sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Campanha fora de hora

É impressão minha ou nenhum órgão competente está vendo o número crescente de propaganda eleitoral fora do período permitido pela legislação? Cadê o Ministério Público Eleitoral (MPE)? Só funciona na época do pleito?

Não vou nem entrar no mérito dos eventos oficiais, nos quais alguns políticos utilizam seus horários de discurso para lançar pré-candidatos, pois me parece um caminho sem volta.

Mas na internet, a coisa está feia. Logo que a deputada Rita Camata deixou o PMDB e foi para o PSDB, diversos tucanos usaram as redes sociais para lançá-la como candidata ao Senado.

Essa semana, me chamou mais atenção ainda a atitude do deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB). Em seu Twitter, ele postou: “Participem dessa comunidade no Orkut.”

O link divulgado pelo parlamentar, redirecionava o internauta para a comunidade “Freitas 2010. Eu voto!” A descrição da página traz até música de campanha.

“Com Freitas na Assémbleia (sic), todos vão cantar assim: sou mais feliz, sou o 40.123. É Freitas. Sou mais feliz, sou o 40.123”, escreveu Getúlio Filho, criador da comunidade e segundo candidato a vereador mais votado em São Gabriel da Palha. Ele só não se elegeu porque sua coligação não conseguiu votos suficientes.

Vale lembrar que a reforma eleitoral liberou as campanhas na internet, mas no período certo. Antes disso, pode configurar crime eleitoral. O cidadão que quiser denunciar o que acredita estar em situação irregular, basta acessar o site do MPE (http://www.pres.mpf.gov.br) e clicar em “Eleitoral.”

  • Festa. O deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas comemora hoje 53 anos de idade. Os tucanos irão se reunir com a militância no Clube Anchietinha, a partir das 19 horas. Parabéns!
  • Esperado. O governador Paulo Hartung (PMDB) é esperado neste sábado no encontro estadual do PMDB, que também será um ato de apoio à pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo do Estado.
  • Declaração. Mas o que muitos peemedebistas esperam, na verdade, é uma declaração de apoio formal de Hartung ao nome de Ferraço.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

3 comentários:

  1. Mesmo de longe entro sempre aqui pra saber como anda o mercado politico capixaba.
    Abracos amigo
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu ando pelado em plena feira livre de jardim da penha com uma melancia pendurada no pescoço se Hartung declarar apoio a Ricaço ferraço neste sábado.
    Ele anda meio sem rumo por conta do vazio de poder que se aproxima, mas não perdeu o juízo completamente.

    ResponderExcluir
  3. Amaral,concordo com vc. PH. como é conhecido de todos é homem do muro.... habilidosos ele dá sempre um jeitinho bem brasileiro de fugir do embate... faz que vai e não vai.... sempre foi assim e,neste ano não será diferente...

    ResponderExcluir