terça-feira, 24 de novembro de 2009

A retomada do Avança ES

Passada a eleição interna do PT, que reconduziu o grupo do prefeito de Vitória, João Coser (PT), ao comando da Executiva estadual, o grupo de lideranças que forma o movimento Avança Espírito Santo, de apoio ao nome do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo do Estado em 2010, começa a retomar os trabalhos.

Desde que a Executiva nacional do PT derrubou a resolução aprovada entre os capixabas de apoio ao peemedebista, as coisas esfriaram um pouco e Ricardo deixou os encontros partidários para ficar à frente dos mais importantes anúncios e eventos do governo.

Ontem pela manhã os presidentes do PT, Givaldo Vieira, do PMDB, Lelo Coimbra, do PR, Neucimar Fraga, e do PDT, Sérgio Vidigal, se reuniram com Coser, que coordena o Avança ES. Na pauta os próximos movimento dessas lideranças em prol da candidatura de Ferraço, que também participou do encontro.

Os líderes deverão intensificar as estratégias para consolidar o nome do peemedebista, que já vem sofrendo uma superexposição nos últimos meses. Também irão discutir novos meios para tentar trazer o PSB para o movimento, fazendo com que o partido desista de lançar o nome do senador Renato Casagrande (PSB) ao governo no próximo ano.

Um dos novos movimentos é a aproximação de Ferraço com o senador Magno Malta (PR). O republicano também esteve no encontro, que aconteceu na residência de Coser, e deverá ser o nome apoiado pelo grupo, além do governador Paulo Hartung (PMDB) na disputa pelas duas vagas abertas em 2010 para o Senado.

Outra estratégia das lideranças que compõem o Avança ES é tratar do assunto mais nos bastidores, sem muita divulgação, para não atrapalhar os planos do grupo. Enquanto isso, PSDB e PSB seguem com dificuldades para aderir outros partidos aos seus projetos eleitorais para a disputa pelo governo no ano que vem.

  • Quente. A cada dia que passa, a disputa pelo comando da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) se torna mais quente. As trocas de acusações e denúncias não param e a votação é amanhã.
  • Internet. E a internet é o campo de batalha preferido dos advogados. As cartas e correntes sobre as candidaturas colocadas na param de circular na rede.
  • Fórum I. Acontece nos próximos dias 4, 5 e 6, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o II Fórum Mídia Livre, em parceria com instituições públicas de ensino de Comunicação e Jornalismo de todo o Brasil.
  • Fórum II. O jornalista Luiz Nassif já confirmou presença no dia 5. Já no dia 6, fui convidado para participar do debate “Como postar opinião: três conselhos para se criar diálogos e debates na Internet.” Os interessados podem acompanhar tudo em tempo real pela internet no site http://www.forumdemidialivre.org.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Cada vez mais fico desacreditado no Espírito Santo. Um estado onde um grupo político dominou tudo, não temos mais praticamente oposição, que é saudável e necessária para qualquer democracia. Estamos vivendo um típico caso de "autocracia", ou quase ditadura. Os poucos que tentam debater ações diferentes das que vem sendo realizadas, são "mortos" pelo grupo dominante.
    Em oito anos o estado cresceu, mas não desenvolveu. Prefiro o desenvolvimento ao crescimento. Quero ensino, saúde e segurança de qualidade. De que adianta o governo pagar em dias se o resto está um caos?

    ResponderExcluir