terça-feira, 17 de agosto de 2010

Candidatos fantasmas

Quem acha que já viu de tudo na política sempre pode se surpreender. Depois dos já corriqueiros servidores fantasmas e candidatos laranjas, uma nova modalidade está sendo comentada nos bastidores da eleição deste ano, a de "candidatos fantasmas." Eles são servidores públicos que se candidatam apenas para ficar até seis meses recebendo salário dos cofres públicos sem trabalhar.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Espírito Santo são 69 o total de servidores que "participam" da corrida eleitoral. Entre eles estão os municipais, estaduais, federais e também policiais.

Quando um servidor público se candidata, para quem não sabe, ele deve se afastar de seu trabalho seis meses antes das eleições, mas no período em que ele não vai para o serviço, seu salário permanece o mesmo.

Sendo assim, há quem se candidate e nem mesmo pede votos. Ou seja, usam as estruturas de determinados partidos, inscrevem seus nomes na Justiça Eleitoral, mas nem campanha fazem.

Algumas fontes com quem conversei reclamam que esta prática tem crescido e que o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deveria ficar mais atento nas prestações de contas desses "candidatos", pois não há nem mesmo movimentação de doações de campanha ou despesas com propaganda nos processos desses servidores.

Nota Verde
Para apoiar financeiramente projetos que busquem a ampliação da cobertura florestal em áreas estratégicas para a água, o Governo do Estado lançou o segundo edital de 2010 do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua), que prevê recursos de 1,5 milhão, sendo que o auxílio máximo por proposta será de R$ 150 mil. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de outubro.

Publicado na última sexta-feira no Diário Oficial do Espírito Santo, o edital irá beneficiar ações que contemplem o território capixaba como a recuperação de nascentes, áreas de recarga hídrica (ex; topo de morro) e de mata ciliar e/ou a adoção de práticas mecânicas de conservação de água e solo como cordões de infiltração, caixas secas, entre outros.

Pauta animada
A pauta de julgamento das Primeira e Segunda Câmara Cíveis do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) de hoje está bastante animada. Há processos do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) contra José Carlos Gratz (PSL), Francisco Prates, o Chicô (PMDB), Audifax Barcelos (PSB), Jorge Anders (PSL) e Theodorico Ferraço (DEM).

Interage
Acontece nesta terça-feira, a partir das 16 horas, a mesa redonda com a candidata ao governo do Estado Brice Bragato (Psol), dentro do projeto #Interage, da Transparência Capixaba Jovem, na sede da Câmara do Comércio Americana (AmCham), na Enseada do Suá, em Vitória. Os interessados em participar e acompanhar devem interagir e seguir com a TCJovem pelo twitter @transcapjovem.

Política nas Redes Sociais
Está virando rotina e ganhando corrente de reclamações nas redes sociais os trios elétricos e peruinhas que trafegam nos finais de semana pela manhã com o som alto em bairros de Vitória. A população rejeita a prática e ainda dá nome na internet, pedindo para que as pessoas não votem em tais candidatos. Na Mata da Praia, por exemplo, o candidato Sérgio Gianórdoli já perdeu bastante votos.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário