O presidente da Assembleia Legislativa e da Executiva estadual do Democratas, Elcio Alvares, deverá deixar a presidência da sessão na manhã desta quarta-feira para fazer um discurso em defesa do seu colega de partido, o deputado Robson Vaillant.
Vaillant é acusado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) de ficar com parte ou totalidade dos salários de seus assessores, esquema conhecido como “rachid”. A Justiça já determinou seu afastamento e também o bloqueio de 40% de seu salário, que é de R$ 12.384,00.
Em linhas gerais, o presidente deverá sair em defesa da imagem da Casa, mas também deverá bater na tecla de que as denúncias são referentes ao mandato passado e que nesta legislatura nada se pode fazer. É o mesmo argumento levantado quando a Justiça cassou o mandato da deputada e presidente estadual do PMN, Janete de Sá, acusada de usar o carro oficial para comprar latinhas de cerveja. No entanto, ela se mantém no cargo.
O presidente deverá reclamar do “tratamento” que a Justiça vem dando ao Poder Legislativo. Mas Elcio tem um motivo extra para defender Vaillant, segundo alguns parlamentares daquela Casa.
Isso porque o advogado José Peres de Araújo, que defende Vaillant, seria funcionário do escritório de advocacia de Elcio, que funciona na Rua 7, no Centro de Vitória. É nesses momentos que temos que dar razão ao deputado Wanildo Sarnáglia (PTdoB), que classificou a Assembleia como um circo. Mas na verdade, os palhaços somos nós, os eleitores.
Esclarecimentos
O presidente da Assembleia Legislativa e da Executiva estadual do DEM, deputado Elcio Alvares, me ligou há pouco para esclarecer alguns pontos sobre o post de hoje.
Elcio explica que não tomaria nenhuma atitude sem antes analisar o caso do deputado Robson Vaillant profundamente. Informou ainda que está se debruçando sobre o processo hoje. Ressalta que ainda não tem opinião formada e que irá ver qual deve ser o posicionamento de um presidente nesse caso.
O presidente esclareceu ainda o fato relacionado ao advogado de Vaillant. Explicou que Perez apenas utiliza as estruturas de seu escritório, pois não advoga desde que assumiu o mandato parlamentar. Elcio disse ainda que nunca foi sócio do advogado e que jamais iria interferir no trabalho dele. (Atualizado: 11h37)
- Comemoração. Tem deputado estadual que disputa votos com Robson Vaillant (DEM) na região do Caparaó comemorando tudo o que se passa com o ex-pastor da Igreja Universal do Reiono de Deus.
- Aniversário. A Operação Naufrágio, que levou três desembargadores capixabas à prisão, completa hoje um ano. Paralemanete o MP-ES realiza evento, para marcar o Dia Mundial de Combate à Corrupção.
- Homenagem. No ano passado, no mesmo evento, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) desembargador Frederico Guilherme Pimentel seria homenageado, mas foi preso e levado para Brasília.
Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.
Siga-me no Twitter!
É nessas horas que nos lembramos daquela passagem bíblica: "quem não tiver pecados que atire a primeira pedra". No parlamento brasileiros, em todos os níveis, salvo raríssimas exceções,tudo é farinha do mesmo saco.
ResponderExcluirÉlcio Alvares e suas presepadas...Que falta faz seu 'anjo da guarda'o mafioso Edgard dos Anjos, conhecido lobista do colarinho branco que anda sumido depois que a Receita Federal, MPF e PF passaram a investigar suas falcatruas com Gratz e negócios escusos com Bandes, Banestes, etc
ResponderExcluirFernando,
ResponderExcluirComo assim o Sr. Elcio pretende analisar qual a postura deve adotar um presidente? Ora até eu que sou mais leigo do que ele em política sei que o distanciamento da causa e a imparcialidade são imprescindíveis.
Antes de tudo o Sr. Elcio precisa compreender que ele é presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, qualquer cargo ou função fica em segundo plano, o único interesse desse senhor é zelar pelo bom funcionamento daquela Casa de Leis.
Irreal essa idéia de sair da presidência para fazer a defesa de um parlamentar que está sendo alvo de graves acusações. Fica na tua Presidente!