segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Guardando as moedas no cofrinho

Entramos hoje na última semana de campanha antes das eleições. Em meio a carreatas e corpo a corpo, um dos assuntos que mais têm sido comentados é a Operação Moeda de Troca, da Polícia Federal, que atingiu, entre outros, o município de Serra, que é o segundo maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

Nos bastidores, a informação é que nem tudo será divulgado antes do pleito. Há novos alvos que serão atingidos somente após sair o resultado das eleições. Até o momento, os principais alvos das investigações têm sido os membros do PDT, partido que tem Vidigal como presidente no Estado.

O prefeito de Santa Leopoldina, Ronaldo Prudêncio (PDT), foi afastado pela Justiça e a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT) será investigada por ser uma das possíveis beneficiadas pelos esquemas de fraudes em licitações públicas de algumas prefeituras do Espírito Santo.

Neste final de semana, mais gravações de conversas de supostos integrantes do esquema foram divulgadas. Nelas, Aparecida aparece conversando com o irmão do prefeito de Santa Leopoldina, o empresário Aldo Prudêncio, que está preso.

Segundo informações de bastidores, conversas mais graves, envolvendo desvios de verbas públicas, ainda serão divulgadas, expondo novos personagens, dentre eles, outro integrante do PDT, que tenta a reeleição.

No entanto, nada será revelado antes das eleições, pois o objetivo é evitar a posse do novo alvo, caso ele seja eleito. Isso porque, segundo alguns advogados, impedir a diplomação de um político eleito é mais fácil do que tirá-lo da disputa. Tudo isso levando em conta os tramites dos processos na Justiça Eleitoral. Por enquanto só nos resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos, pois neste momento, algumas moedas estão guardadas no cofrinho do Ministério Público, Polícia Federal e da Justiça.

Nota Verde

Nos próximos três anos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai trabalhar em conjunto com diversos atores para promover mudanças em nossos padrões de produção e consumo. Os atuais padrões logo não serão compatíveis com os limites físicos do planeta e o Brasil precisa estar preparado. Para isso, pretende-se mexer até nas prateleiras dos supermercados.

Um conjunto de ações articuladas que prometem uma revolução nas relações de consumo no Brasil já está em consulta pública no site do MMA e fica lá até o dia 11 de novembro de 2010.

Nota de repúdio da Transparência Capixaba

A Transparência Capixaba foi surpreendida na última quinta-feira com a circulação de um convite divulgado pela Prefeitura Municipal da Serra, onde o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) convidava as pessoas para participarem de um suposto "Movimento Ética e Transparência na Política" que seria realizado pela ONG na sede da prefeitura.

A Transparência Capixaba nega que esteja participando desse evento e, ainda mais, que seja sua convocadora. A ONG, além de suas atividades autônomas no processo eleitoral, participa de outras iniciativas, nenhuma das quais mencionada no convite da Prefeitura da Serra. “Repudiamos veementemente, portanto, o uso de nosso nome e não excluímos a tomada das devidas medidas legais”, diz a nota divulgada pela instituição.

Cenas da campanha

O governador Paulo Hartung (PMDB) começou a pedir votos oficialmente para o senador e candidato ao governo do Estado Renato Casagrande (PSB) neste final de semana. O registro é do fotógrafo Marcelo Andrade.


Errei

Diferente do que foi publicado na coluna “Empresários presos pela Polícia Federal tinham contratos com 22 prefeituras e com o governo o Estado”, a atual gestão da Prefeitura de Vila Velha não possui contrato com a empresa Impacto Máquinas, do empresário Aldo Prudêncio, preso na Operação Moeda de Troca.

Ocorre que, durante a pesquisa que fiz, percebi que o município havia assinado um contrato com a empresa e feito dois aditivos no ano de 2008. Ou seja, quem contratou a Impacto Máquinas foi o ex-prefeito e candidato a deputado federal Max Filho (PTB) e não o prefeito Neucimar Fraga.

Política nas Redes Sociais

Do humorista Fábio Flores, sobre os telefonemas que os eleitores do Espírito Santo tem recebido do governador Paulo Hartung (PMDB), pedindo votos para o candidato ao Senado Ricardo Ferraço (PMDB).

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário