terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Em busca de fichas limpas

ficha limpa A Câmara dos Deputados retorna hoje do recesso parlamentar cheia de pepinos para resolver. A confusão vai desde a pressão de 5.000 militares em sua porta clamando por um piso salarial de R$ 4.500,00 até a rotina de obstruções da oposição em plenário. Mas este é o ano que devemos pressionar os parlamentares para que seja aprovado o projeto de lei complementar que não permite que políticos com pendências na Justiça se candidatem.

Ao todo são 10 projetos que tramitam juntos em busca de um pleito da população que se arrasta desde 1993, quando foi apresentada a primeira proposta, de autoria do então presidente Itamar Franco (PPS). O fato de aumentar o risco de muitos políticos não poderem se candidatar, por terem problemas com a Justiça, faz com que a proposta não seja aprovada.

Já são 17 anos que a primeira proposta tramita. Todas as outras foram apensadas a ela. Começou em 1993 e parou. Depois retomou seu curso em 1995 e parou novamente. Em 2000, voltou a andar, mas só até o ano seguinte.

Formularios05 Depois de 2001, ela só voltou a andar no ano passado, depois que o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MMCE) entregou ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), um projeto de iniciativa popular com 1.300.000 assinaturas (foto).

Dos 10 deputados federais que representam o Espírito Santo, apenas Camilo Cola (PMDB), Carlos Manato (PDT) e Rita Camata (PSDB) aderiram ao projeto.

No entanto, se o projeto já estivesse valendo Camilo, juntamente com Sueli Vidigal (PDT), teriam problemas em se candidatarem, pois ambos têm pendências na Justiça.

Já na Assembleia Legislativa, o projeto poderia atingir os deputados Robson Vaillant (DEM), Janete de Sá (PMN), Wolmar Campostrini (PDT), Eustáquio de Freitas (PSB) e Luiz Carlos Moreira (PMDB). Todos são alvos de ações na Justiça.

Já que este é um ano eleitoral e nossos “representantes” estão mais “acessíveis”, é hora de cobrar uma posição. Use e abuse do Twitter para madar mensagens e divulgar a campanha “Ficha Limpa.” Também não deixe de cobrar de seu candidato empenho na aprovação do projeto. Já passou da hora da população se mobilizar e limpar a política brasileira.

  • neymara-carvalho-008 Promoção I. A Transparência Capixaba Jovem está promovendo uma promoção em seu Twitter para divulgar a campanha “Ficha Limpa”.
  • Promoção II. Não deixem de visitar o blog deles para saber como ganhar camisetas como essa da foto, usada por Neymara Carvalho.
  • Twitter I. Me assustei com a repercussão do post de ontem. Foi o dia todo recebendo mensagens e o número de acessos bateu recordes. Obrigado a todos.
  • Twitter II. E por falar no microblog, ontem um assessor do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) postou algo em nome do chefe e teve que apagar a mensagem porque causou problemas. São nessas horas que pegamos eles no flagra.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

2 comentários:

  1. Sensacional Fernando! Se prepare para o sucesso do post de hoje também! O apoio à campanha é fundamental, principalmente quando vem de jornalistas imparciais com a sua credibilidade. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional é pouco! é 100%!! ele é Completo informativo.

    ResponderExcluir