco Alves, Mirthes Bevilacqua, Bezerra (PV), Aurélio Carlos (organizador), Chico Ramaldes, Granja (homenageado este ano), João Trindade (liderança da Serra, homenageado ano passado) e muitos outros comunistas históricos do Estado.

Humor Charge Tucanos e as eleições de 2010 Muitos membros do PV também estiveram presentes. O ex-governador Max Mauro (PTB) deu uma passadinha, mas não ficou muito tempo. Fernando Herkenhoff discursou “sobre a necessidade constante de defesa do Estado de Direito e Democrático.” Alguns simpatizantes saíram da festa impressionados. Apesar de menos força nas pesquisas, o PSDB parece que tem mais facilidade de atrair aliados que o PSB, que não sai do isolamento.

Por estarem fora da aliança palaciana, os demais partidos que não integram o “Quarteto Fantástico” (PMDB-PT-PDT-PR) acabam se esbarrando por onde andam em busca de aliados. Pode ser que de tanto se esbarrarem, uma hora eles cheguem a conclusão que é melhor andarem na mesma direção.

  • Ideologia. A Executiva nacional do PCB acredita que o melhor para o Brasil seria um terceiro mandato para Lula e que o MST é um excelente exemplo de movimento social. E os tucanos?
  • Mister I. Os guias do Palácio Anchieta são mesmo inspirados. Ao apresentar a galeria de ex-governadores no último final de semana, ele chamou a atenção do grupo de turistas para o “mister governador”, conforme ele mesmo classificou.
  • Mister II. Ressaltou que todos os outros estão de terno e roupas formais nas fotos. Mas o ex-governador e senador Gerson Camata (PMDB) é o único a vestir uma jaqueta de couro e fazer cara de galã de cinema. Confira na foto ao lado, que é a mesma exposta no Palácio.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

2 comentários:

  1. Fernando, boa tarde:

    Interessante a sua análise, mas comporta correções.
    O deputado federal Luiz Paulo Velloso Lucas "de direita?" Desde quando? Ele é egresso, tanto quantos alguns que você citou, do velho e ultrapassado partidão também. Idivarcy Martins "de direita?" Esse aí sempre foi um comunista ferrenho, egresso do partidão, da mesma forma. Só que Martins sempre foi, digamos, muito pragmático, e sempre jogou "nas 12": onde tivesse um boa bocada, um bom cargo, digo, lá estava ele.
    O primeiro mandatário dos Emirados Unidos do ES também é egresso do Pecebão. E alguns dos que participam de sua equipe, muitos deles de extrema competência profissional.
    Se examinar, verá que no PSB não existem tantos "comunitas" assim: pelo contrário, no PSB tem gente egressa da Arena 1, Arena 2, Arena 3 e do mesmo tanto do ex-PMDB.

    Cumprimentos pelo seu trabalho de analista político.

    Abração do Oswaldo Oleari

    ResponderExcluir