segunda-feira, 22 de março de 2010

emPTecidos

O clima dentro do PT esquentou após a decisão do governador Paulo Hartung (PMDB) de ficar no governo até o fim do mandato, garantindo ao vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) o direito de se tentar a reeleição em 2014, caso seja eleito em outubro desse ano. O apoio declarado dele ao nome do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), em uma possível candidatura ao governo também deixou a militância petista irritadíssima e com sentimento de traição.


Isso porque o partido aceitou abrir mão da entrada do prefeito de Vitória, João Coser (PT), na disputa pelo Palácio Anchieta, este ano, para apoiar a candidatura de Ferraço. A força política que o PT obteve nas eleições municipais de 2008 foi trocada pelo apoio do PMDB à candidatura á Presidência da República da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), no Estado. Mas os peemedebistas também deveriam apoiar o prefeito em 2014, quando seria candidato ao governo.

Mas na última semana, Hartung declarou apoio a uma eventual candidatura de Vidigal ao governo e disse que vai ficar no governo até o fim do mandato, o que muda completamente os acordos estabelecidos até então pelo grupo formado por PT, PMDB, PDT e PR, que apoiam Ferraço.

Com isso, PT que já tem a vaga de vice na chapa de Ferraço, agora quer lançar candidato ao Senado, no lugar que seria ocupado por Hartung, o que está provocando uma tensão no grupo palaciano. "A decisão do governador muda o cenário das eleições no Espírito Santo. Explica e complica ao mesmo tempo", disse o prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT), em seu Twitter.

Já a vice-presidente nacional do PT e deputada federal, Iriny Lopes, disse o seguinte: "Após decisão do 'fico', cabe ao PT estudar e defender seus interesses em 2010, para eleição de Dilma, assim como nos pleitos de 2012 e 2014." O partido deverá manter o apoio aos peemedebistas de olho nos benefícios que eles podem trazer para sua candidatura nacional e no espaço que poderão ter em seu governo, buscando fortalecimento para os próximos dois pleitos.

"Além de não renunciar, Paulo Hartung enche a bola de Vidigal. É muito difícil esses acordos não cumpridos. Estamos com o nosso exército em terras inimigas, precisamos sempre ter o cuidado para não recebermos nenhum tipo de ataque ou algum golpe que possa nos surpreender", diz um membro da corrente petista Alternativa Socialista (AS), da qual Coser faz parte.

“Formigueiro quando faz acordo com tamanduá pode até não ser extinto, mas de antemão sabe que terá muitas baixas”, observa outro membro da corrente. Um terceiro integrante da AS vai mais além. “Quando decidimos adotar o projeto que está em curso sabíamos que Hartung era e continuara sendo muito instável. Como diria a música do Paulinho da Viola, ‘ele não se navega, quem o navega é o mar’”, argumenta a raposa.

Essa terceira opinião defende ainda o uso do governo Ferraço, com um petista na vice, para ganhar força na disputa de 2014. Ou seja, um governo que já pode nascer rachado.

“Não creio que devemos nos exasperar, com a posição que ‘galinha de casa não se corre atrás’. Temos uma enorme capilaridade social, uma presença concreta nos movimentos sociais e devemos construir as bases nesse tempo que nos falta para as eleições de 2014, construindo o projeto de poder e, principalmente, o nosso programa de governo. Outro ponto, o nosso apoio à candidatura de Ferraço assume um peso muito maior e, deverá se reproduzir em um número maior de secretarias e maior peso político”, arrematou o petista.

Esse é mais ou menos o retrato da situação dentro da Executiva estadual do PT. As opiniões e divergências estão a todo vapor e o partido passa por um momento de fragilidade, ainda muito abalado com os movimentos de Hartung. Essa semana as negociações deverão esquentar ainda mais com a intenção do PDT de ocupar a vaga de vice de Ferraço ou a de senador.

  • Pensamento I. Entre os petistas, o caso do sistema carcerário capixaba que foi parar na ONU pesou na decisão do governador em ficar no governo até o final do mandato.
  • Pensamento II. Eles também avaliam que Hartung está de olho em uma diretoria na futura empresa (Petrosal) que será criada para movimentar as riquezas do petróleo e gás natural na camada pré-sal.
  • Montanhas. O blog Política e Poder, além de ser reproduzido no site Agência Congresso, em Brasília, passa a ser publicado também no portal Montanhas Capixabas, que traz notícias da região serrana do Espírito Santo. Vamos levar informações quentes para a região mais gelada do Estado. Acesse www.montanhascapixabas.com.br.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. O rumo da política capixaba seguiu uma direção às avessas do que víamos assistindo na história recente. Com um governo falido em 2002 a era PH começa com uma mão forte e centralizada, dando respostas sobre as situações emergentes que até então estavam relegadas. Ganha o apoio da população e credibilidade do mercado político e dos empresários do ES. Aglutina os partidos de centro esquerda à extrema direita, em nome de um projeto de continuação do que vinha acontecendo. Até o PT que ficou um pouco de fora se torna o primeiro a assumir a bandeira de um candidato que nem o governador declarou apoio aberto até o último discurso. Partido que aprendi a respeitar e seguir, empunhando suas bandeiras desde os 16 anos quando votei pela primeira vez em 1989, de forma apaixonada, pelo então Lula presidente. Vesti a camisa, o broche, empunhei a bandeira e gritei nas ruas de Vitória o "Lula lá". Enfim, hoje vejo com tristeza de militante que não mais acredita neste partido, pois estou no PSB, o caminho percorrido por suas lideranças, parece que os militantes há muito são "militintos", iludidos e enganados por acordos que não deixam o partido crescer e apresentar seus projetos com sabedoria. Falo isso em nome de meu pai e minha mãe que na época do então governador Gerson Camata sofreram repressão dos policiais na praça Costa Pereira e brigaram pelas conquistas e direitos dos cidadãos capixabas e amaram a bandeira vermelha do PT. Hoje não são mais filiados. Infelizmente. Esta é a realidade de muitos e muitos. Apesar disso, existem muitos ainda no PT que acredito e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja isso a que o governador se referia quando finda as municipais declarou que as vezes quem ganha sai perdendo e quem perde sai ganhando.

    Agora, porque tanto chamego com Vidigal? Estranho.

    ResponderExcluir
  3. Alguém acreditou que PH dará apoio a Vidigal ao governo? Acho que teremos coelho nessa Pascoa entao.

    ResponderExcluir