Depois de cair no gosto da classe política desde o ano passado, o Twitter promete ser uma das grandes atrações nas eleições de 2010. Mas o principal desafio dos candidatos é conseguir levar seus seguidores para as urnas.
Para quem ainda não sabe (e precisa se atualizar), Twitter é um microblog que permite postagens de até 140 caracteres que são visualizadas pelos seus seguidores. Ou seja, para que muitas pessoas vejam o que você escreve, é necessário um bom número de seguidores.
Dos quatro pré-candidatos ao governo do Espírito Santo, apenas a ex-deputada estadual Brice Bragato (Psol) não tem Twitter. Já o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), o senador Renato Casagrande (PSB) e o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) estão todos na rede de microblogs.
O mais antenado com as novas tecnologias é o tucano. Luiz Paulo já utiliza as redes sociais há um bom tempo. Posta fotos, links, vídeos e tem o maior número de seguidores entre os três. Até hoje pela manhã eram 1.064 seguidores. Mas ele não utiliza tanto quanto deveria. Seu total de postagens somava 194 novos textos.
Casagrande tem o segundo maior número de seguidores, mas é o que mais posta no Twitter. O socialista já mandou seus microtextos 555 vezes. Já Ferraço conta com 758 seguidores e já postou 300 vezes.
Os silêncios prolongados na rede são apenas um dos pecados que os políticos ainda cometem no Twitter. Há os que delegam a tarefa de postar a assessores, o que fica visível seja pelo uso da terceira pessoa, seja pelo tom de "release".
No último dia 27, por exemplo, o do vice-governador veio com a seguinte mensagem “@RicardoFerraco no bairro monte cristo.” Mas se era ele que estava postando, deveria ser algo como “Estou no bairro…” Deu a entender que era outra pessoa.
Ainda assim, poucos exploram todo o potencial do Twitter, lincando para textos de interesse, vídeos e conteúdo extra. Pelo menos parece que os três respondem aos questionamentos de seus seguidores, o que é essencial. Agora segue algumas dicas do que fazer e não fazer no Twitter:
Erros | Acertos |
1 - Fracionar uma longa mensagem em várias postagens, entupindo a página de entrada de seus seguidores. | 1 - Oferecer links para vídeos e áudio, uma das principais demandas dos adeptos do Twitter. |
2 - Deixar evidente que os posts são feitos por assessores, alguns em terceira pessoa. | 2 - Ter bom humor. A ideia do Twitter é aproximar as personalidades dos seguidores, humanizá-las. |
3 - Não responder às perguntas dos seguidores, contrariando a essência da ferramenta. | 3 - Interação genuína com os seguidores, sem respostas-padrão de assessores. |
4 - Postar mensagens que não se concretizem, o que faz com que a presença na rede tenha efeito contrário ao desejado. | 4 - Comentar temas do momento, mostrando agilidade e presença no microblog. |
5 - Postar só autopropaganda. Os seguidores esperam encontrar impressões pessoais, dicas e curiosidades. | 5 - Postar mensagens curtas e objetivas, remetendo mais detalhes para blogs ou sites pessoais. |
- Alerta I. Já duram algumas semanas o incêndio nas proximidades do Parque Estadual Paulo César Vinha. Então, você que estiver indo ou voltando de Guarapari para a Grande Vitória, pela Rodovia do Sol, fique atento.
- Alerta II. Evite jogar latinhas, garrafas plásticas ou de vidro nas rodovias, pois a soma da luz do sol refletindo nesses objetos mais a vegetação seca é igual a fogo. Sobre guimbas de cigarro não preciso nem falar.
- Exemplo. Estive no parque neste final de semana e o trabalho que o Iema vem desenvolvendo junto com a comunidade local é fantástico. Puro ecoturismo: preservação, educação ambiental e geração de renda.
Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.
Siga-me no Twitter!
Os tucanos encontraram um ninho e tanto. De fato, são os que melhor utilizam o twitter. Aqui no ES, o "Papa" do microblog não concorre ao Governo: @cesarcolnago dá uma verdadeira aula de como utilizar a ferramenta, a exemplo do candidato do partido ao Planalto.
ResponderExcluirchamo a atenção de seus leitores que tem político usando agências para "comprar" seguidores em todas as redes. Por isso, tem gente que sequer ouviu falar do político em questão, mas consta como seu adicionado. Isso é ou não fraude? Faço um desafio: nenhum deles consegue reunir presencial metade dos seguidores que dizem possuir. Você mesmo pode chegar entrando em contado com esses "seguidores" e verá que minha denúncia tem fundamento.
ResponderExcluirBoas dicas Fernando! Aliás, não responder às perguntas me parece o pior dos "pecados", principalmente porque só respondem quando é conveniente e mudam de assunto quando é comprometedor. Haja vista a presença dos polítios no TwicontroES, acredito que já entenderam a força dessa ferramenta.
ResponderExcluircoluna oportuna, mendes.
ResponderExcluiressa questão colocada pelo amaral já teve consequências no facebook que criou alguns procedimentos que inibem ou pribem essa prática mercantilista que corrompe (não deixa de ser corrpução)os sentidos mais nobres das redes sociais que é o de aproximar as pessoas e, também, estimular a troca de ideias e novas experiênias.
É Fernando, não basta querer, tem que ter competência.... tem muito pré-candidato, mesmo antes da campanha começar, metendo os pés pelas mãos..... Olhos bem abertos eleitores.....
ResponderExcluirCeleste