segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Naufrágio e seus tentáculos perigosos

naufra01 A Operação Naufrágio terminou com a denúncia do Ministério Público Federal  (MPF) contra 26 pessoas pelos mais diversos crimes, que abalou o Judiciário capixaba. Mas ela é apenas a ponta do iceberg. Pelo menos é isso que mostra o conteúdo do Inquérito 589, da Polícia Federal, onde estão as transcrições das conversas dos envolvidos e também algumas fotos. Vou tentar resumir alguns fatos para vocês aqui, pois o que se vê nas milhares de páginas do documento são muitos tentáculos dessa organização criminosa por todos os lados.

As investigações da Naufrágio começaram depois que os esquemas que aconteciam dentro do Tribunal de Justiça do Espírito Santo foram descobertos em meio às apurações da Operação Titanic, que tratava de fraudes na importação de veículos de alto luxo por empresários capixabas.

Ou seja, assim como a Naufrágio surgiu de outra operação, pelo que se vê no inquérito, algumas outras investigações devem ou deveriam estar em curso.

Os integrantes da quadrilha, como acusa o MPF, têm parceiros atuando em quase todos os setores da política capixaba: Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, governo do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e algumas câmaras de vereadores e prefeituras. Há pessoas ligadas até ao Ministério das Cidades. A coisa é muito maior do que se imagina.

Além da venda de sentenças, fraude em  licitações, concurso e os mais diversos tipos de pagamento de propina, o inquérito revela o total envolvimento da classe política, principalmente o de vereadores. Constam ainda, diálogos de diversas figuras já conhecidas por outros escândalos que abalaram a credibilidade de nosso Estado, como os mensalistas da Assembleia.

naufra02 As investigações flagraram ainda os esquemas de desvio de dinheiro público para o pagamento de campanhas eleitorais, possíveis influências no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e ainda a negociação de “auditorias independentes” para auxiliar na liberação de verbas públicas.

E toda a sujeira com o dinheiro suado dos contribuintes acabou revelando ainda as intimidades de alguns magistrados. Há casos que são impublicáveis. “Continuam conversando obscenidades”, escreveram os policiais federais ao finalizarem uma transcrição.

Nesse caso, um desembargador combinava com sua namorada para que ela levasse umas amigas para um encontro. O mesmo magistrado, em outra conversa, quando é questionado por um advogado se irá para o Tribunal de Justiça, responde que não, pois iria dar uma “trepada” ao meio-dia.

naufra03 Há ainda o caso de outro desembargador que vai para o motel com uma mulher e ela passa mal lá dentro. Ele foi socorrido pelo procurador de uma prefeitura da Grande Vitória. Enfim, a Naufrágio revelou de tudo um pouco.

Temos é que torcer para que o MPF e a Polícia Federal continuem de olho em nosso Estado, pois o crime organizado está longe de estar adormecido ou morto. Ele continua vivo e atuante como nunca. Lembrando que este ano tem eleição e que muitos estão agitados. Alguns querem se manter no poder e outros querem voltar. Nesse caso, nossa arma é o voto. Vote consciente.

  • Aposentadoria I. O boato que corre no Tribunal de Justiça é que tem mais desembargador querendo antecipar aposentadoria após o fim do segredo de Justiça da Naufrágio. Dois denunciados já se aposentaram após a divulgação do escândalo.
  • Aposentadoria II. O problema é que os magistrados se veem em uma encruzilhada. Se permanecerem nos caros, correm o risco de passar por mais desgaste, caso sejam denunciados no futuro. Se saírem, será como um atestado de culpa.
  • Negativo. O PSDB passa por mais um momento negativo depois do caso de Santa Maria de Jetibá. Um tucano da Câmara de Vitória foi denunciado por envolvimento na Naufrágio. Mas tem membros de outros partidos envolvidos e que não foram denunciados.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

2 comentários:

  1. Problema algum dar uma trepada em pleno meio-dia, afinal é hora do almoço mesmo.

    A questão é que essa trepada a que se refere Sua Excelência foi com uma conhecida advogada irmã de um conhecido juiz.

    ResponderExcluir
  2. Ou seria uma conhecida juíza irmã de um conhecido advogado???

    ResponderExcluir